5 ferramentas de SEO para uma agência

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5 ferramentas de SEO para uma agênciaPara gerenciar diversos projetos de SEO, ou mesmo um projeto mais complexo, é preciso aproveitar da melhor maneira o tempo, sempre o investindo em tarefas produtivas. Por isso, toda boa agência de SEO deverá trabalhar com uma série de ferramentas de SEO para automatizar tarefas como posicionamento do ranking de palavras-chave, verificação automática do status de um backlink, altertas automáticos, overview dos projetos, erros 404 e outros erros e até mesmo relatórios básicos.

Há diversas ferramentas de SEO à disposição no mercado que ajudam no gerenciamento das atividades em uma agência (ou mesmo para consultores individuais.) Não há uma que seja perfeita para as necessidades, pois cada agência terá sua dinâmica própria, bem como perfis diferentes de contas atendidas.

Há, claro, muitas outras ferramentas importantes, mas neste post daremos prioridade à ferramenta principal que sua agência usará. Nós testamos no Conversion Labs as ferramentas mais comentadas no mundo e consideramos como mais importantes os critérios que trataremos a seguir. São elas: SEOMoz, Rank Ranger, Advanced Web Ranking (o “AWR”, a única que é um software e não trabalha com modelo SAAS), Raven Tools e My SEO Tool.

1. Posição de Palavras-chave no Google (SERP Tracker)

Acompanhamento de palavras-chave (ou SERP Tracker, para bons entendores) de maneira automatizada é uma das coisas mais fundamentais, porque é impossível verificar sozinho tantas palavras-chave e acompanhar. Esta tarefa todas as ferramentas fazem de uma maneira satisfatoriamente bem, até porque é o recurso mais procurado.

Entretanto, nem todas as ferramentas de SEO podem trazer dados com a periodicidade que você precisa. Separamos as ferramentas de acordo com a periodicidade de atualização dos daods:

Diário: Rank Ranger, AWR e My SEO Tool.
Semanal: SEOMoz e Raven Tools.

2. Relatórios em PDF

Os clientes adoram acompanhar as posições de seus resultados no Google através de relatórios de posição de palavras-chave. Como para eles também fica impossível acompanhar todos os passos de seu site, é sempre interessante enviar para ele um relatório com todas as palavras e suas respectivas posições. Todas as ferramentas analisadas executam essa tarefa, mas poucas enviam relatórios em português.

Em português: Rank Ranger e AWR (parcial)
Em inglês: SEOMoz, Raven Tools e My SEO Tool

3. Triggers de palavras-chave diários

Triggers são avisos automáticos sobre qualquer coisa que aconteça em sua conta. Essa ferramenta é fundamental para uso interno na agência e seu uso pode ser diário, porque imprevistos acontecem (como perda de posição) e por isso é fundamental sempre agir rápido para reverter situações ruins. Infelizmente, poucas ferramentas oferecem esse recurso, que deve ser combinado com os triggers do Google Analytics para melhores resultados.

Possuem trigger: AWR e Rank Ranger.

4. Backlink checker

É um trabalho igualmente desumano o de acompanhar sites que mantêm ou não seu backlink. Como sabemos que links são importantíssimos em SEO, você não pode deixar de saber se pelo menos os links que você conhece continuam apontando para seu site. Pessoas muitas vezes imaginam que ferramentas como esta sejam só para quem compra links (prática não recomendada), mas há aí um forte engano: não é incomum pessoas tirarem links orgânicos, apagarem artigos antigos, sites deixarem de existir, etc. Por isso, é também importante agir rápido para retomar o link (não raro é um erro do proprietário do outro site) ou encontrar um link equivalente, que garanta o resultado de sua estratégia.

Seguem abaixo apenas as ferramentas que avisam sobre a perda de um link.

Possuem backlink checker: Raven Tools, AWR (na verdade, é preciso software adicional) e Rank Ranger (necessário licença adicional)

4. Pesquisa de backlinks

Ao desenvolver um projeto de SEO ou revisitar sua estratégia de SEO (o que recomendamos fazer ao menos semestralmente), é importante analisar os links que seus concorrentes têm, as palavras-chave no texto âncora e também a autoridade da página e do site que o linkam. Para falar a verdade, desde que o Yahoo! Site Explorer parou de funcionar em 2011 restam apenas duas empresas que fornecem dados sobre backlinks e no caso do Brasil eles feliz ou infelizmente são pouco imprecisos e desatualizados. São a SEOMoz, através de seu Open Site Explorer, e a Majestic SEO, empresa dedicada exclusivamente a fornecer dados de backlink. Para que não seja necessário comprar licenças adicionais, informamos as empresas que fornecem essas informações sem custo adicional.

Pesquisa de baclinks: Todas, sendo que AWR exige custos adicionais; destaque para a Raven Tools, que traz dados do Open Site Explorer e do Majestic SEO.

5. On page

Muitas pessoas acabam se dedicando bastante aos fatores off-page, principalmente no dia-a-dia de um projeto, e acabam esquecendo de sempre revisar as páginas à procura de oportunidades e mesmo de se lembrar se não é hora de dar mais atenção a esta ou àquela palavra-chave. Vale ressaltar ainda que isto pode ser muito útil em caso de páginas dinâmicas, de modo que não temos como ter total controle sobre o conteúdo exibido e assim perdemos posições para palavras-chave importantes ou deixar de receber tráfego qualificado de long tails.

O destaque fica para o SEOMoz, que traz estas informações semanalmente ao seu e-mail e, mais importante, conta com um crawler que simula o robô do Google ao indexar sua página e é capaz de trazer relatório de erros.

Relatórios On-page: SEOMoz (tem crawler), AWR, Raven Tools (muito básico),e My SEO Tool

Conclusão

Neste post, analisamos as ferramentas de SEO do ponto de vista dos recursos disponíveis. Como podemos perceber, algumas ferramentas têm determinados recursos e em outras faltam outros, ou não são oferecidos da maneira satisfatória. Por isso, não haverá uma ferramenta melhor que a outra, mas sobretudo uma ferramenta que melhor se adequa às suas necessidades.

Na próxima semana, farei um artigo mostrando as minhas ferramentas de SEO preferidas, o que considero pontos positivos e negativos em cada uma delas. Aguardem!

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