Branding SEO: posicionamento de grandes marcas

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BrandingAs grandes marcas têm muitas oportunidades com SEO, uma vez que a maioria das categorias de produto não têm os grandes players do mercado tão bem posicionados. Uma vez que elas vivem sobretudo de reconhecimento e posicionamento, é fundamental desenvolver estratégias de SEO para fortalecer o seu posicionamento e assim aumentar a receita na outra ponta, nos pontos de venda (PDV). Vou explicar neste post por que uma inteligência em SEO pode ser fundamental para uma estratégia de Branding.

 

Google, formador de opinião verticalizado

Numa época de redes sociais, recomendação de amigos e sociedade horizontalizada soa retrógrado falar de hierarquia. Todavia, é sabido que todo o conhecimento humano se dá pela hierarquização do saber, onde tem maior prestígio o que sabe mais. Duvido um pouco da afirmação de que as pessoas confiam mais nos seus amigos, nas pessoas iguais a si. Isso não é verdadeiro: as pessoas imitam os seus iguais, por um sentimento de pertencer ao grupo. Mas isso não quer dizer que as pessoas confiem.

Opinião

A relação de confiança se dá pela percepção, intuitiva ou consciente, duma hierarquia do saber. As redes sociais, como o próprio nome sugere, reproduz as interações sociais, mas em geral não carrega consigo de forma demarcada a hierarquização que há no saber. O Google e os mecanismos de busca, por outro lado, são a própria hierarquização do saber. Podemos dizer que o Google é o verdadeiro formador de opinião justamente porque é ele quem hierarquiza a conhecimento em forma de resultados de pesquisa. Há um ranking e todo ranking prioriza um em detrimento de outro. Portanto, é nos sites de pesquisa que se dará a formação de opinião sobre as melhores marcas, as melhores baladas, a maneira certa de fazer isto ou aquilo, etc.

 

Pesquisa na web, compra no PDV

As pesquisas de marketing se dividem em apontar quem é o maior responsável pela compra: o marketing do produto, incluindo aí a sua marca, ou o próprio PDV que seria capaz de induzir o consumidor a outra decisão. Eu acredito que há um misto dos dois, mas uma vez que pesquisas afirmam que a maior parte de homens e mulheres não gosta do ato de comprar, e portanto a experiência em PDV é neutra ou negativa (é preciso trabalhar para melhorar isso), só o branding ganha clientes a longo prazo.

A venda no PDV não segura o consumidor de uma marca. Al Ries já falava isso há décadas. Vale ainda notar que 90% dos consumidores pesquisam na Internet antes de realizar uma compra. Estamos chegando a uma fase em que deixa de fazer sentido separar o mundo online do offline. O Google Glassque o diga. Portanto, mais do que chegou a hora de grandes marcas considerarem estratégias não só de mídias sociais, mas também de SEO para fortalecimento de marca e aumento de vendas no varejo, mesmo que fora da Internet.

Infinitas oportunidades

Pesquisas de IBOPE/Nielsen indicam que 36% das empresas relacionam uma marca no primeiro lugar do Google à liderança daquela categoria. E a boa notícia é que as grandes marcas líderes no varejo não costumam investir em SEO, o que deixa as páginas de resultados totalmente abertas a um bom trabalho de branding.

Primeiro lugar no Google para Chocolate

Conclusão

Em artigos anteriores, já falei bastante da importância de levar em conta principalmente as conversões ao avaliar os resultados de uma Consultoria ou Projeto de SEO. O Rafael escreveu um bom artigo sobre SEO de Performance. Pensar nos resultados concretos é fundamental para os sites que registram suas transações online, o que lhes permite uma mensuração objetiva do ROI. Isso vale desde as pequenas até as grandes empresas com negócios online, seja a conversão a venda ou o lead. Por outro lado, pensando exclusivamente nos resultados diretamente mensuráveis acabamos deixando de lado os resultados subjetivos. É claro que para pequenas e médias empresas isso não faz tanto sentido como nas grandes marcas. O que proponho é que as grandes marcas invistam em trabalho de SEO e relacionem sua marca à liderança daquele mercado.

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