E-commerce SEO: otimização de lojas virtuais

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E-commerce SEO: otimização de lojas virtuaisE-commerce SEO é o SEO feito em sites de e-commerce para obter as primeiras posições da busca orgânica com as páginas de uma loja virtual. No E-commerce SEO fica de forma evidente a importância do SEO de Performance comentado no meu artigo anterior, pois não basta estar bem posicionado para várias palavras, é necessário estar bem posicionado para as palavras que geram mais vendas.

Neste artigo abordarei etapas fundamentais de E-commerce SEO, tendo em conta que não há limites para o trabalho de SEO em E-commerce, bem como em outros segmentos.

Vamos abordar agora cada parte do trabalho de otimização de site de comércio eletrônico.

SEO on-page para comércio eletrônico

Alguns pontos básicos para um checklist de e-commerce SEO são:

Tag <title>  – O Título na página do browser (que aparece na parte superior do navegador) deve conter o nome do produto, trabalhar com as palavras-chave que tem mais busca de forma natural e ao mesmo tempo ser atraente, isso tudo de forma integrada  para que uma pessoa nunca veja como algo forçado, repetitivo ou sem sentido.

Title

A imagem acima do site Submarino (Iphone 4) é um exemplo de colocar no começo do <title> o nome do produto e as palavras que descrevem o produto. Todavia são considerados os primeiros 63 caracteres do <title>, pois são eles que aparecem nos resultados da busca do Google, depois vem reticências.

Headers (H1, H2, H3, etc) – O título da página com o nome produto no H1

Header H1

Palavras relacionadas ao produto no H2 e H3 da página do produto contribuem para a leitura da página para os usuários e fortalecem o campo semântico do produto na página.

Um exemplo interessante desse ponto é a página do iPhone 4 no Submarino que destaca no H2 itens como o Sistema Operaciona iOS 4, GPS e bússola digital, etc.

Header H2

Imagens – Mais de uma imagem em cada página de produto e todas com TAG alt com nome do produto e palavras relacionadas também aumentam a indexabilidade da página para a palavra-chave do produto.

URL amigável – A URL amigável contém o nome do produto ao invés de www.minhaloja.com.br/produto/37462t0324yr.  A descrição do produto específico e a categoria de produtos também mostra para as pessoas e robôs dos buscadores como o site é organizado.

O próprio Submarino utiliza URL amigável. A URL deles segue o padrão “domínio” + “produto” + “código do produto” + “nome do produto”

http://www.submarino.com.br/produto/110562291/celularesetelefoniafixa/celularesdesbloqueados/smartphone/iphone-4-apple-8gb-ios4-1ghz-5mp-gps-preto-desbloqueado-tim

URL amigável

Essa URL não é ruim, porém poderia ser melhor:

http://www.submarino.com.br/celulares-telefonia-fixa/celulares-desbloqueados/smartphone/iphone-4-apple-8gb-ios4-1ghz-5mp-gps-preto-desbloqueado-tim/produto/110562291/

O uso de hífen para separar as palavras da categoria (celulares-telefonia-fixa) evita que o segmentador do Google segmente as palavras de forma errada, então é possível assegurar a interpretação correta das palavras utilizadas. Se a plataforma exige colocar código do produto na URL, coloque isso no final da URL.

Arquitetura da informação – É um dos pontos mais críticos em e-commerce porque, devido a quantidade de produtos cadastrados, a quantidade de páginas pode chegar até a milhões (enquanto este artigo é escrito o Google indexou 471 milhões de páginas da Amazon.com e esse número continua crescendo…). Para que essas informações sejam acessadas da forma mais fácil pelos usuários e robôs dos buscadores é necessário agrupar os produtos por categorias e subcategorias que sejam auto-descritivas e formadas por palavras-chave com muitas buscas mensais.

Breadcrumb – A barra de navegação torna a navegação pelo site mais fácil e torna claro para a pessoa em que sessão do site ela está, permitindo acessar rapidamente páginas mais específicas de produtos ou páginas genéricas de tipos de produtos. Wallmart >> Eletrônicos >> TV >> TV LED

Breadcrumb - Barra de Navegação

Porém a melhor forma seria

Wallmart > Eletrônicos > TV > TV LED > TV LED Bravia Full HD 32

Código rápido de carregar – O tempo para carregar a página é um dos critérios avaliados pelos buscadores. A ferramenta do Google PageSpeed avalia o tempo de carregamento das páginas do seu site e mostra o que precisa ser melhorado.

A página do Iphone do Submarino tem uma pontuação total de 90 (sobre 100) na avaliação do PageSpeed, o que é uma boa nota, sendo que poderia melhorar alguns itens e ter carregamento mais rápido ainda.

Conteúdo original e relevância das páginas

Além do SEO on-page, é necessário que a página seja interpretada como uma página relevante para as pessoas nas buscas do Google. E como conseguir isso?

O primeiro passo é a publicação de conteúdo original nas páginas de produtos. Se o seu site de e-commerce só publica as mesmas descrições técnicas que vem no manual, (as mesmas informações que existem nos sites do seu concorrente), como você quer que a sua página seja mais relevante que a concorrência? Publique informações como ninguém publicou.

Outra forma de ter conteúdo autêntico é criar espaços para as pessoas publicarem esse conteúdo por você como os campos de avaliação do usuário.

A avaliação do usuário pode ser integrada com o padrão Schema.org e exibir Rich Snippet para cada página de produto. Veja como ficou a Apple Store no Google

Rich Snippet

Outra forma de incluir conteúdo original é inserir vídeos nas páginas do produto. Muitos vídeos de produtos podem ser encontrados no YouTube e várias lojas até criam os seus próprios vídeos de produtos como a Magazine Luiza.

Cliques nos botões de compartilhamento Facebook, Twitter e +1 aumentam também a relevância da página de cada produto.

Cadastro de Produtos

Não adianta ter todo um esforço em SEO on-page e off-page (aumento da relevância das páginas na internet) se o cadastro dos produtos for feito sem critérios. Cadastrar corretamente novos produtos é algo fundamental para estratégia de SEO, do contrário os esforços em Arquitetura da Informação não terão efeito. Esse é um dos pontos que muitas lojas pecam ao não criar procedimentos claros e bem definidos para o cadastro de novos itens.

Dinâmica de novos produtos

Relacionado com o cadastro de novos produtos está a dinâmica de constantes lançamentos de produtos, o que faz com que um cadastro bem feito hoje junto com a otimização da página possa gerar milhares de reais em venda ao longo de meses e até anos.

Como o Google considera também quem publicou primeiro uma informação, o fato de sua loja ser uma das primeiras a disponibilizar um produto pode também ajudar o seu site a obter melhores posições na busca orgânica.

É fácil de perceber a importância do trabalho contínuo de SEO para sempre otimizar novos produtos que são comercializados, bem como a otimização de produtos muito conhecidos que são líderes em vendas.

Conversão em E-commerce SEO

É interessante lembrar que uma página feita para conversão tem efeitos em SEO, como comentou a Lead Tech do Google, Maile Ohye. Consequentemente uma página de produto pensada em gerar conversões contribuirá para obter as melhores posições nas buscas do Google.

Muito pode ser feito para gerar vendas através da busca orgânica, e quem seguir as orentações descritas acima está no rumo correto para aumentar a receita da sua loja.

Boas vendas!

 

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