Segmentando anúncios no Facebook de acordo com interesses

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Criando anúncios no Facebook de acordo com interesses dos fãsDando continuidade ao assunto de meu último post, quando falava sobre como definir o objetivo de uma campanha no Facebook Ads, trataremos hoje sobre a definição do público-alvo dessa campanha. Basicamente, as questões que tentarei resolver são “para quem anunciar ?” e “como atingir essas pessoas?”

Tenha sempre em mente que para aumentar o CTR (Clickthrough rate) de seu anúncio, a sua segmentação tem que ser cada vez mais certeira. Isso significa que é preciso analisar as campanhas constantemente, identificar o que está dando certo e o que não está e investir baseado nos dados de sua análise, a exemplo do Google Adwords.

Vamos então as possibilidades de segmentação.

Segmentação: definindo o público-alvo da campanha

Algo muito interessante no Facebook Ads é que na hora de definir o público de sua campanha, você pode fazê-lo de diferentes maneiras. Para começar a definir para quem anunciar, tente se colocar no lugar de seu prospect (lead): o que ele estuda; que esportes ele gosta; onde ele deve se reunir com amigos; quais programas de TV ele assiste; o que ele costuma fazer no tempo livre. Em outras palavras, segmente seu público-alvo de acordo com seus interesses, de maneira relevante.

Esse é um trabalho que pode ser auxiliado com algum tipo de pesquisa, como um pequeno formulário no site (para e-commerces, por exemplo) ou mesmo conversas informais em seu estabelecimento físico (se o seu estabelecimento for físico). Novamente é vantajoso considerar uma ação conjunta de Email Marketing para obter essas informações e outros feedbacks. Além do mais, vale a pena analisar o perfil de fãs relevantes e descobrir interesses em comum, desde que esteja relacionado à categoria de seu negócio.

Ao estabelecer para quem anunciar, começamos a pensar em como chegar nessas pessoas, e é aí que vamos usufrui realmente das possibilidades de segmentação do Facebook. Coloquei aqui quatro possibilidades de segmentação na hora de montar a sua campanha que podem ajudar muito atingir o seu público-alvo efetivamente. São elas:

Direcionamento para interesses amplos

Esse tipo de direcionamento é o menos segmentado, e por consequência é o que tem o maior alcance de pessoas. Eu acredito que ele deve ser mais utilizado como ponto de partida para analisar os interesses específicos de seu público, pois apesar de atingir uma quantidade gigantesca de pessoas, ele pode trazer um grande fluxo de usuários desqualificados.

Ou seja, pode parecer que você está atirando para todos os lados, mas se estudar o CTR e relacioná-lo com o número de conexões e quantidade de interações na sua Fan Page (ou presenças em um evento ou conversões em seu site), você poderá filtrar melhor o seu target e partir para esse próximo estágio abaixo.

Direcionamento para interesses específicos

Aqui, conhecendo já melhor o seu público, você é capaz de selecionar uma lista de palavras-chave de interesses mais filtrados. Ao invés de anunciar para pessoas que curtem Literatura (o que seria um interesse amplo), você pode anunciar para aqueles que curtem  Literatura Brasileira, ou mesmo Machado de Assis, ou então Dom Casmurro, e quem sabe até a Capitu e Bentinho.

Elas com certeza atingirão esse público de maneira mais direta e efetiva aumentando o CTR e possibilitando que muitas vezes que gradualmente paguemos menos pelo clique – isso porque a plataforma do Facebook Ads reconhece que um CTR alto é sinônimo de anúncio relevante. Dessa forma, podemos manter o orçamento diário, ir aos poucos estabelecendo um CPC mais baixo e atingir mais e mais pessoas dentro do perfil que segmentamos.

Esse é um tipo de investimento constante para conseguir novos fãs que vale muito a pena.

Direcionamento para Fãs

Essa opção funciona muito bem para praticamente todos os tipos de campanha, por isso é sempre bom deixar um pouco de verba investida. Esse direcionamento faz com que seus fãs tenham contato tanto com as publicações de sua Fan Page, quanto com os eventos e promoções, várias vezes ao dia no formato de histórico patrocinado (localizado na lateral esquerda de sua página inicial).

É muito difícil pensar em um horário certo para publicar conteúdo no qual os fãs estarão online para ver o post em suas Time Lines. Portanto fazer um anúncio direcionado para os fãs é uma maneira de manter sua marca sempre presente em suas vidas online.

A única ressalva é a seguinte: lembre-se de periodicamente mudar os anúncios, pois uma frequência de exibições muito grande de um anúncio só pode perder interações

Direcionamento para amigos de Fãs

Assim como o seu perfil pessoal, os seus fãs estão conectados a milhares de amigos com interesses em comum, gostos parecidos, e por assim dizer, padrões de comportamento parecidos. E aí mora uma oportunidade muito grande de difundir o nome de sua marca em meio a consumidores fortemente potenciais.

Esses anúncios também aparecem no formato de Histórico Patrocinado, e inclusive mostram os amigos da pessoa para qual ele está sendo exibido que já curtem a página. Isso pode ser muito interessante pelos fatores da credibilidade e da curiosidade.

Considere sempre reservar também uma verba para anunciar para os amigos de seus fãs, pois como provavelmente muitos deles passarão a curtir a sua página também, o alcance de suas propagandas para um público qualificado irá se multiplicar. Com isso, seus conteúdos (sejam eles comerciais ou institucionais) adquirem uma grande chance de viralizarem na internet.

Conclusão

Essa segunda etapa na criação das campanhas é conhecida como o grande diferencial do Facebook Ads, e merece atenção. Com o objetivo já estabelecido e agora com o perfil de seus consumidores bem traçado e aplicado na segmentação da campanha, o próximo passo é a definição do conteúdo dos anúncios.

No próximo post, falarei sobre a escolha dos conteúdos, as imagens, e como criar os melhores anúncios nas possibilidades e limitações da plataforma do Facebook Ads.

Continuem acompanhando nossas postagens.

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