Ahrefs Site Explorer: Ferramentas de Análise de Backlinks

Por ,
em

Ahrefs - ferramenta de análise de linksAhrefs é uma ferramenta de análise de backlinks que está rapidamente conquistando o mercando e transformando a vida de muitos profissionais de SEO, munindo-os de informações atualizadas e muitas vezes mais precisas que ferramentas concorrentes, como Majestic SEO e  Open Site Explorer, esta da SEOMoz.

O grande conselho que eu dou para vocês é que as ferramentas são muito importantes para trazer as informações, mas o mais importante de tudo é a inteligência empregada na análise daquelas informações. Portanto, o Ahrefs com uma inteligência analítica e criativa será capaz de fazer bons estragos em SEO.

Analisando as ferramentas de links, já falamos sobre o Open Site Explorer e hoje vamos falar sobre uma das ferramentas que mais tem se destacado para analisar os links da concorrência: Ahrefs Site Explorer.

Analisando backlinks

Como o YahooSiteExplorer (YSE) foi desativado em 21 de novembro de 2012, outras ferramentas para análise de backlink lutam pela preferência dos profissionais de SEO no mundo inteiro e o Ahrefs tem causado boas impressões em todos que testam essa ferramenta.

A ferramenta mostra diversos gráficos sobre os backlinks, permitindo visualizar as informações de diferentes modos e com um design intuitivo.

Um diferencial comparado com o OpenSiteExplorer é permitir a consulta de links para uma

URL – uma página específica

URL/* – uma página e todas as subpáginas

domain/* – o domínio, desconsiderando os subdomínios

*.domain/* – o domínio incluindo os subdomínios

 

A coluna de resumo na esquerda exibe os números importantes para análise como:

Páginas que fazem referência – páginas que contém o link para o site.

Total de backlinks – total de links recebidos

Domínios que fazem referência – domínios que contém o link para o site.

dofollow – informa quantidade de links que transmitem link juice (relevância para web, pagerank)

nofollow – informa quantidade de links que não transmitem link juice (relevância para web, pagerank)

Diferenciais do Ahrefs:

sitewide – informa se há link em diversas páginas do domínios
not sitewide – informa se o link está apenas em uma página do domínio
text – se o link está em um texto
image – se o link está em uma imagem
frame – se o link está em um frame
formulário – se o link está em um formulário

Há ainda outras gráficos na página inicial como gráfico de histórico de backlink (links novos, perdidos, e total de backlinks ao longo do tempo), gráfico de palavras na âncora, entre outros.

Ao clicar na aba “External” é possível ver todos os links externos com diversas opções de filtros, como os apresentados anteriormente.

Análise de links externos dofollow

 

Outra novidade nessa ferramenta é analisar os indicadores de redes sociais das páginas que contem backlinks.

Do mesmo modo que o SEOMoz tem o MozRank que seria um nota para o site equivalente ao o PageRank, o Ahrefs também tem a sua própria métrica chamada Ahrefs Rank, a segunda coluna da tabela.

O grande diferencial do Ahrefs

A aba “New” exibe novos backlinks que o site recebe. E aqui está o que parece ser o maior diferencial do Ahrefs, a rapidez com que ele consegue identificar as mudanças nos backlinks.

As ferramentas de análise de links demoravam muito para indexar os links, porém com o Ahrefs está diferença de indexação de tempo de indexação comparado com o robô do Google diminuiu bastante.

O Google após o Penguin está mais rápido que antes na indexação de links, mas o Ahrefs chegou a identificar um novo backlink em apenas dois dias!

Análise inbound links novos

 

A aba “Lost” exibe backlinks que o site perdeu, de modo semelhante a aba “New”. A aba “Anchor” exibe as palavras na âncora dos links feitos em outros sites. Se você quiser ver os links internos você precisa ir na aba de “Linked Domains” e clicar no próprio domínio para ver os links internos.

Em todas as páginas é possível exportar os dados em formato .CSV (para o Excel) e há também a possibilidade de criar relatórios personalizados automáticos.

Análise de concorrência

A ferramenta de comparação permite especificar o buscador Google de um país, determinar a palavra chave e analisar os sites que aparecem na SERP para essa palavra-chave.

Análise backlinks SERP Google

 

Ao clicar na lupa ao lado da URL de cada site é possível fazer uma análise mais profunda de cada concorrente.

Análise da SERP

As últimas funções interessantes que vamos comentar é a ferramenta de análise de SERP (seria necessário um e-book para analisar todas as funções). A partir da posição ocupada para as palavras-chave indexadas, essa ferramenta de SEO oferece uma estimativa de tráfego do site.

Estimativa tráfego na SERP Google

 

Pelo que você já percebeu, certamente é uma ferramenta muito poderosa que vale a pena conhecer. Mesmo a quantidade de links tendo menos valor do que a qualidade dos links, é importante conseguir avaliar os links de forma rápida com boas ferramentas.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento