EdgeRank, o algoritmo social do Facebook

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Aumente o alcance de seus posts no FacebookVocê sabia que o Facebook possui um algoritmo que mede a relevância de suas publicações para determinar quais serão exibidas no feed de notícias de seus fãs e quais não serão? Pois é, é o chamado EdgeRank, que funciona de maneira muito semelhante ao PageRank, responsável pelo rankeamento de sites no resultado de buscas orgânicas do Google.

Conhecer bem os parâmetros do EdgeRank é essencial para desenvolver estratégias de Social Media e fazer com que os seus fãs estejam constantemente interagindo com a sua marca (o famoso Engagement). Por isso, no post de hoje, falarei sobre os três principais pilares que são avaliados pela rede social no momento em que você publica seus conteúdos.

São eles: Affinity (afinidade), Weight (peso) e Time Decay (tempo de decaimento).

Afinidade

Avaliar a afinidade de suas postagens significa analisar o histórico de interações de seus fãs com sua página individualmente. Isto é, o Facebook tende a apresentar seu conteúdo nas timelines dos usuários que possuem participação mais ativa na sua Fan Page: os que curtem mais, compartilham, comentam ou são tagueados.

É na verdade uma tentativa de apresentar para os usuários apenas o tipo de conteúdo que mais o interessa e prover uma melhor experiência de navegação dentro da rede. E tendo isso em mente, através dos novos insights do Facebook você é capaz  de visualizar o alcance orgânico de suas publicações e refletir se as informações que você está divulgando são relevantes para seus fãs.

Peso

No quesito peso, o algoritmo tende a valorizar o que é mais relevante para a rede em si, o que pode viralizar e a diversidade de formatos das publicações de uma Fan Page. Imagens, por exemplo, tem 22% de interação a mais do que vídeos e 54% a mais do que textos, o que as faz serem mais consideradas e terem um alcance orgânico maior.

Ou seja, o Facebook “prevê” as publicações que gerarão maior interação e manterão os usuários da rede conectados por mais tempo e felizes, dando maior peso para elas.

Tempo de decaimento

Você já deve ter percebido que, em sua timeline, as publicações de seus amigos ou páginas que você curte não são exibidas em ordem cronológica. Isso se deve, juntamente com outros fatores de relevância, ao tempo de decaimento dos posts.

Esse tempo de decaimento é como se fosse a vida útil de um post. Quando este pára de ter interações, ou mesmo não recebe interações e é rapidamente substituído por uma postagem mais atual, ele deixa de ser exibido. Fica aqui então uma dica: não publique uma infinidade de conteúdos em sequência, dê um tempo para que cada um possa se difundir naturalmente. Entretanto, seja presente e publique com certa regularidade.

Ação integrada: bom conteúdo + Facebook Ads

Infelizmente, o Facebook não divulga numericamente o EdgeRank de nossas páginas ou postagens. Mas como falei anteriormente, através dos Insights de cada publicação nós já podemos ter uma noção do que estamos fazendo de certo e errado: basta comparar o alcance orgânico durante um período de tempo determinado.

Mas se você realmente deseja impactar o maior número de fãs possível, seja com uma promoção exclusiva, um artigo muito interessante ou até mesmo uma imagem engraçada (mas que agregue valor para sua marca, é claro), o melhor a se fazer é uma ação integrada de bom conteúdo com anúncios de histórico patrocinado através do Facebook Ads.

Procure adequar a mensagem que você quer passar ao formato que mais agrade seus fãs e que gera mais interações (texto, imagem ou vídeo), publique em um horário oportuno e crie um anúncio direcionado para as pessoas que curtem a sua página. Dessa forma, o alcance pago complementa o alcance orgânico e a sua postagem atingirá a grande maioria de seus fãs.

Qualquer dúvida, grite!

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