“Dr. Google”: atualização do buscador em pesquisas relacionadas à saúde

Por ,
em

Uma nova atualização do Google modificou a distribuição das informações e também dos principais conteúdos apresentados na SERP. A partir de agora, as buscas orgânicas realizadas sobre algum tipo de doença ou distúrbio são exibidas com o auxílio do “Dr. Google”. A atenção ao tema se deve porque uma em cada vinte pesquisas realizadas no Google busca informações sobre saúde.

A ferramenta traz algumas modificações importantes na estruturação e na hierarquização dos resultados sobre o tema pesquisado. Um dos pontos mais chamativos é a apresentação do Knowledge Graph, um box que se assemelha aos quadros ilustrativos dos livros didáticos.

A ferramenta contém um apanhado de informações-chave resumidas sobre a patologia, distribuídas em uma espécie de índice, como, por exemplos, quais são os meios para obtenção do diagnóstico e aspectos do tratamento.

Todo o conteúdo informativo exibido pelo box do “Dr. Google” no Brasil foi elaborado em parceria com os médicos do Hospital Isrealita Albert Einstein, um dos mais renomados do país. Dessa forma, é possível que o resultado das pesquisas de um assunto tão delicado e importante parta de informações técnicas, concedidas por especialistas.

No caso de uma busca orgânica sobre o zika vírus, por exemplo, o “Dr. Google” emite o atual alerta de saúde pública decorrente da epidemia de febre zika, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.  

Outro ponto importante a ser observado é que o topo dos resultados de busca está destinado aos anúncios, como o anúncio para o repelente que está relacionado à palavra-chave zika vírus. Depois, as principais notícias sobre o tema pesquisado são exibidas e, então, começam a surgir as páginas mais bem ranqueadas sobre o assunto.

DOUTOR GOOGLE_ZIKA VÍRUS_ok

Mais uma atualização relacionada à distribuição da informação

Outra ferramenta semelhante, com conteúdo dinâmico especialmente organizado, já está em fase de testes, a fim de auxiliar pré-candidatos e eleitores nas prévias das eleições dos Estados Unidos, como vimos recentemente com o Google Posts.

Esse constante aperfeiçoamento na organização de informações, diretamente relacionado à experiência dos usuários, com um refinamento cada vez mais intenso na estruturação e na apresentação do conteúdo, confirma as tendências anunciadas por Behshad Behzadi, no SMX West 2016.  De acordo com o diretor de inovações de pesquisas do Google, o futuro das buscas caminha para o perfil de um assistente pessoal para cada um de seus usuários.

Cada vez mais apurados, os mecanismos de busca do Google demonstram uma inclinação ainda maior à responsividade. Esse tipo de ferramenta de busca vem disponibilizando as informações que os usuários buscam de modo mais intuitivo, coeso e fluido. Deste modo, vale a pena observar quais serão os próximos passos no aperfeiçoamento das estratégias de SEO e o seu impacto no marketing digital.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento