Dicas infalíveis de Link Building para sites comerciais

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Dicas de Link BuildingEm um artigo da semana passada,  conversávamos sobre a dificuldade de conseguir fazer link building de uma maneira ética e, ao mesmo tempo, gerando bons resultados.

Concordo plenamente que é muito mais fácil que sites não-comerciais consigam links e, ainda mais, links de qualidade. Assim como é relativamente fácil que grandes marcas, como a Apple, seja linkada na mesma medida que é amada e odiada por muitas pessoas. Mas sejamos realistas, reconheçamos que a maior parte de nós não está otimizando grandes marcas, mas “apenas” empresas que pensam grande e por isso investem em SEO.

No post de hoje quero compartilhar algumas formas simples de conseguir links que podem ser utilizadas para aumentar os backlinks de sites comerciais, ou seja, empresas que contratam o serviço de SEO. No gráfico abaixo, você pode observar como fazendo um SEO White Hat você pode aumentar consideravelmente o número de links naturais para um site comercial (mostro o milagre mas não posso mostrar o santo!).

Backlinks naturais

1. Abra um Blog Corporativo ou Publique artigos

Um blog corporativo tira aquele ar chato das empresas.

As pessoas normais não se sentem à vontade de linkar algo que pareça corporativo, engomadinho e de terno e gravata. Por outro lado, gostam de linkar tudo aquilo o que é informal sem deixar de ser sério. Porque as pessoas linkam outras pessoas, não outros sites. Ainda que as pessoas estejam manifestas em forma de informação e conteúdo.

Veja alguns tipos de artigos que atraem muitos links para sites comerciais:

– Informações com embasamento científico e sobre um dado científico;
– Estatísticas de toda a ordem e que ajudem em análises;
– Ensinar a fazer gratuitamente algo que é cobrado;
– Crie ou traduza um infográfico;
– Explique algo de forma criativa e bem ilustrada um conceito;
– Conte histórias interessantes relacionadas à sua empresa;
– Demonstre usos criativos de seu produto;

Todas as técnicas acima podem ser feitas por uma empresa. Mesmo o que ela ensina gratuitamente, pode trazer benefício comercial para a empresa visto que se poderia aprender de outro modo. Ou caso seja ruim para seu modelo de negócio, ela pode ensinar assuntos relacionados e não propriamente algo que afete as suas vendas.

2. Reúna todas as informações sobre um assunto

Insisto bastante que fazer guias completos sobre um assunto, que sejam ao mesmo tempo fáceis de entender e razoavelmente profundos, são uma boa maneira de conseguir links de qualidade.

As maneiras de colocar em prática isso são simples, embora dêem bastante trabalho. Veja como:

– Crie guias sobre um assunto;
– Delimite um assunto e fale tudo o que se puder falar sobre ele;
– Faça em uma página um “diretório” de outros sites que falam sobre um assunto (as pessoas gostam de linkar referências);
– Crie um e-book e deixe-o livre para download;
– Produza tutoriais;
– Produza vídeos;

Conclusão

Em SEO de nada adianta aprendermos muita coisa teórica se não trouxermos esse conhecimento para a prática. Essa distância entre o teórico e o prático mantêm o mercado brasileiro de SEO anos luz atrasado em relação de outros países. A solução de superar isso é pensando em técnicas simples e aplicáveis de link building com as quais o profissional de link building se sinta à vontade e desenvolva habilidades nelas.

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