Busca Social: quais são os reais objetivos do novo buscador do Facebook e quais mudanças ele irá gerar

Por ,
em

Facebook Busca-social, Grafic SearchO Facebook anunciou na última semana a criação de um novo sistema de busca para ser usado dentro da própria plataforma. A ideia do novo sistema consiste em permitir buscas detalhadas dentro das conexões entre pessoas no Facebook. Por exemplo, pesquisas específicas a respeito de duas pessoas em particular, todas as fotos em que essas duas pessoas estão juntas ou todas as fotos dos seus amigos do trabalho, achar todos os amigos que vivem em uma cidade em particular e assim por diante. A princípio, a ferramenta de busca que só está disponível para usuários do idioma inglês e ainda se encontra na fase Beta, só permite pesquisas com base em alguns itens básicos do Facebook como fotos, lugares, pessoas e interesses.
A Busca Social apresenta alguns objetivos bem claros e outros nem tanto, mas que tendem a ser muito promissores, só depende do próprio desenvolvimento da plataforma de Mark Zuckerbeg.

Novo conceito de relacionamento online

Uma das possibilidades apresentada pela Busca Social é a criação de um novo conceito para o estabelecimento de relacionamentos online. Inicialmente, o Facebook foi criado para desenvolver uma nova forma de contato entre pessoas que já se conheciam fora da Web, todavia em advento da Busca Social o usuário conseguirá encontrar pessoas com interesses comuns, possibilitando a criação de conexões em comum entre amigos de amigos.
Busca Social por amigos de amigos

Novos e personalizados resultados para buscas na Internet

Kari Lee, Gerente de Engenharia do Facebook, diferencia a Busca Social de outros mecanismos de busca pelos tipos de resultados que eles oferecerão. Kari diz que atualmente uma pesquisa comum na Web, dependendo da palavra chave, trará alguns resultados mais específicos mas que de modo geral, serão similares entre si, porque são todos baseados em um mesmo banco de dados e filtrados de forma muito parecida.

Todavia, a realidade é outra. As últimas atualizações no algoritmo do Google vem modificando a página de resultados, diminuindo o peso dos links e aumentando a importância do conteúdo e preferências dos amigos, ou seja, gerando resultados cada vez mais personalizados.
É fácil perceber a diferença dos resultados quando se está logado na conta Google, mas mesmo quando você não está, é possível nota-la porque o Google identifica que você acessa a sua conta a partir de uma determinada máquina ou dispositivo.

Além disso, a nova política de privacidade do Google, que analisamos em um post anterior, descreve como o Google está operando a integração de todos os seus produtos a partir da análise de como as pessoas os utilizam. Por exemplo, uma pessoa com quem você frequentemente troca emails no Gmail assiste vídeos de um determinado canal no YouTube. Isso gera um impacto na página de resultado de busca de sites do Google para você, porque uma vez que vocês trocam emails com frequência, é possível identificar um relacionamento e assim algo que seu amigo busca pode ser o que você também queira encontrar.

Contudo, as pesquisas na Busca Social do Facebook, gerarão resultados personalizados completamente diferentes em função do banco de dados da Rede Social, que permiti gerar dados que se referem à interação do próprio usuário com o Facebook.

O resultado passa a ser relativo as conexões entre os usuários no Facebook e as informações que você já forneceu ao sistema, como lugares que mais frequenta, seus interesses e pessoas com quem você mais tem contato.

Busca Social por amigos

Resultados geram indicações de serviços de forma mais confiável

Através da Busca Social, se o usuário procura um prestador de serviços, como um médico, um mecânico, dentista ou encanador, por exemplo, o resultado poderá ser filtrado para apresentar a preferência de seus amigos, indicando o serviço que eles usam ou que eles aprovam, o que já conota mais confiança que uma busca comum na Web, por ser praticamente uma indicação de pessoas que você conhece.

Indicar comportamento para o usuário

A Busca Social também visa de certa forma, sugerir comportamentos aos usuários, a partir do momento que são possíveis buscas a respeito dos filmes que um grupo de pessoas específicas está vendo, que marca está curtindo ou que lugares que frequenta e as músicas que está ouvindo, promovendo, de certa forma, uma massificação social.
Por outro lado, a Busca Social também pode dar voz às minorias que podem procurar por usuários que dividem a mesma opinião.

Busca Social específica

A grande novidade: Busca muito mais específica e personalizada em menos tempo

O mecanismo também busca facilitar buscas que demandariam tempo e procura em diversas páginas de amigos na Rede Social. Se, por exemplo, você está planejando passar o Carnaval do Rio de Janeiro e quer saber quais dos seus amigos já visitaram a cidade ou já passaram o Carnaval lá, basta buscar “Meus amigos que já visitaram o Rio de Janeiro” ou “Meus amigos que já visitaram o Rio de Janeiro no Carnaval”.
Se você quiser acesso a fotos, pode procurar por “Fotos dos meus amigos no Rio de Janeiro” e ainda ampliar a pesquisa, buscando por “Fotos dos meus amigos e dos amigos dos meus amigos no Rio de Janeiro no Carnaval”.

Novas possibilidades de Marketing Online

Kate O’Neil, Gerente de Marketing do Facebook, disse que em relação a Publicidade no sistema, por hora ainda não será introduzida, mas com o maior desenvolvimento da Busca Social, as marcas poderão aparecer nas páginas de resultados.
Por exemplo, nos resultados de pesquisas para saber em que lojas seus amigos estão comprando ou quais são os restaurante que estão frequentando, o usuário terá como resposta quais são as marcas e empresas que os amigos estão aderindo.
Essa possibilidade de pesquisa será extremamente interessante para desenvolver estratégias de Marketing adequadas, já que será possível introduzir resultados pagos por empresas anunciantes.
Além disso, o mecanismo permite um estudo profundo para a determinação do perfil do consumidor usando as informações disponibilizadas na Busca Social pelo próprio público-alvo, que são os usuários.

Busca Social e Publicidade

Palavras-chave para buscas mais intuitivas

A Busca Social também trabalha com a interpretação de palavras-chave, explorando recursos da Web semântica que os outros buscadores também usam.
A diferença é que o buscador do Facebook visa a permitir buscas com a utilização semântica coloquial, para que o usuário possa realizar buscas de maneira mais intuitiva usando palavras de seu vocabulário cotidiano. O que representa um grande desafio, principalmente ao traduzir a plataforma para outros idiomas que possuem suas próprias gírias, vícios de linguagem e interpretações regionais.

Mais captação de dados dos usuários para resultados mais precisos

Com a fixação de uso do sistema de busca, quando os usuários entenderem como a Busca Social funciona, pode haver a tendência deles passarem a fornecer cada vez mais informações ao Facebook, para preencher os quesitos necessários para resultados de pesquisas mais completos.
Sendo assim, ao postarem uma foto na Rede Social, farão questão de marcar as pessoas com as quais estavam, adicionar a localidade, data em que a foto foi tirada e outras opções que podem ser adicionadas pelo sistema após a desenvolvimento do buscador.

Busca Social e captação de dados

Como proteger suas informações

A respeito dos dados dos usuários que são disponibilizados para buscas, os principais resultados da Busca Social trabalham com base em informações que são compartilhadas com o público em geral. Dessa forma, seus dados podem ser protegidos para buscas gerais se você alterar as configurações da sua conta para ter um perfil seguro no Facebook.
De qualquer forma, ao criar a sua conta e aceitar o contrato de criação de um perfil ou página, suas informações ficam disponíveis no banco de dados da Rede Social. O que você pode fazer é mudar nas suas configurações de privacidade o tipo de acesso aos seus dados, de acesso público para só amigos ou amigos de amigos e dessa forma, filtrar para quais resultados da Busca Social as suas informações irão aparecer.

Facebook configurações de privacidade

A busca do Facebook sempre foi deficiente, todavia, com a Busca Social o Facebook começa a se aventurar em uma segmentação que antes era dominada pelo Google.
Atualmente o Facebook tem mais de 1 bilhão de usuários e recebe quase 1 milhão de novos perfis a cada dia. A expectativa final do novo sistema é fazer com que esses usuários passem cada vez mais tempo na Rede Social e não saiam de lá para fazer as suas buscas, diminuindo assim o acesso  ao Google e outros buscadores.

A partir da implementação e desenvolvimento do sistema da Busca Social, uma nova forma de interação entre os usuários com a plataforma e uma nova forma dos usuários de Internet gastarem seu tempo online será criada e só então será possível saber e entender as novas oportunidades de investimento que surgirão na Rede Social e como isso irá afetar os outros grandes mecanismos de busca, como o Google.
Ano passado, a Conversion fez previsões sobre como seria um possível Buscador do Facebook. Agora que o sistema já existe, as reflexões no texto continuam atuais, basta saber se serão confirmadas.

Inicialmente, a Busca Social não é um concorrente direto do Google, afinal, são mecanismos de busca que geram resultados diferentes. A busca do Facebook, apesar da aparente confiança que transmite por se basear no resultado de amigos, é uma busca que se limita as conexões que o usuário tem na Rede Social, enquanto o Google e outros mecanismos de pesquisa abrangem vários níveis e camadas da Web. Entretanto, pode haver uma brigar por Publicidade online vindo por aí.

Está ansioso para testar o sistema? É possível ser notificado quando a Busca Social estiver disponível para você. Acesso o link e cadastre-se. Depois diga para a gente o que achou!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento