Como diminuir o custo por clique (CPC) no Google AdWords

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Como diminuir CPC no Google AdwordsUma das questões mais inquietantes sobre Google Adwords é como diminuir o CPC das palavras-chave. Existem diversos pontos que devemos analisar para conseguir diminuir o CPC sem perder o posicionamento entre os links patrocinados no Google. Um desses pontos é o IQ (índice de qualidade) dos anúncios.

Existem diversas técnicas para aumentar o IQ dos anúncios. Uma das mais eficientes é sempre ter a palavra-chave inserida no corpo do anúncio, pois isso aumenta o posicionamento de seu anúncio sem aumentar o CPC na sua conta Google AdWords.

Peguemos o seguinte exemplo: pesquisando por “carros usados sp”, temos os seguintes anúncios:

Em primeiro lugar:

Diminuir CPC no Google Adwords

Em segundo lugar:

Diminuir CPC no Google Adwords

Entre esses anúncios, provavelmente o anúncio que está na segunda posição está pagando um CPC maior do que o anúncio que está em primeiro, pois o que está em primeiro tem o termo “carros usados sp” no título do anúncio, enquanto o que está em segundo possui apenas o termo “carros usados” na segunda linha.

Esse é um exemplo de como a forma de estruturar a campanha pode influenciar no seu CPC do Google AdWords. Ou seja, temos sempre que separar ao máximo a campanha em grupos de anúncios para criarmos grupos que tenham o menor número da palavras-chave possível. Dessa forma, podemos criar um anúncio bem relevante para cada lista de palavras-chave, tendo na medida do possível uma correspondência exata ao termo buscado.

Outro ponto importante a ser sempre avaliado nos anúncios com o objetivo de diminuir o CPC é o CTR (taxa de cliques). Para isso, temos sempre que ter mais de um anúncio em cada grupo de anúncios, e na configuração da campanha selecionar a opção “Alternar: Exibir anúncios mais uniformemente”. Assim, os anúncios serão exibidos de uma forma alternada.

Depois de um tempo podemos avaliar qual anúncio tem um melhor desempenho. Vejamos os dados abaixo:

Diminuir CPC no Google Adwords

Vendo esses anúncios, podemos destacar alguns pontos: a posição média é a mesma; eles estão sendo exibidos de uma forma bem alternada; e o que mais nos interessa: o anúncio com o melhor CTR está pagando menos para aparecer na mesma posição que o outro anúncio.

Após avaliarmos isso, podemos pausar o anúncio com o CPC mais caro, duplicar o anúncio que está com o melhor desempenho e fazer pequenas alterações. Depois de um tempo, é recomendado que realizemos esse processo novamente, de forma a alcançar o menor CPC possível aumentando cada vez mais o IQ (lembrando que o CTR também é um critério utilizado pelo Google para definir o IQ).

Saiba que se você oferece um lance de CPC bem maior do que a concorrência, seu anúncio será exibido nas primeiras posições com maior frequência. Mas será que vale a pena pagar mais ou anunciar da maneira correta para ficar entre os primeiros pagando menos?

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