A importância de breadcrumb em SEO

Por ,
em

Breadcrumb e SEOO algoritmo do Google priveligia sites que o ajudam a trazer resultados mais relevantes, isto é, ganha mais pontos para ficar bem posicionado para palavras-chave o site que organiza a informações de maneira que o robô do Google possa compreender.

Uma arquitetura da informação bem organizada é fundamental para que o conteúdo seja encontrado pelo seu visitante, assim como pelo Google.

Neste artigo iremos abordar o uso inteligente de breadcrumbs, que são bons para os visitantes e melhores ainda para os mecanismos de busca. Você se pergunta: por quê?

Em português breadcrumb é chamado de Navegação estrutural. Os breadcrumbs indicam a hierarquia das palavras-chave em seu site. Do ponto de vista dos buscadores, que adoram keywords long tail, é um excelente indício de qualidade que um site tenha toda ordem de conteúdo relevante para uma categoria de palavras-chave.

Quando um site é bem localizável para long tails, mesmo aquelas que não têm volume na keyword tool, as head tails são beneficiadas. Nesse sentido, é fundamental o uso dos breadcrumbs que, traduzindo literalmente, significa “migalha de pão”. Servem para deixar claro o caminho que o usuário leva até chegar à página.

Breadcrumb é sobre a profunidade da informação.

Um bom breadcrumb começa com boa categorização

Devemos ter em mente que os mecanismos de busca entendem as coisas, sobretudo, por palavras-chave. Portanto, é necessário nomear as categorias (e sub-categorias) do site com palavras-chave que tenham um considerável volume de pesquisa e sejam relevantes para o usuário.

Para isso, utilize dados de correspondência ampla na Keyword Tool do Google AdWords. Assim, você entenderá o potencial para toda a ordem de busca por palavras-chave naquela categoria.

Entenda na prática

A título de exemplo, vamos considerar uma escola com filiais em 3 cidades diferentes, que ofereça 5 categorias de cursos e queira disponibilizar muitos artigos relacionado; ei-los: desenho, fotografia, pintura, artes plásticas e história da arte. Sua palavra-chave principal seria “artes”, que poderia ser otimizada na home do site.

A organização, o potencial

Para facilitar, vamos trabalhar apenas um dos cursos, até porque bastará replicar a estrutura nas outras categorias.

Desenho [landing otimizada para palavra-chave “desenho”]
Desenho > Artigos [landing otimizada para “Artigos sobre Desenho”, palavra-chave que poderia estar no “title” da âncora no breadcrumb]
Desenho > Artigos > Como desenhar
Desenho > Artigos > Fazendo desenhos com aquarela
Desenho > Artigos > Desenhando caricaturas
Desenho > Artigos > etc.
Desenho > Cursos de Desenho
Desenho > Cursos de Desenho > Curso de Desenho básico
Desenho > Cursos de Desenho > Curso de Desenho Intermediário
Desenho > Cursos de Desenho > Curso de Desenho avançado
Desenho > Cursos de Desenho > Curso de Desenho em São Paulo
Desenho > Cursos de Desenho > Curso de Desenho no Rio de Janeiro
Desenho > Cursos de Desenho > Curso de Desenho em Porto Alegre

Desta maneira, o Google irá identificar facilmente que esta página tem autoridade para aquela categoria de palavras-chave e haverá boas chances de estar na primeira página para a palavra “Desenho”, nas 3 primeiras posições para “Curso de Desenho” e bom tráfego para o conteúdo sobre desenho. Obviamente, para isso os outros critérios de SEO devem ser bem feitos.

O código HTML do Breadcrumb

Não há qualquer segredo ao fazer o código HTML do breadcrumb, apenas recomendamos que ele esteja dentro de uma div chamada “breadcrumb”, para ajudar o Google na identificação, e que a página atual também apareça, com título em negrito (usando strong). Usamos o sinal de maior (>) para indicar a hierarquia das páginas.

O resultado será o seguinte:

Breadcrumb Navigation - Navegação Estrutural

Conclusão

Se você duvida do potencial dos breadcrumbs, basta ver que o Google usa essas informações na própria SERP. A imagem abaixo é uma simulação de como apareceria nos resultados de uma busca por “curso de desenho” a página que otimizamos, da fictícia “Escola 123”.

SERP Breadcrumb SEO

 

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento