40 fatos sobre SEO que você deveria saber

Por ,
em

40 fatos sobre SEO que você deveria saberPor conta do lançamento do nosso Curso de SEO, parte do projeto #OpenSEO, quero compartilhar com vocês o que de mais significante aprendi em mais de 5 anos trabalhando profissionalmente com SEO e outros tantos de forma amadora.

Sem nenhuma enrolação, vamos a esses fatos:

1. Não se faz SEO, empreende-se SEO.

2. Como todo bom empreendedor, seja um funcionário ou um chefe, transforme sua profissão em uma empresa. Seu chefe ou seu diretor é seu primeiro cliente.

3. A raiz etimológica da palavra empresa é “imprehendere”, que em tradução livre é empreender e no latim tinha o sentido de lidar com problemas. SEO são problemas, sempre, inesperados e que exigem soluções originais. Algo que funcionou ontem, não funciona mais.

4. Tenha contas em redes sociais. Use cada uma delas. Ajude outras pessoas e ganhe reputação.

5. Faltam sites e blogs de SEO no Brasil. Abra o seu, compartilhe seus segredos e descobrirá que você sabia muito, muito pouco.

6. Escreva artigos: escreva, escreva e escreva. É uma boa forma de aprender e de lembrar o que você sabe.

7. SEO começa no marketing. O que você pode vender que nenhuma outra empresa poderá vender? Valorize os seus diferenciais (valores, marca, preço, produto, etc.) e use-os, porque ninguém poderá fazer igual.

8. Não seja meramente um técnico. Não repita técnicas. Seja alguém que entenda o funcionamento do algoritmo e cria estratégias únicas. Isso: seja quem cria e não quem consome técnicas de SEO.

9. SEO não é sobre o que deve ser feito para o site, mas o que deve ser feito para o business do cliente.

10. Durante muito tempo ignorei o poder humano da Internet. Ela é um modificador humano, não uma simples mídia. A Internet é feita de pessoas, SEO é feito para pessoas.

11. Eu achava SEO fácil. Continua sendo fácil. Difícil é pensar o outro e entender que SEO é secundário, mais importante é uma visão total do marketing. SEO sozinho não faz nada.

12. Boa parte da vida humana é linguagem. SEO é a linguagem de ser encontrado na busca orgânica de acordo com a intenção de uma pessoa. Palavras-chave revelam uma intenção.

13. SEO não é sobre trazer visitas, mas trazer visitantes qualificados para serem fidelizados. SEO é sobre gerar conversões.

14. Percebi muito cedo que o Google tinha todas as informações sobre eu ou você. Isso a principio me deixou paranóico. Aprendi a aceitar que em nossa era não há privacidade e isso é bom para que sejamos melhores seres humanos. O que temos a esconder?

15. Tive a sorte de, sabendo que o Google tinha essas informações, fazer SEO considerando sempre usabilidade, conversões e retenção do visitante. Use seus conhecimentos de SEO para fazer bons sites.

16. Por outro lado, eu quebrei a cara ignorando o poder dos blogs e, mais recentemente, das redes sociais. Achei que fossem perda de tempo. Não são!

17. A Internet, e portanto o SEO, deve ser feito para gerar relacionamentos. Uma visita é efêmera, um relacionamento é perene.

18. Aprendi relativamente cedo que tudo era SEO. Sobretudo as informações que jamais imaginamos que o Google tem. Mesmo assim eu só sei que nada sei sobre elas. E SEO é sobre informações as quais somente usando o raciocínio lógico você pode deduzir.

19. Para falar a verdade, parei de pensar em SEO ou PPC. Descubro cada vez mais que se deve analisar o marketing online como multicanais. Entretanto, toda estratégia deve ser feita com os recursos disponíveis no momento gerando ativos. O maior ativo de SEO é a reputação, a melhor métrica são as conversões.

20. Eu achei que tinha segredos sobre SEO. Hoje os publico para que todos saibam. Os melhores clientes vêem, não por causa do mistério dessa arte, mas de sua autoridade e reputação no assunto.

21. O melhor marketing é gerar reputação. SEO é sobre reputação nos resultados de busca.

22. Não seja paranóico com o primeiro lugar. A primeira posição tem mais peso em uma reunião do que para o usuário, que está apenas procurando. Assim como as pessoas procuram sentido em suas vidas. Marketing tem de trabalhar com esse sentido.

23. Seja uma resposta que seu visitante queira transmitir aos seus contatos, amigos e conhecidos.

24. A pessoas falam muito sobre penalização. Geralmente querem aterrorizar uns aos outros. Há técnicas que alguns não querem que você faça e chamam isso de black hat, dando exemplos esdrúxulos para demovê-lo da idéia. Desconfie, sempre.

25. Black hat é sobre sua intenção. Se você estiver fazendo o melhor do white hat e ainda estiver pensando em seu usuário como um panaca, estará fazendo black hat.

26. Para cada técnica black hat há uma abordagem white hat. E vice-versa.

27.  SEO é um cara que ajuda o Google a melhorar o seu índex. Faça SEO pensando em como você pode ajudar a melhorar o Google. Na web, até isso é colaboração.

28. Sempre quis ser poeta. Descobri que a mesma essência da poesia, que afinal é o ser humano, também se encontrava no marketing. Até no marketing!

29. Faça SEO ou seu trabalho como uma procura da verdade, do real. Só o outro é real, mas o indivíduo é uma mera representação de si. Crie algo para o outro, assim como não reconhecemos nenhum gênio que tenha sido genial só para si. Isso vai gerar links, reputação e tráfego qualificado!

30. Podemos contabilizar visitas facilmente, difícil é mensurar o impacto que causamos. Isso só com feedback. SEO deve ser feito para sites que geram impacto profundo.

31. Estatísticas podem mentir. Gráficos iludem.

32. Alcance o intangível, descubra o valor que está nas entrelinhas. Isso é o verdadeiro SEO.

33. SEO depende de uma série de variáveis. Ele é feito pensando em médio e longo prazos, mas precisa de ações sempre num curto prazo. Agora.

34. Você sabe que uma pessoa é boa em SEO quando ela consegue identificar os sinais do Google e interpretar uma mudança de posições. Muitas vezes uma queda de posição significa que o site irá subir no ranking, outras que está em queda franca.

35. A melhor metodologia de SEO é implementar-medir-aprender. E 80% do trabalho de SEO é análise de métricas e tendências.

36. Os outros 20% são ideias inesperadas que temos: uma otimização on-page improvável, uma tática de link bait para um cliente de tubos e conexões.

37. O novo caminho do SEO é investir em Social Media. Mas a melhor maneira de conseguir seguidores qualificados nas redes sociais é fazendo SEO.

38. Acompanhe tudo sobre sua estratégia de SEO. Compre assinatura de diversas ferramentas. Tenha o máximo de informações. Leia blogs, participe de fóruns e mantenha seus conhecimentos atualizados.

39. Atualize-se sempre. Participe de eventos. Assita a webinars. Leia blogs. Compre livros.

40. Teste, sempre; compre domínios a rodo e construa sites para testar seus conhecimentos.

Hoje à noite (16/07 às 19h) começa o nosso Curso de SEO.

Não perca!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento