Atualização do Google irá priorizar sites responsivos

Por ,
em

Sites responsivos

Uso de celulares para acesso a lojas virtuais aumentou em 200% no Brasil em um ano

Com o crescente número do uso de celulares para acessar a Internet, o Google tem se demonstrado preocupado com sites em seus resultados de busca que não apresentam boa experiência para esses dispositivos. Segundo um porta-voz do gigante das buscas, 61% dos usuários se mostram insatisfeitos quando um site não abre corretamente em seu celular ou tablet. Por isso, anunciou que deverá atualizar o seu algoritmo para diferenciar em seus resultados páginas com melhor experiência em dispositivos móveis dos que aqueles que funcionam bem apenas em computadores. A atualização ainda não tem data para ser publicada.

Segundo levantamento da Conversion, no ano de 2014 houve um aumento de 200% no número de pessoas que usam o celular ou tablet para acessar lojas virtuais. Cerca de 20% de todos os acessos são feitos por celulares e tablets, mas esse número cai pela metade quando o assunto é a venda concretizada por esses mesmos dispositivos. “O hábito do consumidor mudou, ele usa muito mais a Internet pelo celular, mas a maioria dos sites não está preparada para gerar uma boa experiência”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion.

A atualização do algoritmo será feita em um de seus critérios de rankeamento que avalia como as páginas são exibidas na tela do usuário, o PageLayout. Segundo Raphael Simoni, analista de SEO (search engine optimization) da Conversion, antes o algoritmo do Google só fazia essa avaliação simulando a tela de um desktop. “Esse algoritmo, chamado de Page Layout, em poucos meses deverá priorizar sites com boa experiência em celular e por isso é preciso que as empresas atualizem seus sites”, explica Simoni.

Para que os sites fiquem mais bem posicionados, é preciso que eles sejam desenvolvidos com os princípios conhecidos como “Mobile First”, ou seja, pensados primeiramente na experiência do usuário a partir do celular e depois no desktop. Sites desenvolvidos a partir desse princípio, também conhecidos como “responsivos”, costumam se adaptar a qualquer dispositivo e agora poderão ficar melhor posicionados nos resultados do Google.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento