Como customizar relatórios no Google Analytics

Por ,
em

Como customizar relatórios no Google AnalyticsO Google Analytics fornece diversos relatórios padrões que possibilitam analisar o comportamento dos usuários no seu site, fornecendo muitas informações relevantes para tomadas de decisões. Em alguns momentos, precisamos de um relatório com maior detalhe ou com mais ou menos métricas para analisar o site, e para atender essas necessidades, a ferramenta permite que você crie ou Relatórios Personalizados no Google Analytics.

Analisar as ações de SEO (buscas orgânicas, link buiding, otimização de páginas, etc), Adwords, Redes Sociais, entre outros tipos de tráfego, são bons exemplos para que você customize os relatórios, adequando-se ao seu objetivo de análise.

Os relatórios padrões fornecem as informações básicas para cada grupo de métrica. Vejamos a figura abaixo:
Como customizar relatórios no Google Analytics

Observamos que os grupos de métricas estão no canto superior, e por ser um relatório padrão fornecido pelo Analytics, ele utiliza as métricas básicas para seu site (parte inferior da imagem). Caso o dono do site queira saber outras informações, provavelmente ele tem que sair deste relatório e procurar outros relatórios que informem os dados que deseja, e talvez você não consiga cruzar os dados, dificultando a análise.

Para facilitar a análise em apenas um relatório, nós podemos customizar este relatório, incluindo as métricas que precise.

Vamos supor que eu tenha um e-commerce, e quero analisar a eficiência do SEO que estou fazendo. Ou seja, preciso saber sobre as visitas de buscas orgânicas, as transações, receita, conclusões de meta, taxa de rejeição, entre outras métricas importantes para a análise.

Personalizando o relatório

Como disse anteriormente, estou querendo analisar se o SEO está sendo eficiente, portanto, eu entrei no relatório padrão do Tráfego de Pesquisa Orgânica, nela existe um botão para personalizar, situada na parte superior da página.

Como customizar relatórios no Google Analytics

Ao clicar no botão “Personalizar”, você será redirecionado para a página de customização, que podemos ver abaixo.

Como customizar relatórios no Google Analytics

Podemos personalizar os relatórios de inúmeras formas diferentes, no caso, farei um relatório de guia “Explorador”.

Para você ter a usabilidade da ferramenta facilitada, aconselho que o nome da guia e o tipo tenham o mesmo nome, como no exemplo, o nome “Explorador”. Este tipo de conteúdo é o relatório que mais estamos acostumados, que são as tabelas e gráficos fornecidos pelo Google Analytics.

O Grupo de Métricas, como o nome diz, agrupa todas as métricas que queremos analisar para o nosso site. Para modifica-las, basta clicar em cima de alguma métrica e selecionar a outra métrica que você deseja que tenha em seu relatório.

Você poderá adicionar outros grupos de métrica, como por exemplo, o grupo “E-Commerce”, que poderá ter as métricas de visitas, transações, receita, valor médio, taxa de conversão, visitante único, compras exclusivas, etc.

Abaixo do grupo de métricas ainda continuará a sua customização:

Como customizar relatórios no Google Analytics

“Detalhes da dimensão” mostrará no seu relatório qual será a variável que será analisada, no exemplo, a Palavra-chave será analisada, sendo que todos os dados informados pela ferramenta estarão de acordo com esta variável, podemos modificar para Página de Destino, que mostraria as landing pages do seu site e seus respectivos dados.

Como queremos observar a eficácia das buscas orgânicas do seu site, na seção de “Filtros” colocaremos como Tipo de Tráfego “organic”, assim, os dados que o Google Analytics fornecerá serão baseados somente nas buscas orgânicas que os usuários fizerem ao seu site. Caso você queira um relatório de buscas pagas, em vez de “organic” você pode colocar “paid”, e alterar as métricas, adequando-se ao relatório de adwords.

A seção “Perfis” permite que você escolha quais perfis (sites) que este relatório seja aplicado. Normalmente esta opção é usada quando o administrador seja dono de mais de um site.

Por fim, clique em “Salvar” para que as configurações personalizadas sejam guardadas para o seu novo relatório. Seu relatório ficará da seguinte forma:

Como customizar relatórios no Google Analytics

Conclusão

Mesmo o Google Analytics nos fornecendo muitos relatórios padrões, necessitamos de relatórios específicos para nossas empresas, dependendo do segmento de atuação, podemos customizar tais relatórios ou até mesmo criar um relatório.

Podemos escolher praticamente tudo que queremos ou necessitamos analisar, desde o tipo de relatório até as métricas e em quais sites que você é proprietário serão utilizados. Também podemos criar relatórios especificamente para os tipos de tráfego, caso você realize ações de SEO, Adwords, Redes Sociais, etc.

Aqui na Conversion, criamos muitos relatórios personalizados, a fim de atender as necessidades dos nossos clientes, dando informações relevantes e que mostrem a eficiência que um bom SEO pode influenciar em seus sites.

O melhor jeito de você aprender a mexer no GA é “brincando” com a ferramenta e pensando quais métricas que precisa ser analisado para ter um diagnóstico efetivo para o site.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento