10 previsões para o futuro de SEO e do Google

Por ,
em

Previsões para o futuro de SEO e do GooglePara os profissionais e fãs de marketing na Internet, esta é uma época muito importante em que o Google vem aplicando medidas para desincentivar o SEO e tornar o PPC mais disseminado, quem sabe até um substituto dos resultados orgânicos.

No último artigo sobre o termo (not provided), expliquei que esse termo aparecia nos relatórios do Google Analytics em substituição à palavra-chave realmente buscada no Google como uma medida de privacidade, enquanto todavia o termo buscado continua e continuará sendo revelado para os anunciantes de PPC e, o mais importante, como isso muda a regra do jogo no SEO.

Dando continuidade ao tema de futuro do SEO, vão aqui alguns palpites:

1) SEO no futuro será algo mais obscuro e desconhecido. Será um pequeno nicho no marketing online.

2) Parte das pessoas que trabalham com SEO devem se dedicar mais a CRO, PPC, mídias sociais, etc.

3) O Google se esforçará para tirar a atenção sobre as técnicas de SEO. Fará isso sonegando cada vez mais informações.

4) Notem que nas últimas semanas o link bombing voltou, misteriosamente, a funcionar. Após alguns meses, o Google eliminará ao máximo o poder do link building e passarão a contar só os links de muita qualidade e relevância. (Fez isso para viciar os últimos dados que teremos antes de fechar o cerco?)

5)  O link building será progressivamente substituído por “likes”, “tweets” e “+1”. Isso não acontece com muita ênfase ainda porque não deve estar explícita a relação de resultados orgânicos com dados de terceiros, ainda mais do Facebook, que é o maior concorrente da Google.

6) Somente agora, o algoritmo do Google entrará cada vez mais na era da rede social e deverá ser pra valer. O Google esperou o momento certo para uma mudança de profundo impacto para que ninguém mais tenha acesso a informações que possibilitem uma “engenharia reversa”, isto é, uma interpretação do funcionamento do seu algoritmo.

7) Em algum momento irá parar de fornecer o PageRank.

8) A plataforma de PPC receberá muitas melhorias e deverá crescer para áreas mais “sociais”, como inserção em blogs, fóruns e uso de informações privadas nos anúncios, para melhor alcance nos “amigos dos amigos”, de acordo com os interesses.

9) O Google permitirá segmentações por interesses no Google AdWords, como já acontece no Facebook Ads . Esses interesses serão baseados em palavras-chave buscadas às quais infelizmente estamos deixando de ter acesso, mesmo que as do nosso site.

10) O Google venderá a sua privacidade, de forma anônima, claro. Esse é o futuro dos seus negócios. O maior produto do Google será a sua privacidade.

E você, concorda com essas previsões? O que você espera como futuro do maior buscador e da maior empresa de publicidade do mundo?

Deixe seu comentário!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento