Acompanhando conversões com o Google Analytics

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Novo Google Analytics

Quando você cria um site é porque você tem pelo menos um objetivo, que pode ser divulgar um conteúdo, fazer com que as pessoas se cadastrem para receber suas mensagens, vender produtos ou serviços, etc.

Chama-se conversão cada vez que um cliente realiza uma dessas ações no seu site. Um elemento fundamental para medir o sucesso de um site é medir o número de conversões que o site gera.

Conversões de diferentes tipos

Vamos utilizar um exemplo para ilustrar os diferentes tipos de conversão que você pode medir para descobrir maneiras de aumentar o desempenho do site.

Uma pessoa cria uma loja virtual de Pet Shop. É claro que o objetivo final é vender produtos para animais, porém existem objetivos intermediários que são o caminho para alcançar o objetivo final.

Nesse caso você pode medir:

Conversão 1 – interações no chat online

Conversão 2 – solicitação de orçamento pelo formulário do site

Conversão 3 – venda de produto

As conversões 1 e 2 permitem identificar com precisão o perfil de visitas que o site recebe e permite distinguir se o site está atraindo visitas qualificadas, visitas que têm potencial de converter.

Outro ponto que pode ser analisado é a quantidade de vendas realizadas após as conversões 1 e 2. Essa análise permite identificar a necessidade de melhorias no atendimento ao cliente que impactam diretamente nas vendas.

SEO e Links Patrocinados aumentam as conversões

Os trabalhos de SEO e Links Patrocinados têm um objetivo muito claro: gerar conversões.

O trabaho de SEO objetiva trazer visitas mais qualificadas para o seu site, o que é mais importante do que simplesmente aumentar o número de visitas no site.

Do mesmo modo Links Patrocinados devem gerar cliques que irão se transformarão em vendas, não apenas gerar cliques nos anúncios.

Para medir a taxa de conversão do seu site uma ferrramenta muito útil é o Google Analytics, que pode ser integrado com o trabalho de SEO e Links Patrocinados.

Medindo Conversões com o Google Analytics

O Google Analytics pode medir as conversões do Pet Shop virtual e combinar com outros dados como custo de cada conversão e ROI.

Antes de configurar metas de conversões, duas coisas básicas precisam ser feitas, o código do Google Analytics ser instalado no seu site e você ter acesso de administrador.

Na nova versão do Google Analytics existem mais opções de metas então é recomendável utilizá-la. As instruções abaixo se referem à nova versão.

Faça o login na sua conta do Google Analytics. Clique no botão de configurações, último botão da direita no menu superior.

Depois clique em Perfis > Metas > Adicionar Metas

Você pode criar quatro tipos de metas:

  • Destino do URL – registra uma conversão quando o visitante acessa uma página, por exemplo, ao concluir o pagamento de um produto ele acessa /venda-concluida.html. Essa meta é útil também medir cadastros realizados e orçamentos solicitados.
  • Tempo no site
    registra uma conversão quando o visitante permanece no site o tempo menor, igual ou maior que o tempo especificado no Google Analytics. É útil para verificar se as pessoas lêem os textos do seu site ou se acham rapidamente as informações que necessitam na página de suporte. É possível especificar de segundos até horas.
  • Páginas/visita – registra uma conversão quando o visitante acessa a quantidade menor, igual ou maior de páginas especificadas no Google Analytics. É útil para verificar se as pessoas visitam a página de vários produtos ou se não navegam pelo site.
  • Evento – registra uma conversão cada vez que um evento é realizado. Eventos podem ser o download de um documento, o clique em um botão, o preenchimento de um campo do formulário, a resposta dada pelo visitante em um chat online.

O monitoramento de eventos aparece como metas de conversão apenas na nova versão do Google Analytics.

A análise das conversões no seu site é essencial para implementar melhorias que resultem no aumento de conversões e a diminuição do custo da conversão.

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