Bing torna-se mecanismo de busca do Yahoo!

Por ,
em

Bing Yahoo Yahoo! passa a usar mundialmente o mecanismo de busca do Bing, da Microsoft. Após um longo período de negociações entre as partes, Kartik Ramakrishnan, VP de Search Engineering da Yahoo!, anunciou o acordo no Yahoo! Search Blog.

A Yahoo!, que no início dos anos 2000 utilizava o mecanismo do Google como seu padrão de pesquisa, ao longo dos anos foi desenvolvendo a sua própria tecnologia e ganhando destaque no mundo virtual e em meio ao mercado publicitário digital. Porém, com o grande desenvolvimento da própria Google e também do Facebook, além de problemas internos que geraram até mesmo a demissão de sua presidente executiva Carol Bartz, grandes impactos foram causado nos negócios da empresa.

O começo das negociações

A Microsoft Corporation, em 2008, já havia feito uma oferta de 44.6 bilhões de dólares para a aquisição da marca Yahoo!, o que foi considerado pelo mercado da época um valor acima da média. Mesmo assim, o conselho administrativo da empresa recusou a proposta declarando ser um valor abaixo de suas expectativas.

Desde o início de 2011, o Yahoo! apresentou uma queda de mais de 28% em seu faturamento, que mensalmente chega a atingir 600 milhões de dólares com a venda de espaços publicitários.

O acordo entre a Microsoft e Yahoo! fortalecem a marca Bing, da Microsoft, ao mesmo tempo que abre uma nova oportunidade para o Yahoo! que apresentava sinais de decadência. Essa aliança espera combater o império da Google e aumentar uma fatia no mercado de buscas online.

Um novo buscador

A Yahoo! ainda não declarou sua venda, mas a Microsoft afirma ainda ter interesse. De qualquer forma, o acordo selado até agora promete melhorias no buscador Bing através de seu aprimoramento com a tecnologia e experiência do Yahoo! Search. Ramakrishnan ainda cita em seu post as dificuldades de transferir os algorítimos entre os buscadores mantendo o site no ar, além de tomar as decisões quanto ao novo design. Ele garante que os mais de 20 meses de trabalho foram uma experiência única que resultou na junção das ferramentas que haviam de melhor.

A Microsoft ficará responsável por prover o Yahoo! Search enquanto a Yahoo! cuidará, de forma exclusiva, da força de vendas global das duas companhias, administrando as contas dos anunciantes Premium. O acordo abrange todos os países, menos a Coréia, que possui uma outra empresa, a Daum, em meio às negociações. Mas o objetivo é que tudo já esteja finalizado até o final do ano.

A Google ainda não consegue ver seu império ameaçado, principalmente no segmento de buscadores, no qual representa em 70% em todo o mundo e mais de 95% no Brasil. Contudo, cabe ao tempo dizer como essa concorrência caminhará. Esperamos que seja benéfica aos negócios dos investidores de ambos os lados e sobretudo para os consumidores.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento