Como identificar o tráfego de Twitter “escondido” no Google Analytics

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Twitter Analytics

Você provavelmente não está acompanhando pra valer todo o tráfego que vem do Twitter. Segundo apuramos, pelo menos 75% do tráfego do Twitter pode estar aparecendo como “direto” nos relatórios do Google Analytics.

O Google Analytics é, como sabemos, uma ferramenta muito completa mas em alguns casos não é completamente eficaz. Verificamos uma grande dificuldade em acompanhar o tráfego vindo do Twitter, porque uma parte significativa dos usuários do Twitter não utiliza o domínio twitter.com nem o redirecionador do t.co, mas sim mobile ou outros aplicativos.

Sabemos que o Google Analytics só é capaz de saber o tráfego quando há uma página de referência. Ou seja, basicamente o Analytics só é capaz de identificar tráfego que provém de um clique no browser ou de outras fontes, desde que esteja usando o sistema de tagueamento de URL, o que funciona muito bem principalmente em campanhas de e-mail marketing ou quando o tweet é de sua própria conta.

Mas não há vivalma que tagueie com o Analytics antes de compartilhar o seu link. Entretanto, podemos analisar esse tráfego e chegar à conclusão de que boa parte dele é do Twitter.

Como saber se o tráfego vem do Twitter?

Por “probabilidade”.

a) O tráfego direto institucional geralmente aponta para a home do site, inclusive a maior parte do tráfego de “favoritos” e “bookmark”. Por isso, é presumível que o tráfego direto para páginas internas venha do Twitter.

Para saber a página de destino do tráfego direto, basta clicar em Fontes de Tráfego > Todo o Trafégo >  (direct / none)  no Google Analytics. Depois, em dimensão secundária, depois escolha a opção “Página de destino”. Faça como na imagem abaixo:

Analytics: descobrir página de destino

b) Você pode analisar os links compartilhados através de uma ferramenta como HootSuite, criando um “Stream” para o seu domínio.com.br. Você também poderá descobrir manualmente pela busca do Twitter, mas não é muito eficaz.

c) Compare os dados de compartilhamento. Obtivemos as seguintes informações analisando ambos os relatórios um único dia  (coluna da esquerda é o HootSuite, da direita o Google Analytics), que decerto foram muito úteis, e ainda que o HootSuite infelizemente não seja 100% confiável deu para ter uma boa ideia.

Tráfego escondido no Analytics

 

Incrível, não é?!

Use a criatividade e você descobrirá muito mais informações relevantes com o Analytics em modo avançado.

Até o próximo post.

 

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