Como ser inovador em SEO e na sua empresa

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O post de hoje é para falar de inovação em SEO, mas antes precisaremos fazer um panorama geral da inovação do ponto de vista pessoal, do profissional, da empresa onde trabalhamos e conseguir levar isso para nosso SEO, com as técnicas mais atuais.

As SERP do Google hoje são muito mais conservadoras do que antes. Isso indica que o buscador é mais desfavorável a mudanças ou, como se diz, “em time que está ganhando não se mexe”. Por outro lado, suas inovações se dão em aperfeiçoar a visualização dos resultados já existentes, com rich snippets que são uma menina dos olhos hoje em dia.

As SERP mudam menos porque os seus resultados são de uma maneira geral muito satisfatórios para o que os usuários pesquisam. Os únicos resultados que têm grande variação referem-se a notícias e destes convém falar em um outro post, pois dá pano para manga.

O que eu quero, todavia, é desenvolver técnicas que permitam a inovação em SEO e chamar a atenção para pontos mal aproveitados e abrir meios de conseguir ficar bem posicionado mesmo para buscas cujos resultados são estáveis, seja porque os concorrentes têm investido em seus SEO ou porque esse mercado simplesmente não muda.

Mas isso começa antes, dentro de nós.

1. Mantenha um espírito inovador

Ícone de Steve Jobs, por  Susan KareA inovação começa dentro de você. Depois, em sua empresa.

O SEO de um site, portanto, deve refletir a sua empresa. De nada adiantar querer fazer um SEO inovador, com técnicas de SEO novas, se seu site também não inovar em nada. A aparência deve sempre corresponder à essência. Portanto, a primeira dica minha é inspirar-se em pessoas inovadoras e aprender com elas, mas nunca repeti-las e sim descobrir dentro de si o que elas descobriram dentro delas.

Recentemente li a biografia de Steve Jobs e pude perceber o percurso de suas ideias e como, mesmo nas situações ele jamais deixou de pensar em inovações, mesmo que elas só viessem a dar frutos lá na frente. Portanto, todo dia faça-se a pergunta: “O que eu posso fazer diferente? O que ainda não foi feito em meu nicho de mercado ou no mundo?”

2. Não seja paga pau de americano

Coco na PraiaO brasileiro é criativo, muito embora preguiçoso.

O que leva o brasileiro, em vez de desenvolver e aprimorar sua criatividade, a preferir na maioria das vezes ser medíocre e morrer na praia, preferencialmente tomando uma água de coco ou jogando frescobol, coisas que deveriam ser a recompensa pela criatividade e não as ações que levam a ela (porque não levam!).

Acho muito sintomático que boa parte das empresas de tecnologia e startups no Brasil, em vez de criar modelos de negócios que serão copiados lá fora, prefiram fazer o que se chama de plágio ideológico, onde se aproveita não só o modelo mas todo o espírito do negócio é copiado.

Aprender com os americanos, sim, porque eles fazem muito bem o trabalho deles. Mas aprenda o que permita a você criar por conta própria o que é único, mesmo que num ramo de negócios que já exista lá fora e no qual você obviamente irá trazer o know how já existe.

3. Não se mova de acordo com seus concorrentes

Robôs seguindo outro robôE esse é outro problema das empresas no Brasil. Se não copiam do gringo, copiam do concorrente. Se o concorrente lançou um produto, você o lança copiado e piorado; se o concorrente escreveu um post em seu blog, você o faz sem originalidade. O espírito inovador, porque vai revolucionar culturas empresariais retrógradas, tem de liderar e não ser liderado pelos seus concorrentes.

Se você tiver uma ideia que lhe pareça original e seu concorrente já tiver feito, pense e descubra algo que é essencial para aquilo e faça diferente, obrigando seu concorrente a imitá-lo e não o contrário.

Se não for possível, foque em descobrir novos produtos ou ideias e comece a conduzir pessoas que se interessam pelas suas propostas. É preciso ter um público empolgado e disposto a segui-lo!

4. Buscando novos públicos

Sherlock HolmesAí vem a importância das redes sociais, até mesmo para conseguir fazer um bom SEO.

Mesmo que sob alguns aspectos o peso da social media pareça muitas vezes imperceptível, de maneira nenhuma é ineficaz uma vez que a Internet é feita de relações entre pessoas, e são elas que falarão de sua marca, farão links para seu site, etc. Blogs continuam essenciais, mas precisam ser inovadores!

Se você quer inovar, precisa ter em mente o público-alvo para o qual inovará. Ao meu ver, uma boa maneira de encontrá-lo é dentro do Facebook com uma boa fan page, conteúdo às vezes divertido e outras vezes profundo, para sua empresa estar presente em todos os momentos na vida do cliente.

5. Anuncie no Facebook

Facebook AdsEu não gosto SEO só porque a visita é “grátis”. O que eu gosto é de resultados.

Por isso, para a sua fan page rapidamente obter um bom tráfego é indispensável atrair mais pessoas com os Anúncios do Facebook. Temos um post explicando como segmentar público-alvo no Facebook Ads, e acredito que você deveria dedicar-se seriamente a conseguir pessoas que queiram ouvir o que você tem a dizer!

Mas não basta trazer o público, é preciso fidelizá-lo.

6. Mantenha uma fan page movimentada

fan page do FacebookAí que está o “x” da questão e a prova dos nove. As fan pages não podem meramente ter conteúdo que linka para o blog, é preciso gerar movimentação interna simplesmente para valorizar a sua marca. Depois, pense em como levar o usuário ao seu blog.

Seguem algumas fan pages que considero inovadoras: Methodus (conteúdo motivacional), Criatives (publicidade), Search Engine Land (SEO), Johhnie Walker, Halls, dentre muitas outras. Veja também a nossa fan page.

Aqui não há muito o que posso ensinar num simples post. Aprenda com os melhores, depois seja único ao fazer.

7. Otimização Local

Local SEOAssim como o SEO está cada vez mais social, também está cada vez mais regionalizado. Com as recentes implementações do Venice Update, o Local SEO está mudando a valer. Tanto que os resultados estão deixando de ser os mesmos e começam a variar de acordo com a cidade onde se faz a busca.

O futuro está em, cada vez, maior segmentação. Com a segmentação, você alcançará o seu público e não perderá energia com pessoas que simplesmente ou não estão interessadas ou não irão adquirir seu produto. Procure estar bem posicionado para buscas relacionadas à sua cidade, ao seu bairro e, inclusive, a ruas próximas.

9. Rich snippets ou SERP optimization

Aqui temos uma novidade!

Falamos acima que muitas vezes a mudança nos resultados segue um processo conservador. Entretanto, o Google está investindo esforços seus para tornar as SERP um lugar mais dinâmico, melhorando a experiência do usuário, muitas vezes não precisando modificar seus resultados.

Os rich snippets são imagens, mapas ou avaliações (com estrelas), que podem aparecer para uma determinada busca. Ou seja, se o seu resultado parecer ter mais qualificações poderá receber mais cliques. Com isso, você receberá mais e melhores visitas, podendo subir no ranking pelo CTR acima dos concorrentes.

Alguns exemplos:

Nosso título otimizado para ser mais atrativo nas SERP:

Snippet SEO

Avaliação de um de nossos artigos recém-publicados:

Avaliação do filme Clube da Luta:

SERP do Imdb

O que interessante a SERP quando pesquisamos por Angry Birds para iPhone:

SERP Angry Birds

Há muito mais coisa vindo e em breve faremos um guia completo de rich snippet!

10. Ofereça-se para guest blog, receba guest blog

Guest blog (publicar no blog de terceiros, como visitante) pode ser uma excelente prática para conseguir bons links em sua estratégia de link building, mas também para angariar leitores.

Lembre-se sempre, sempre, que o ativo mais importante de um blog são os seus leitores, não seu PageRank.

Você também pode receber textos de autores conhecidos na área, fidelizando mais ainda seus leitores e ainda oferecendo a eles links de qualidade para sua navegação.

O blogueiro, o autor visitante e os leitores irão adorar.

Conclusão

A inovação vem de estarmos na vanguarda em alguma coisa, isso é óbvio. A inovação, vale lembrar, após ser implementada irá tornar-se velha. Portanto, para ser inovador é preciso ter um espírito inovador, em vez de lidar com a aparência de inovação, o que levará sempre à repetição de velhas fórmulas. Tendo um espírito inovador, ao contrário, permitirá inovar sempre.

Por isso, procurei mostrar neste post um desenvolvimento do senso de inovação segundo a minha visão: partindo de nós próprios, e chegando ao exterior. Apresentei, de maneira ampla, técnicas de maneira generalizada que hoje são fundamentais para conseguir mais destaque nas SERP, inclusive em segmentos concorridos.

Até a próxima!

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