Cauda longa, a revolução da web

Por ,
em

Long tails

O conceito de cauda longa é uma das grandes revoluções da internet. Ele muda uma velha ideia que deveríamos concentrar nossos somente em produtos/serviços mais populares para trabalhar também com os nichos.

Consumidores com necessidades específicas

 

O gráfico acima dá forma ao conceito de cauda longa. Destacados em roxo são os poucos produtos que tem muita escala de vendas. Destacado em amarelo estão diversos produtos que vendem menos, e por isso, muitas vezes são questionados se valem a pena continuar a serem vendidos. Mas no somatório, podem representar uma boa fatia do faturamento.

Em uma loja real, o espaço físico é uma das principais limitações. Você não consegue expor todos os produtos que quer. Então, como forma de selecionar os produtos que vão para as prateleiras, provavelmente se selecionaria os produtos mais populares, que a interessam um maior número de pessoas.

Na internet, porém, sua prateleira é praticamente infinita. Dessa forma, além dos produtos/serviços mais populares, você consegue oferecer soluções diferenciadas para nichos com necessidades específicas. Além de abundância de soluções, a internet também facilita encontrar algo específico que se queira. Os buscadores hoje são muito poderosos e sites bem feitos conseguem ter o seu portfólio acompanhado rapidamente.

Cauda longa e os negócios

A utilizar os princípios da cauda longa tem grandes impactos nos negócios. Estudos feitos em empresas grandes (como a livraria Amazon.com) comprovam que até 50% do faturamento pode vir de produtos feitos para nichos – no caso da maior livraria do mundo, metade de seu faturamento em 2006 vinha de livros que vendiam menos de 10 exemplares por ano.

Além disso, com um portfólio muito variado e que atenda a necessidades de determinados grupos que poucos dão devida atenção, você também consegue diferenciar de seus concorrentes (enquanto se vender somente o popular, vai enfrentar grande concorrência).

Mercados a se explorar

O mercado de nichos ainda é pouco explorado no Brasil (até por ser um conceito relativamente novo). E em cada área de negócios, existem milhares de possibilidades para melhorar diferenciar as soluções.  Ou seja, há muitas oportunidades para sua empresa liderar e ser pioneira.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento