AuthorRank: mais relevância para autores em SEO

Gustavo Mariano
Publicado por
Em
Nas categorias Google, Google Updates, SEO

Author RankComo vocês já sabem, o Google constantemente está atualizando o seu algoritmo para apresentar resultados nas SERP cada vez mais relevantes e, digo mais, personalizados para seus milhões usuários. E a novidade da vez, que não é tão nova assim, e que vem gerando murmúrios aqui e ali no mercado internacional de SEO, é a implementação do AuthorRank – que muitos acreditam que chegará em breve.

O AuthorRank seria uma mudança no robô do Google que passaria a dar mais relevância para o agente produtor de conteúdo na web. Ou seja, uma nova maneira de ranquear os resultados seria baseada na importância do próprio Redator de um site ou blog, o que envolve diversos fatores que explicarei mais adiante.

Obviamente, o PageRank não seria deixado de lado. Acredita-se que esses dois parâmetros possam trabalhar em conjunto para relacionar aspectos sociais do autor com as qualidades do site ou dos sites para quais ele escreve, resultando em uma SERP com conteúdo original, de autoridade e veiculado nos portais de maior circulação na internet. Interessante, não?

Será que o Google dará tanta importância assim ao autor dos textos?

Essa é uma boa pergunta, e que deixa os spammers e os aventureiros do SEO de cabelos em pé. Eu acredito que sim, e como disse AJ Kohn em seu blog Blind Five Year Old, já não é uma questão de “se”, mas uma questão de “quando”.

Como eu disse no começo, a novidade não é tão nova assim, pois já estavam rolando vários indícios de que essa questão social logo menos invadiria as SERPs. Segundo Mark Arnesen, em um post no SEOMoz, o Google vem trabalhando desde 2005 no primeiro protótipo do que hoje é o Google + já com a intenção de captar informações mais aprofundadas sobre os seus usuários e também sobre as suas relações de interatividade com conteúdos.

Hoje, isso já é uma realidade, e ainda por cima com a chegada à liderança de seu navegador, o Chrome, o Google já tem em mãos uma quantidade enorme de dados que são suficientes para adotar uma postura como o AuthorRank. Como um indicativo, vocês já devem ter percebido que, para muitos resultados, as SERPs já apresentam o perfil do Google+ dos autores dos artigos.

Imagem na SERP

É verdade que, no Brasil, muitos profissionais, não apenas do SEO mas de todos os mercados, ainda consideram que o Google + ainda está engatinhando. Mas não podemos enxergar isso como um empecilho para o Google, e sim como uma oportunidade de fortalecermos a nossa imagem e a de nossos clientes para ficarmos preparados para quando o AuthorRank pintar.

Como nos prepararmos para a chegada do AuthorRank

Primeiramente, é necessário focar no SEO moderno que estamos sempre falando em nossos posts, produzindo conteúdo original e de qualidade, conseguindo bons links (nada de link building black hat), interagindo e marcando presenças nas redes sociais relevantes e, acima de tudo, pensando na experiência que o usuário terá no seu site.

Além desses, há alguns outros fatores que agregarão valor aos autores em si, são eles:

– O número de círculos de amizade no G+
– O próprio AuthorRank desses círculos (é importante se conectar com pessoas importantes)
– O número de interações de seus posts (Likes, Tweets, G+, comentários)
– A sua presença e relevância em outras mídias sociais
– A autoridade dos sites onde você publica os seus artigos (assim como seus PageRanks)
– A frequência com que você faz publicações

Portanto, está na hora de trabalhar melhor o marketing pessoal, pois combinando o bom SEO com produtores de conteúdo relevantes, o seu site será melhor ranqueado. Vão aqui algumas dicas práticas de como você pode fazer isso:

– Se você ainda não tem, crie um perfil do Google +
– Feito isso, vincule todo conteúdo relevante que você produz ao seu perfil – dessa forma inclusive a sua imagem vai aparecer nas SERPs
– E não se esqueça de utilizar o Google + constantemente
– Escreva artigos matadores e completos sobre assuntos relacionados ao seu segmento
– Procure Guest Blogs relevantes e se ofereça para postar com alguma frequência
– Interaja com posts de outras pessoas relevantes através de comentários construtivos

E é isso aí. Pode vir, AuthorRank!