CTR de SERP na busca orgânica Google x Bing

Por ,
em

Mapa de calor - CTR de SERP na busca orgânica Google x BingA imagem ao lado é um mapa de calor. Ele serve para mostrar graficamente quais partes de um site recebem mais cliques. A imagem ilustra a SERP (Search Engine Results Page – a página de resultados da busca) do Google e quais partes da página tem uma maior taxa de clique (CTR – Clickthrough Rate).

Uma pesquisa realizada recentemente pelo grupo de consultoria e marketing digital americano Slingshot SEO mostrou dados comparativos entre os mecanismos de busca da Google e do Bing, revelando algumas informações muito interessantes. O estudo perpetua também a imagem da Google como líder no segmento, e explica por que o Bing ainda possui 6 bilhões de acessos mensais.

Um dado importante dessa pesquisa se refere às taxas de cliques (CTR) nos sites mais bem colocados dos dois buscadores. Na tabela abaixo, colocamos a porcentagem de cliques nos 10 primeiros sites apresentados pela busca orgânica (não é exibido o percentual de cliques em anúncios de links patrocinados). A partir desses números é possível estimar o aumento do tráfego para cada posição obtida em um trabalho de SEO.

Posição Taxa de cliques do Google Taxa de cliques do Bing
1 18,2% 9,7%
2 10% 5,5%
3 7,2% 2,7%
4 4,8% 1,9%
5 3,1% 1,8%
6 2,8% 1,7%
7 1,9% 1,3%
8 1,7% 0,6%
9 1,5% 0,6%
10 1% 0,4%

É importante fazer a ressalva de que esses números variam conforme o segmento ou categoria do produto ou serviço e  se referem aos EUA, mas nos provam, de qualquer forma, a relevância de ter a sua página posicionada nas primeiras posições. Se a sua empresa ainda não está bem posicionada, um trabalho de SEO pode ser a solução para que você ganhe mais visibilidade e participação no mercado.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento