Bom atendimento e fidelização de clientes

Por ,
em

Qual a última vez que você se encantou com um bom atendimento?

Todos os dias protagonizamos o papel de consumidor, seja no restaurante próximo ao trabalho, na loja do shopping ou contratando  um serviço para a empresa.

E aí, perguntamos novamente: Qual a última vez que você se sentiu realmente bem atendido?

Resposta difícil? Entretanto, o bom atendimento deveria ser um pressuposto de qualquer empresa, tanto a que trabalhe diretamente com consumidor final, quanto a b2b.

Fidelizar clientes é mais barato do que prospectar novos

Empresas gastam milhões em publicidade para atrair novos consumidores, mas o que será que elas fazem para fidelizar e manter os que já conquistou? Segundo Philipe Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Então, é hora de prestar mais atenção nisso e entender seu consumidor.

Hoje, com as mídias sociais cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, os consumidores passaram a ser fãs, seguidores de suas empresas e marcas favoritas. Com essa proximidade as empresas ficaram mais vulneráveis, e um mau atendimento pode causar prejuízos irreparáveis para a imagem delas.

Nem sempre os clientes reclamam, é preciso compreendê-los

A maioria dos clientes insatisfeitos não reclama, simplesmente para de comprar. Ouvir atentamente reclamações e trabalhar para resolver os erros pode ser determinante para a evolução de qualquer negócio.

Conhecer o seu cliente e compreender realmente o que ele precisa também é um grande passo para a fidelização. Experiências positivas são levadas adiante, e o cliente acaba se tornando um “vendedor” de sua empresa.

Valorize seus funcionários

Treinar os funcionários constantemente, valorizá-los perante o cliente é um outro caminho importante para manter a boa imagem de sua empresa.

Existem diversas fórmulas, programas, teorias para a fidelização de clientes. Mas deixamos, talvez, a mais simples de todas:

Um sorriso aliado à boa vontade é o primeiro passo para qualquer fórmula que venha a adotar.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento