Cultura de SEO: 3 dicas para implementar em uma empresa

Por ,
em

Dando prosseguimento ao meu último artigo sobre como tem se tornado mais importante a Cultura de SEO nas empresas, hoje compartilharei algumas dicas sobre como implementá-la, sobretudo em médias e grandes empresas – afinal de contas, nas menores o trabalho será muito mais simples.

Cultura de SEO vai além de contratar uma agência

A cada dia que passa, o SEO é um assunto mais em voga nas grandes empresas. Gerentes, diretores e presidentes estão entendendo a importância de se posicionar no Google e outros buscadores de forma orgânica para conquistar e se comunicar com seus clientes.

Mas ter uma cultura de SEO vai além de simplesmente contratar uma agência ou consultoria. Toda a empresa deve respirar SEO, a busca orgânica deve estar presente na estratégia e os colaboradores conhecerem as técnicas. E, naturalmente, a consultoria ou agência será fundamental nesse processo.

Não que a busca paga deva ser ignorada, mas a mídia conquistada é a melhor de todas, seja pelo custo ou pelo valor agregado. Vamos às dicas para que a cultura de SEO possa ser implementada nas empresas.

1. Tenha um evangelizador de SEO

Evangelizar é trazer a “boa nova”. Alguma coisa só mudar quando há uma pessoa evangelizando sobre alguma novidade, isto é, mostrando os benefícios e ensinando como as outras pessoas podem segui-la.

Para isso acontecer, o evangelizador precisará convencer as outras pessoas sobre como o SEO será bom para ela. Do ponto de vista organizacional, é importante que essa pessoa tenha ou venha a ter um cargo com autoridade para tomada de decisões. Afinal, as coisas só mudam quando alguém tem poder para isso.

2. Metas de SEO em vários departamentos

Após evangelizar sobre o SEO, será preciso traduzir os conceitos, ideias e melhores práticas em ações e resultados. É aí que surgem as metas, pelas quais uma empresa deve se orientar. As metas podem ser, naturalmente, desde palavras-chave importantes bem posicionadas, resultados de tráfego e vendas, mas também quanto por cento do tempo de um time de tecnologia está sendo dedicado a SEO.

3. Treinamento e presença contínua do SEO

Não podemos fazer que se toda a companhia ou departamento irá pensar em SEO, é preciso que os funcionários recebam treinamentos adequados sobre essas técnicas. Esse treinamento deve ser contínuo, e partir tanto de especialistas quanto de gestores, que irão liderar a empresa na caminhada pelos melhores resultados orgânicos.

Conclusão

As empresas de maior sucesso no ambiente digital têm uma forte cultura de SEO, como a Amazon, que foi batizada com técnicas de SEO (para quem não se lembra da história, leia este artigo), ou empresas como Globo.com, MercadoLivre, Rocket Internet, etc. Não tenho a menor dúvida que o SEO irá crescer cada vez mais nas empresas, mas que será um processo complexo, pois envolverá diversas pessoas e responsabilidades diferentes.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento