Como fazer SEO para o natal, a data mais importante para o varejo brasileiro

Diego Ivo
Diego Ivo

O Natal é a data mais importante para o varejo e deve ter cada vez mais participação do e-commerce, especialmente no novo normal imposto pela pandemia e pelo frete cada vez mais rápido

Papai Noel com Lupa

Para aproveitar as buscas em uma época sazonal como o dia das mães, das crianças ou o natal, que está a todo o vapor, o ideal é ter um cronograma e começar a trabalhar bem antes da data porque sabemos que os resultados de SEO vêm em médio e longo prazos.

Mas o longo prazo é sempre composto de pequenas e constantes ações de curto prazo. Por isso, dependendo da concorrência do seu mercado ainda é possível realizar hoje mesmo ações de rápidas em SEO, embora inteligentes, e aproveitar o período de natal para aumentar as vendas em seu site ou e-commerce.

Defina uma persona compradora e suas necessidades

Como o tempo que nos resta é curto, vamos mapear o público-alvo principal e concentrar nossos esforços em um público-alvo bem específico. Para gerar melhores resultados, recomendo focar principalmente em uma pessoa que está em momento de compra. Afinal, receber tráfego é sempre legal mas nada melhor do que gerar vendas com nossas ações.

Podemos pensar, por exemplo, em um marido de meia-idade que deseje presentear a sua esposa, porém não tem a menor ideia de qual presente de natal irá lhe dar. É neste momento que o site deve entrar para ajudar a resolver um problema que o usuário tem. E ainda por cima, aumentar as suas vendas.

Público-alvo: homem casado de meia idade, buscando presente para sua esposa

Persona: para dar um tom mais humano, vamos chamá-lo de João Roberto. Isso nos ajudará a entender como podemos ajudar o nosso amigo e, de quebra, melhorar o SEO do nosso site na época de natal.

Palavras-chave de natal

Agora que temos identificado o problema existente de nosso público-alvo, precisamos nos colocar no lugar do João Roberto e pensar como ele pesquisaria no Google termos relacionados à sua intenção, que é presentear a sua esposa.

Para isso, utilizei a ferramentas de palavra-chave, que trazem sugestões de termos de busca. Fiz uma pesquisa na ferramenta pelos termos ‘presente natal esposa’. Além disso, para complementar e encontrar outras ideias busquei por ‘presente natal’ apenas e entender a necessidade geral das pessoas.

Separei na imagem abaixo algumas sugestões e ideias de palavras-chave que achei interessantes:

Palavras-chave de natal

Como o conteúdo vai ajudar a sua persona?

Agora que conhecemos as necessidades do João Roberto e as possíveis palavras-chave que ele poderia utilizar para buscar no Google as dicas de presente para a sua esposa, podemos pensar em um conteúdo relevante.

Mesmo tendo uma persona aproximada de nosso público-alvo, podemos pensar nos diversos “joões robertos” ou mesmo que a esposa dele pode ter diversos perfis que não temos como prever, por isso podemos pensar em todos eles.

Tópico principal do conteúdo

Todo conteúdo deve ter uma palavra-chave principal, mas principalmente um assunto/tópico.

Pensando nisso, precisamos também pensar em um título atraente; neste momento, podemos aproveitar a categoria de produtos do site que estamos otimizando. Vamos considerar que seja do mercado de roupas.

Assunto: presentes de natal para esposa

Keywords

Head keyword: presente de natal esposa

Mid tail: ideias, criativos

Long tail: roupas, vestido, calça, ideias, sugestão, mulher, esposa grávida,

Estrutura e ideias de conteúdo

Para exemplificar, vamos considerar que o conteúdo criado será publicado como uma página estática dentro do blog ou do CMS da plataforma de e-commerce, como um conteúdo quente e que pode carregar um pouco de emoções.

Por isso, temos em mente que a página pode e deve abordar a questão afetiva, sem com isso abusar de um tom razoável e cair no sentimentalismo.

A página pode ainda abordar sugestões de presentes para cada tipo de mulher e virtualmente possível esposa do João Roberto.

A linha editorial do texto poderia ser no sentido de abordar a relação de um homem com uma mulher dentro do casamento e mostrar a importância da criatividade para manter o relacionamento vivo. Não se esqueça que temos buscas por temos como ‘ideias’, ‘criativo’, ‘sugestões’, etc. e que todos esses termos poderiam aparecer no texto.

Devemos também ser direto e ilustrar bem o artigo, pois haverá homens mais objetivos que não quererão saber de muito bla-bla-bla. Ou seja, ambos os públicos devem ser contemplados.

Montei uma pequena estrutura para se entender como tudo isso pode ser aplicado ao conteúdo que estamos criando:

Protótipo de Página

A imagem acima é meramente um exemplo; seguindo essa estrutura, pode-se construir um excelente conteúdo e que vai responder às necessidades de pesquisa de seu público-alvo. Com a inteligência em pesquisa de palavras-chave, será possível escrever o conteúdo dando prioridade aos termos de busca na estruturação do conteúdo.

Divulgação

Algo muito interessante de investir em SEO é que o conteúdo criado prioritariamente com o objetivo de alcançar melhores posições nos mecanismos de busca pode (e deve!) ser utilizado para se comunicar com os visitantes e clientes de seu site. Por isso, não deixe de divulgar o conteúdo seguindo, por exemplo, as seguintes ideias:

Site – Crie links internos para a página;
Redes sociais – Divulgue o conteúdo nas redes sociais;
Email marketing (CRM) – Se a sua empresa trabalha com segmentação da base ou tem alguma ferramenta de big data, poderia disparar um e-mail exclusivamente para homens acima de 40 anos e que são casados;
Link Building – Talvez seja difícil conseguir links a essa altura do campeonato; mas se a sua empresa tiver bom relacionamento com blogs, pode contatar alguns.

Conclusão

No gráfico abaixo, retirado do Google Trends, que representa o interesse pelo termo “natal” nas buscas do Google no ano passado, podemos observar que desde o mês de novembro até a semana do natal costuma haver uma constante crescimento nas pesquisas. Após a semana do natal, há uma queda considerável.

Gráfico do Google Trends

Como se pode analisar, o melhor momento para ter as ações natalinas bem definidas seria o mês de outubro e entre o mês de novembro e dezembro as ações planejadas deveriam ser executadas. Porém, sabemos que planejamento não é o forte do brasileiro e por isso há ainda uma grande oportunidade de angariar um tráfego significativo para o natal.

No caso do e-commerce, por conta do frete, o natal vai até o dia 18 de dezembro. Porém, não custa nada investir algum tempo em poucos dias para colher alguns bons frutos e entender como se poderá planejar melhor no ano seguinte.

Boas festas a todos!

* Este artigo foi escrito originalmente em 2014 e foi atualizado em 2020.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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