Doorway Pages – Black Hat SEO

Por ,
em

DoorwayEssa semana o assunto de nossa aula do #openSEO são as famosas e temidas técnicas de Black Hat. Então, para começar a entrar no assunto vamos falar hoje sobre uma das mais antigas técnicas de baixo SEO que existem, o Doorway.

Doorway Pages são páginas personalizadas e otimizadas para uma ou mais palavras com grande quantidade de busca nos principais motores da internet. São criadas exclusivamente com a função de tentar manipular os buscadores criando portais diretos para outros sites.

O objetivo dessas páginas é bem claro, atingir um bom posicionamento na SERP (página de resultados) dos principais buscadores da internet através de combinação de palavras e frases-chave. Assim quando um usuário tentar acessar uma dessas “portas de entrada” ele será redirecionado de maneira direta ou indireta para outra página.

Existem duas características principais que essas páginas apresentam. A primeira está no conteúdo. Páginas de entrada geralmente possuem pouco ou nenhum conteúdo texto a não ser as palavras para as quais foram otimizadas. O conteúdo provavelmente também estará duplicado em todas as outras páginas do site, além de ser de péssima qualidade ou não ter lógica.

O segundo ponto está na otimização do site. As palavras-chave são usadas de maneira repetitiva e automática. Não há uma otimização para os usuários, toda e qualquer orientação na programação é feita diretamente para ser reconhecida apenas pelos algoritmos e mecanismo de busca.

Por que não usar o “Doorway”?

Se você ainda tem essa dúvida, a resposta é bem simples. Basta você se lembrar de que o Google não é bobo. As últimas atualizações de seus algoritmos foram desenvolvidas para identificar quando há o uso da técnica de Doorway. Após o reconhecimento o site será punido ou até mesmo banido das páginas de resultados.

Podemos observar nos tópicos traduzidos abaixo que o posicionamento do buscador em relação a essa técnica antiética de SEO é bem claro e direto:

Fonte: Google Information for Webmasters – Webmaster Guidelines

“Diretrizes de Qualidade – Recomendação específicas”
“Evite “Doorway” criadas exclusivamente para os motores de busca ou outras abordagens automatizadas, como programas afiliados com pouco ou nenhum conteúdo original.”.

Fonte: Google Information for Webmasters – Search Engine Optimizers

“Se através de técnicas de SEO forem criadas páginas de conteúdo fraudulento ou enganoso, como “Doorways”, o seu site poderá e será removido do índice do Google. Irrevogavelmente você é responsável pelas ações da empresa de otimização que contratar, por isso é melhor ter certeza de que você sabe exatamente quais serão realizadas.”.

Agora que você já sabe sobre essa antiga técnica de SEO já pode identificar e evitar a construção dessas páginas que só vão prejudicar sua otimização verdadeira. Fique ligado e aprenda mais sobre Blackhat na aula de hoje que vai ao ar às 19 horas.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento