Como Configurar metas no Google Analytics

Por ,
em

Configurar metas no AnalyticsAs metas do Google Analytics são úteis formas de avaliação de desempenho que podem ser usadas, quando configuradas adequadamente, para medir o alcance de suas campanhas e entender mais o comportamento dos seus clientes. Quando criamos um site ele tem um objetivo, queremos que as pessoas ao acessá-lo façam uma convesão, isto é, façam uma ação determinada (preencher formulário, comprar um produto, ler um texto). As metas medem quantas conversões são realizadas no site. Com isso você pode medir quantos novos clientes vêm da busca orgânica, links patrocinados, redes sociais, email marketing ou qualquer outra mídia que você trabalha. Além disso é possível monitorar o caminho percorrido pelo visitante até a conversão, o famoso funil de metas. Existem 4 tipos de metas no Google Analytics:

Destino de URL

– Monitora o número de vezes que um leitor chegou a determinada página. Funciona melhor quando usada associada a um funil de monitoramento.

Duração da visita

– Monitora a duração de cada visita em seu site. Através dele é possível determinar um padrão de comportamento em relação a cada visita a sua página.

Quantidade de páginas visitadas

– Usada para estabelecer uma métrica de páginas visitadas no seu site. É possível também atribuir valores de conversões para essa meta.

Evento

– Especifique diferentes ações realizadas a partir do seu site como um evento e monitore o número obtido. Esse assunto necessita de uma melhor explicação, portanto será tema de outro post. Assim, quando um visitante realiza uma ação no seu site que você objetiva, ele gera uma conversão. Esta vai direto para seus relatórios de conversões e fica disponível para visualização e análise.

Mas como configurar as metas?

As metas devem ser sempre configuradas antes mesmo da campanha ir ao ar. Para começar a configurá-las é preciso inicialmente ser o administrador da conta do Google Analytics, só assim você terá acesso às metas do perfil e será capaz de estabelecer metas para cada processo no seu site. Lembre-se que cada perfil suporta somente até 20 metas, você pode configurar 4 conjuntos com até cinco metas cada. Se você precisar de mais de 20 metas, basta criar uma cópia do perfil e configurar as outras metas neste perfil. Assim, acompanhar e administrar seus objetivos se torna mais simples. Acompanhe o passo-a-passo de como configurar suas metas facilmente.

1-    Faça login em sua conta do Google Analytics. Você pode usar sua conta do Google Apps ou Gmail com a qual cadastrou o site no Google Analytics.

Login Analytics

2-    O segundo passo é entrar na conta na qual você deseja adicionar uma meta. Às vezes podemos ter várias contas e fica complicado procurar uma-a-uma. Para facilitar, você pode usar a caixa de pesquisa que está disponível no topo da página, mais especificamente no canto direito.

3-    Após entrar na conta respectiva, você deve acessar o menu Administrador e selecionar a opção Metas

Administrador metas no Analytics

4- Nesta opção você tem a seu dispor a oportunidade de criar novas metas de monitoramento para sua página.

Como configurar metas de páginas de conversão?

Caso queira criar uma meta para monitorar um destino de URL, você terá que completar a página com informações como o destino URL desejado para monitoração e alguns outros detalhes. Você também pode estabelecer funis para aumentar a eficácia da meta no seu Google Analytics.

Meta de conversão Analytics

Como configurar meta de páginas visitas?

Já se você quer adicionar uma meta para monitorar o número de páginas visitadas em seu site, as informações necessárias são o nome da meta, as condições para avaliação e o valor a ser atingido a cada visita.

Número de páginas visitadas

Como configurar meta de duração de visita?

Para configurar uma meta de duração de cada visita, você deve fornecer os valores como o nome da meta, a condição e o tempo de visita que deve ser estabelecido como padrão para sua página.

Duração de cada visita no Analytics   Independente do seu tipo de meta, lembre-se sempre de clicar em salvar para armazenar sua meta corretamente nos servidores Google. O Google Analytics pode levar até 72 horas para fornecer os dados, mas geralmente em 24hs você já pode analisar alguns dados e comprovar se sua nova meta está funcionando de acordo com o esperado. Para isso, basta acessar um relatório de meta que fica no menu “Conversões”.

Viu? Configurar suas metas no Google Analytics é simples. Escolha o melhor tipo de meta para seus objetivos e tenha cuidado com a administração de suas contas. Essa semana falaremos muito mais sobre as várias ferramentas de SEO que você pode encontrar na internet, assunto que é tratado na aula do #OpenSEO dessa semana.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento