Faça apresentações como Steve Jobs

Por ,
em

As apresentações de Steve Jobs
Steve Jobs é co-fundador da Apple, uma das empresas mais valiosas do mundo, empresário admirado e dono de uma fortuna de mais de 8 bilhões de dólares. Iniciou sua trajetória no final dos anos 70 e é responsável direto pela revolução dos computadores pessoais no mundo.

Seria fácil escrever linhas e mais linhas contando os feitos da vida de Jobs. Mas o que iremos abordar no texto de hoje são as apresentações e a forma com que o fundador da Apple as utiliza para encantar o público no lançamento de seus produtos.

Seja em reuniões com a equipe interna ou fornecedores; no lançamento de produtos ou serviços para clientes e prospects. O uso de slides (apresentações em Power Point, por exemplo) é imprescindível para ilustrar o conteúdo que queremos transmitir ou vender.

E é aí que podemos aprender (e muito) com Jobs. Conhecido por seu perfeccionismo, Steve Jobs tem na simplicidade sua maior arma. Suas apresentações são concorridas e os espectadores saem delas com a certeza de terem participado de algo único, inesquecível, além de verdadeiros fãs dos produtos apresentados.

Menos é mais

Apresentações em Power Point costumam ser previsíveis, cheias de números e estatísticas, que as tornam, quase sempre, desinteressantes frente ao espectador.

Veja um exemplo de como Jobs simplifica seu discurso, com um trecho de sua apresentação no lançamento do Mac book Air:

Steve Jobs apresenta o notebook mais fino do mundoO que ele PODERIA ter dito :
O Mac Book Air mede 0,4cm no seu ponto mais fino, com uma espessura máxima de 1,94cm.

O que ele REALMENTE disse:
“O notebook mais fino do mundo.”

Claro que as apresentações de Jobs são feitas em auditórios enormes para centenas de pessoas, que estão ali para vê-lo. No entanto, guardadas as devidas proporções, podemos trazer suas técnicas para a realidade do nosso dia-a-dia e tornar nossas apresentações mais dinâmicas e eficientes.

Faça você mesmo

Esse ano o autor Carmine Gallo lançou o livro Faça como Steve Jobs e realize apresentações incríveis em qualquer situação (Editora Lua de Papel), uma leitura bem interessante que traz as técnicas utilizadas por Jobs para construir suas apresentações e que nos inspirou para esse post.

Abaixo alguns pontos importantes que podemos trazer para nosso cotidiano e que podem nos ajudar em nossas apresentações:

– Planeje em analógico – antes de partir para o computador, esboce suas ideias num papel, converse com a equipe, crie um roteiro, isso irá facilitar bastante o restante do trabalho.

– Responda à pergunta: Por que meu ouvinte deve se interessar por essa/esse ideia/informação/produto/serviço? Após a conclusão, concentre-se para introduzir essa ideia no seu discurso.

– Procure criar slogans e frases sucintas para cada slide, que descrevam com clareza o que pretende transmitir, utilize palavras empolgantes e marcantes no seu discurso.

– Faça parecer fácil, refine e ensaie o máximo o conteúdo que irá apresentar.

– E para tornar sua apresentação cada vez mais vigorosa, inclua analogias, demonstrações, participação de parceiro, depoimento de cliente, videoclipes.

Ter paixão pelo que faz

Uma das características mais marcantes de Jobs é a paixão que ele alimenta por cada produto que lança, acreditar no seu produto ou serviço, ter um discurso firme e demonstrar paixão é fundamental para o sucesso de sua apresentação.

Mãos a obra!!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento