Analytics 360 Suite, lançamento do Google

Por ,
em

Se você acompanha de perto o mundo do marketing digital, já deve ter ouvido falar do novo lançamento do Google, o Analytics 360 Suite. Para você que não está tão atualizado, mas não quer ficar atrasado em sua estratégia de marketing, fizemos uma análise sobre essa nova ferramenta.

Conheça como ela pode e deve ajudar os webmasters a organizar seu negócio digital e, principalmente, a entender o retorno real de cada uma de suas ações de marketing, SEO, redes sociais ou mídia paga.

O que é o Google Analytics 360 Suite?

A nova ferramenta do Google é, na verdade, um conjunto de seis diferentes ferramentas, algumas delas já conhecidas no mercado digital, outras são inéditas no mercado (quatro delas), o que promete revolucionar a forma como empresas analisam e avaliam seus investimentos em campanhas on e off.

Como o próprio Google descreve, o Google Analytics 360 Suite é “uma solução coorporativa para um mundo multitelas”, o que faz referência direta a um dos recursos da ferramenta, a integração mobile.

Veja abaixo mais informações sobre as ferramentas que formam o 360 Suite.

Capturar 1

Analytics 360

Essa ferramenta é a evolução do Analytics Premium, que ganhou um novo nome e algumas novas visões de análise. Ele reúne várias informações em um único lugar, o que possibilita um entendimento mais profundo do mercado e do público de uma marca ou produto, sem deixar de lado o entendimento da experiência do usuário.

Com ele, o Google pretende que o webmaster consiga entender melhor o comportamento dos usuários de um site ou aplicativo, além do desempenho de um produto, serviço ou conteúdo.

Assim como o GA Premium, o 360 também processa uma quantidade muito maior de informações, evitando que uma análise seja baseada em amostras de resultados.

O Google promete integração precisa com o AdWords, DoubleClick Manager, AdSense, AdMob e algumas outras ferramentas de publicidade. A ideia é usar a própria percepção do cliente para impulsionar o desempenho de marketing.

 

Tag Manager 360

Aqui não temos muitas mudanças, ainda, a não ser o visual mais clean e moderno.

 

Para quem não conhece, o Google Tag Manager possibilita a implementação de tags e outros recursos de forma muito mais prática. Nada de ficar alterando HTML na mão. Com o GTM você implementa sua tag de remarketing ou do prórpio Google Analytics muito mais rapidamente e com eficiência.

 

Optimize 360 (beta)

 

Uma ferramenta de Teste A/B com a cara do Google Analytics. Assim, podemos resumir os recursos do Optimize 360.

O objetivo aqui é observar ideias e análises dadas pelo Google Analytics 360 em ações práticas para seu site. Em resumo, você primeiro entende onde estão e quais são os pontos a serem melhorados, depois usa o Optimize para criar variações de sua página para comprovar o impacto dessas melhorias.

Essa ferramenta possui uma interface para criar alterações de conteúdo ou de layout facilmente, além de possibilitar a implementação definitiva da página vencedora em poucos cliques.

 

Attribution 360

Attribution 360 é o novo nome de uma antiga ferramenta, o Adometry, comprada pelo Google em 2014.

O Attribution reúne em uma única plataforma todas as informações sobre mídias on e off. O objetivo da ferramenta é oferecer uma visão simplificada de todas as principais métricas do seu negócio, independentemente da mídia usada na campanha.

Possui um painel de gerenciamento de lances que funciona integrado ao Analytics 360, o que permite que a função de lances automáticos já conhecido no Adwords seja aperfeiçoada com informações mais detalhadas sobre o comportamento dos potenciais usuários.

Uma das mais impressionantes funções é o Offline Conversion Connector, uma ferramenta que possibilita a mensuração do valor de cada um dos canais usados em uma estratégia de marketing digital. É possível entender de forma mais completa o retorno de suas ações de e-mail marketing, afiliados, SEO ou redes sociais.

Capturar2

Audience Center 360

Nada adianta um conjunto gigante de informações sem o entendimento delas. É para isso que o Audience Center 360 foi criado: possibilitar que todas as decisões sejam feitas baseadas no entendimento completo do segmento e do público-alvo, sem deixar de lado a usabilidade e a navegação.

Nessa plataforma, o webmaster pode sincronizar suas contas de Adwords e DoubleClick, assim como algumas outras ferramentas terceiras. Isso permite ir até onde o usuário realmente está, aumentando o desempenho de campanhas e, consequente, o ROI conquistado.

Capturar3

Data Studio 360

Se o Audience Center resume e entrega um entendimento mais claro de todos os dados do seu negócio, faltaria uma ferramenta que entregue essas informações em relatórios simples. Essa é função do Data Studio 360.

Essa ferramenta transforma todo um conjunto de dados em visualizações mais claras, possibilitando que o webmaster encontre as respostas das perguntas mais importantes em uma única visualização. Com ela, é possível criar gráficos, tabelas e dashboards personalizados com a visão que sua empresa precisa.

Capturar4

 

Nossa visão sobre o 360 Suite

Alguns podem achar que o pacote 360 Suite é uma jogada de marketing do Google para combater o crescimento da ferramenta de monitoramento da Adobe. E achamos que existe um fundo de verdade nisso, mas não conseguimos deixar de pensar que o real objetivo é algo muito maior.

Em nossa visão, o Analytics 360 vem para comprovar que a evolução do mercado digital chegou em tamanha importância que as análises feitas da forma tradicional não são mais suficientes para garantir seu crescimento online.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento