Acompanhando no Google Analytics a otimização de imagens

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Relatório de Otimização de ImagensRecentemente publicamos um post sobre Otimização de imagens para SEO que despertou o interesse de muita gente. E um dos comentários do post foi: “Como identifico no (Google) Analytics o tráfego vindo do Google Images?”.

Este post foi feito para responder a essa pergunta e permitir que você monitore o resultado das ações para otimizar imagens, com relatórios personalizados do Google Analytics.

Conteúdo original para otimizar imagens

Se você quer otimizar imagens para uma determinada palavra e quando você procura por essa palavra no images.google.com não aparecem imagens do seu site, é necessário rever suas estratégias. Veja nosso post sobre SEO imagens para ver as ações básicas para realizar.

Outro ponto que pode atrapalhar o desempenho é utilizar imagens prontas da internet e já indexadas pelo Google.  Quando você faz isso o Google geralmente não vai posicionar você na frente de outro site que publicou a mesma imagem antes. Vale a pena gastar uns minutos criando uma imagem original que o Google vai identificar como única.

Você percebe assim que o Google valoriza conteúdo autêntico, inédito. Isso serve tanto para texto, quanto para imagens, vídeos, etc.

Visitas do Google Imagens no Relatório Google Analytics

Infelizmente, o Google deixou de fornecer os dados de palavras-chave na busca por imagens. Entretanto, é possível trabalhar com relatórios avançados para saber quais são as páginas que recebem as visitas. Uma vez que o parâmetro “alt” das imagens é o principal critério do Google, você poderá usá-lo para ter ideia da palavra-chave buscada.

Clicando aqui você pode adicionar este relatório personalizado criado pela Conversion em qualquer conta Google Analytics e ver o seu desempenho de imagens otimizadas (somente será importado o formato do relatório, os dados das contas Analytics não são compartilhados). Com ele, você poderá analisar o tráfego para cada uma de suas páginas vindo do Google Imagens.

Relatório de busca de imagens para otimizar imagens

 

No relatório Relatório Busca de imagens Conversion você pode ver quais páginas receberam visitas através do Google Images, quantas visitas teve cada página e a porcentagem de novas visitas. Com esses dados é possível analisar o público e os interesses que você está atraindo através da otimização de imagens.

Com o Relatório Busca de Imagens Conversion também consegue-se analisar o comportamento das pessoas que visitam o site após clicar na imagem: a quantidade de páginas o visitante acessou, a duração média da visita e taxa de rejeição, isto é, a porcentagem de pessoas que saíram do site sem ter clicado em nenhum lugar do site.

Esses dados são muito úteis, mas quando aplicado em vendas de e-commerce ficam mais divertidos ainda.

Otimizar imagens para vendas de e-commerce

 

Este e-commerce recebeu 1.233 visitas em um mês vindas da busca por imagens e com essas visitas gerou R$941,15 em vendas, ou seja, o retorno foi de quase R$1,00 por visita.

É claro que esse não é um padrão para todos os segmentos de e-commerce, mas essas informações mostram o potencial de receita gerada a partir de imagens otimizadas. Mesmo que o tráfego seja menor do que 2% do total do site, você não vai querer desperdiçar possíveis vendas geradas a partir da otimização de imagens, ou vai?

Como diz Shewart, Deming e a Norma ISO 9000 repete, o importante no trabalho é planejar, executar, verificar e agir para melhorar sempre a performance. Boa diversão com o trabalho de otimização de imagens!

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