Convertendo leads em clientes

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Já abordamos em posts anteriores a prospecção, o bom atendimento e a fidelização de clientes, temas de suma importância para o bom andamento dos negócios. Agora iremos refletir como tratar o prospect ou lead (potenciais clientes interessados no seu produto), quando este chega a nossas mãos.

Nos preocupamos sempre em bolar estratégias para a captação de clientes: campanhas na internet, revistas, jornais, telemarketing, promoções. E o que fazemos quando recebemos uma ligação ou um e mail de alguém interessado em nosso produto ou serviço?

Veja algumas dicas para transformar um lead em cliente e melhorar a conversão de suas campanhas.

Dicas para converter mais

– Para e-mails e formulários de contato, ser rápido nas respostas e no retorno é primordial. Lembre-se que provavelmente esse cliente irá consultar outras empresas, prontidão é um diferencial.

– Nem sempre o lead vai conseguir expressar com clareza sua necessidade num e-mail ou formulário de contato, retornar esse contato com uma ligação, se apresentar, ser simpático e se interessar pelo cliente é um grande passo para convertê-lo.

– Deixe a equipe alinhada no caso de alguma ação ou promoção específica, clareza nas informações dá segurança ao prospect.

– Nas ligações, não deixe o telefone tocar muitas vezes (até 3 toques é o ideal).

– Procure fazer as perguntas certas e entender o que o cliente está procurando, com as informações corretas você pode propor soluções que o surpreenda.

– Dependendo do seu ramo de atuação, realizar uma visita ao cliente faz uma grande diferença, apesar de todas as tecnologias existentes, nada substitui o aperto de mão e o olho
no olho.

Conheça sua empresa, saiba onde melhorar

Ninguém conhece sua empresa melhor do que você mesmo, identificar falhas e aprimorar o atendimento é essencial para que seu negócio continue tendo sucesso e o retorno de seu investimento em publicidade possa ser mensurável.

Boas vendas!

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