Como conseguir mais Likes nos posts de sua Fan Page

Publicado por
Em
Nas categorias Facebook, Redes sociais

Como conseguir mais Likes na sua Fan PageNo meu último post, falei sobre o EdgeRank, que determina o alcance das publicações de sua Fan Page. Ou seja, analisando fatores como Afinidade, Peso e Tempo de Decaimento de seu conteúdo, já é possível montar uma estratégia de Social Media integrada com o Facebook Ads matadora, que por si só já aumenta consideravelmente o número de interações e engajamento na sua página.

Já no post de hoje, eu vou trazer alguns dados mais concretos de uma pesquisa realizada Dan Zarella para o Hubspot, referente a tipos de conteúdo e horários para se publicar com o objetivo de gerar ainda mais interações. Foram analisados 1 milhão de posts de mais de 10 mil Fan Pages.

Como já cantei a bola no post “Conteúdo como ferramenta de Marketing”, o robô do Google está cada vez mais considerando a presença e a relevância das empresas nas mídias sociais como fator decisivo no rankeamento de sites nos resultados de busca orgânica. Portanto, vamos digerir essas preciosas informações e trabalharmos para matarmos dois algoritmos com uma cajadada só: o Edgerank e o PageRank.

Tipos de conteúdo

Tipos de conteúdo
Conforme podemos observar no gráfico acima, o formato do conteúdo influência diretamente no tipo de interação que usuário terá com a sua postagem. As Fotos estão a frente nos quesitos Like e Share, pois além de chamarem a atenção em um Time Line repleta de textos e atualizações, são em grande maioria de fácil entendimento e ligadas ao humor.

Acredito que a perda da hegemonia para Textos no quesito Comments se dá em razão dos textos muitas vezes apresentarem perguntas ou questões de opinião, chamando os usuários a comentarem e deixarem a sua contribuição para uma possível discussão.

Os Links, apesar de ficarem na lanterna no percentual de interações na página em relação aos outros formatos, são uma importante ferramenta para angariar visitas e conversões ao seu site (como Diego Ivo já pontuou nesse post). Não os desprezem!

Autoridade no assunto

Autoridade no assunto
A pesquisa também apontou que posts contendo as palavras como “I” ou “Eu”, seguidas de verbos conjugados na primeira pessoa, possuem mais Likes. Isso acaba deixando bem claro a importância de produzir um conteúdo original no qual você é autoridade no assunto, pois dessa forma a sua opinião ganha mais valor e as chances de que ela se espalhe na rede são maiores.

Tenha sempre isso em mente: o Marketing das Redes Socias é, acima de tudo, um Marketing de Conteúdo, pois nenhuma interação teria importância se o conteúdo não agregasse valor para a marca.

Horário da publicações

Horário da publicações
Segundo as informações concedidas, podemos perceber picos de interações no fim da tarde e no início da noite, o que coincide com os horários de saída do trabalho e chegada em casa. Porém, não leve essas considerações ao pé da letra, pois por nossa experiência já constatamos que cada público reage de forma diferente às publicações, e não há uma regra fixa sobre os melhores horários para postar.

O público jovem, por exemplo, está conectado praticamente 24 horas por dia, seja via mobile ou em casa. Os universitários costumam acessar as redes sociais mais no período da tarde, pois é quando estão em casa ou no estágio.

Vamos testar?

Agora, com todos esses insights em mãos, faça testes!

Produza um conteúdo diferenciado, publique em diferentes horários e formatos, estude os diferentes níveis de interação e descubra a melhor estratégia de Social Media para a sua empresa.

Dúvidas ou sugestões, é só comentar aí embaixo.