E-commerce lucrativo: o SEO é um grande aliado

Por ,
em

A dicotomia entre lucro e prejuízo é um dos grandes debates que envolvem o mercado do comércio eletrônico. Como todo mercado e novos negócios, o investimento sempre vem antes do resultado.

Porém, para atingir a lucratividade, o e-commerce, assim como qualquer empresa precisa de um diferencial competitivo – e o SEO continua sendo um dos principais. O SEO não é importante só porque ele gera 35% das vendas do comércio eletrônico, mas também porque é uma das mídias com o custo de aquisição mais baixo.

“Earned media”: o princípio da mídia própria

Comprar mídia é fundamental para que todo e-commerce tenha crescimento, mas a mídia paga não é melhor que as mídias digamos assim “gratuitas”. Entre aspas porque, como diria o economista Milton Friedman, “não existe almoço grátis” – afinal, o resultado do SEO ou de tráfego direto será consequência de uma série de trabalhos bem feitos, que dependem mais de qualidade que de budget.

A visita de um usuário que entra diretamente em um site, que chega por ações de relacionamento ou encontrando nos mecanismos de busca é muito mais qualificada e tem maiores chances de conversão.

Não é à toa, que a pesquisa do Trust Barometer 2016 apontou os mecanismos de busca como a mídia mais confiada pelos brasileiros.

SEO é, portanto, a “mídia ganha” cujas ações direcionadas a ela mais podem gerar resultados. Trata-se de uma mídia quase tão escalável quanto os links patrocinados (porque depende da pesquisa nos buscadores), e ao mesmo tempo quase tão qualificada quanto o e-mail marketing porque traz o usuário que pesquisou aquilo que o site tem.

 

Como aumentar o tráfego de busca orgânica com SEO

Recentemente, fui questionado por um gestor de um e-commerce sobre por que era necessário investir em SEO uma vez que a plataforma já vinha com as configurações de SEO.

Ele acrescentou que, após a migração para a nova plataforma, obteve um aumento significativo do tráfego orgânico; e disse ainda que o diretor financeiro da companhia iria questioná-lo sobre os resultados efetivos de SEO.

A resposta é que, em qualquer site, o SEO nunca terá fim. Embora seja fundamental que a plataforma do e-commerce tenha as melhores práticas de SEO, sempre será preciso a análise de um especialista para entender como está a indexação, a relevância e a autoridade das páginas, assim como do site como um todo. O SEO sempre pode ir mais a fundo, afinal para os mecanismos de busca podemos dizer que cada vírgula faz diferença.

 

Case de sucesso de SEO focado em rentabilidade

Para entender melhor como o SEO pode gerar resultados, veja o case da ViajaNet, agência de viagens online:

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento