Como fazer sorteios e concursos culturais no Facebook

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Concursos Culturais e Sorteios no FacebookPromoções e sorteios são estratégias de Marketing amplamente usadas para a divulgação de marcas e conquista de novos clientes. No meio digital, se exploradas da forma certa,
essas estratégias também se mostram muito eficientes para esses fins além de serem ações
que geram um grande impacto interativo com os usuários.

Entenda as regras de uso do Facebook para promoções

Antes de pensar em como desenvolver uma estratégia de sorteio, você deve conhecer as regras de uso do Facebook, para que não infrinja os termos:

É importante ressaltar algumas dessas normas:

No caso de sorteios, é necessário a utilização de um aplicativo do Facebook desenvolvido especificamente para isso.

/Sorteios e promoções que exigem que o usuário curta uma fotografia ou imagem publicada na fan page, curtam uma outra fan page, façam check in em algum local ou compartilhem um conteúdo para participarem não são permitidas:

  • “Compartilhe esse post para participar do nosso sorteio!”
  • “Deixe seu comentário nessa imagem/post/fotografia e concorra”
  • “Marque 5 amigos nessa imagem/post/fotografia para participar da nossa promoção!”
  • “Poste uma fotografia assim, poste um vídeo assado, crie um post de tal maneira para concorrer!”
  • “Dê check in na nossa loja e automaticamente você estará concorrendo!”

/Quando o vencedor ou vendedores forem definidos, a notificação não pode ser realizada via Facebook (inbox, chat ou publicações em perfis e fan pages), todavia, você pode criar posts de parabenização na sua fan page.

/Promoções que usam como critério a quantidade de opções curtir em uma postagem para definição de um vencedor também não são permitidas:

  • “A fotografia que tiver mais opções curtir será a vencedora! Curta a sua favorita!”

/E se lembre de fazer um adendo na descrição doa promoção constando que o Facebook não patrocina nem a administra .

Defina o objetivo do sorteio ou concurso cultural

O objetivo influencia diretamente no tipo de ação que você irá realizar (sorteio ou concurso cultural), como ela será desenvolvida, no prêmio, na duração das inscrições ou cadastros e no tipo de divulgação pelo qual você irá optar.
Para começar o trabalho e para que ele traga os resultados esperados, defina com clareza o que você espera conseguir.

Para ganhar mais visibilidade da sua marca e conseguir mais likes na sua fan page

Conseguindo mais opções curtir na sua fan page você automaticamente divulga a sua marca, ganhando mais público que receberá seus conteúdos e poderão se tornar futuros clientes.
Para ações desse tipo o mais indicado é que sejam realizados sorteios:

/Há mais facilidade para participação em comparação a concursos culturais que requerem maior engajamento do usuário.

/São mais práticos e demandam menos tempo dos usuários.

/Os aplicativos próprios para sorteios no Facebook (que são a única forma legal de realizar tais ações), só realizam o sorteio entre os usuários que curtiram a sua fan page, ou seja, para concorrer o usuário terá necessariamente que curtir a sua página.

/Em alguns aplicativos de sorteio, quando o usuário solicita participação no sorteio, o aplicativo também compartilha automaticamente na timeline do usuário que ele está participando dessa promoção, o que aumenta ainda mais a visibilidade.

Para atingir público qualificado

Ações que visam a conseguir mais fãs perdem no critério de público qualificado, ao passo que podem gerar uma desqualificação dos fãs, com curtidas de pessoas que só acessaram a página em função do sorteio e não tem interesse ou identificação com o seu conteúdo e não serão possíveis clientes.
Se o seu intuito é criar uma cartela de clientes, de fãs engajados com a sua marca e conteúdo, o ideal é a realização de Concursos Culturais:

/Geram mais credibilidade para a sua marca.
/Atraem público qualificado.
/Geram mais interação.

Para captar dados dos usuários

Obter os dados pessoais de usuários define a prospecção de futuros negócios. Através de sorteios realizados por Aplicativos no Facebook, não é possível o acesso a informações dos participantes como e-mail, telefone e localidade, o que é muito interessante para investir nesse público que já tem interesse nos seus produtos e serviços, enviando e-mail marketing, por exemplo.
Para criar uma promoção que permita o acesso a esses dados, uma ótima opção são formulários de cadastro criados no seu próprio site que também gerarão acessos ao seu site.
Nesse caso, o Facebook seria apenas um instrumento de divulgação, o que está dentro das normas de uso.

Aprenda a usar e escolher os aplicativos do Facebook para sorteios

Existem muitos aplicativos no Facebook para a realização de sorteios, dentre eles, os em português Sorteie.me e Yes!Ganhei se mostram muito eficientes e fáceis de usar.
Para utiliza-los:

/Esteja logado com o perfil que é administrador da fan page na qual será realizado o sorteio.
/Acesse a fan page do aplicativo escolhido. Ele irá solicitar o acesso às suas fan pages.
/Permita o acesso.
/Será adicionado à página escolhida, uma aba de “Promoções” ou “Sorteios” que é por onde os usuários poderão ter acesso as suas promoções.

Sorteie.me

Aplicativo sorteio no Facebook Sorteie.meO Sorteie.me permite com toda a facilidade que você crie seu sorteio editando as opções de data do sorteio, título do sorteio, descrição, regulamento, envio de imagem do sorteio e também possibilitando ou não que a promoção seja exibida na Lista de Promoções do aplicativo, permitindo que qualquer um que curte página do Sorteie.me visualize a promoção e também possa participar, o que amplia a divulgação do sorteio.

Tanto para quem já curtiu a sua fan page quando para quem não curtiu, o processo de participação no sorteio realizado pelo Sorteie.me é bem simples e basta acessar o link da promoção, permitir que o aplicativo tenha acesso a sua conta e clicar em “Quero participar”.

Para quem não curtiu a página, ele solicita que o usuário curta a sua fan page.
Além disso, quando o usuário participa ele automaticamente envia uma postagem na timeline do participante informando que ele está concorrendo ao sorteio.

Yes! Ganhei
Aplicativo de sorteio Yes! Ganhei

O Yes! Ganhei funciona de forma um pouco diferente e possui mais etapas para a participação. Além de curtir a fan page e permitir que o aplicativo tenha acesso a conta, o usuário precisa informar a localidade.

O interessante é que o Yes! Ganhei disponibiliza opções mais avançadas para serem editadas na criação do evento, como escolher um número mínimo de compartilhamentos do sorteio para que ele seja realizado, a localidade para qual a sua promoção é válida, permite o preenchimento para disponibilização dos usuários de informações mais detalhadas sobre frete, dias para reclamar o prêmios, além de opções pagas de divulgação no próprio aplicativo. Ele também informa ao usuário pelo e-mail cadastrado no facebook que ele está participando da promoção.

Na hora de escolher entre as opções de aplicativos de sorteio no Facebook, leve em consideração as suas necessidades, como informações relevantes que você precisa e quer obter e divulgar aos usuários e também o tempo que o usuário irá gastar preenchendo dados para a participação.
Lembre-se da usabilidade do aplicativo. Muitas etapas podem fazer com que o usuário desista da participação no sorteio. Quanto mais prático e simples, melhor.

Como fazer a divulgação da promoção

Após escolher o tipo de promoção que você quer realizar e criá-la, chega a etapa de desenvolver estratégias de divulgação do seu sorteio.

Independente de com que intuito ele foi feito, a divulgação na sua fan page do Facebook é fundamental para aumentar o alcance do sorteio.

O ideal é que você gere conteúdo interessante e compartilhável, dessa forma você incentiva que os usuários interajam com a sua marca e compartilhem o sorteio com os amigos porque realmente se identificaram.
Sendo assim, mesmo para quem optou por criar o sorteio em aplicativos para o Facebook, que já disponibilizam a opção de compartilhar o sorteio na timeline do usuário, é importante criar uma outra imagem para ser lançada diretamente na sua fan page que tenha um conteúdo diferente e relevante que cause impacto e chame atenção no seu publico alvo.

Você pode com tranquilidade sugerir na chamada da postagem que a imagem seja compartilhada com os amigos, já que esse compartilhamento não define a participação no sorteio, estando, então, dentro dos termos de uso do Facebook.

Tenha atenção também a quantidade de texto na imagem. Nunca tenha mais do que 20% de texto em imagens no Facebook, porque isso impede que os posts sejam promovidos.
Promova essa imagem e durante o período de inscrições para o sorteio, compartilhe-a na sua própria fan page de acordo a necessidade de divulgação, mas não seja repetitivo para não cansar os fãs. Intercale as postagens do sorteio com postagens de conteúdo novo e se lembre que se o sorteio engatar, ele se auto divulgará.

Concluindo

Para promoções certeiras, os concursos culturais são ideais, porque atingem o público interessado na sua marca e geram interação. Todavia, muitas vezes o período que temos para pensar, desenvolver, viabilizar, captar recursos e criar uma promoção é curto demais para o estabelecimento de um Concurso Cultural, que demanda tempo tanto para o usuário criar material para enviar quanto para que esse material seja analisado e o vencedor definido.
Sendo assim, na dúvida, siga o esquema:
Concursos Culturais e Sorteios no Facebook

Boa sorte!

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