Facebook Ads: Fan Page, Evento ou URL externa?

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Facebook AdsO Facebook já se estabeleceu como a maior rede social de todos os tempos, e isso não é novidade para ninguém. O que realmente impressiona é a presença brasileira nessa rede social: dos mais de 800 milhões de usuários, cerca de 35 milhões são brasileiros. Aliás, o nosso país foi o que apresentou a maior taxa de crescimento dentro da rede de dezembro de 2010 para dezembro de 2011, cerca de 298%.

A possibilidade de impactar esse número de pessoas com a propaganda de sua empresa já seria motivo o suficiente para começar a trabalhar com anúncios no Facebook Ads, mas ao considerar as possibilidades de segmentação e os baixos custos de impressão, uma vez que há muito menos concorrência qualificada que no Google AdWords, essa tarefa de Social Media torna-se indispensável para uma empresa que quer consolidar a sua marca no meio digital.

É por isso que nesse post trataremos do primeiro passo para estabelecer estratégias eficazes de fazer propaganda dentro da plataforma do Facebook Ads: a definição do objetivo da campanha. Esse objetivo será nosso guia para uma posterior segmentação, filtro de conteúdo e inclusive de análise da efetividade da campanha.

Definindo o objetivo da campanha

Dentro do Facebook, a sua campanha pode ter basicamente três direcionamentos: uma Fan Page, um Evento ou uma URL externa (que pode ser o seu próprio site). Portanto, antes de começar uma campanha, os seus objetivos têm de estar bem claros e com metas realistas. Vamos abordar aqui alguns parâmetros que devem ser pensados para cada objetivo.

Fan Page

Fan pageObjetivo: angariar fãs para sua Fan Page

Se o seu objetivo for divulgar a sua Fan Page para conquistar mais fãs para a sua empresa, é interessante pensar em uma combinação de ações para atingir o máximo possível de fãs qualificados. Não vale a pena fazer campanhas de conteúdo genérico para conquistar milhares de fãs se a grande maioria deles não se interessar de fato pelo seu produto ou serviço, menos ainda compensa comprar milhares de fãs porque se tornará custoso segmentar seus próprios fãs em campanhas futuras.

É preciso conquistar fãs para aumentar a popularidade da marca na rede e gerar um engagement (experiência boa para o usuário que gera compartihamentos). Por isso, é interessante definir e estudar primeiramente o seu público-alvo para investir na segmentação certa.

Lembre-se sempre que a função de uma Fan Page não é abarrotar os seus fãs com promoções, lançamentos de produtos e informações institucionais. Você precisa conhecer bem o seu público e identificar padrões de comportamento para finalmente produzir um conteúdo que o agrade, chame a atenção e que fortaleça a imagem de sua marca.

– Comece a anunciar do mais específico para o mais genérico

– Anuncie para amigos de seus atuais fãs, pois há probabilidade de eles se interessarem

– Muitas vezes é possível anunciar para quem já curte seu concorrente ou empresas de determinado segmento

– Use imagens para criar engajamento e atrair o público certo

– Jamais anuncie para um público indiscriminadamente

Evento

Eventos FacebookObjetivo: divulgar um Evento

Ao divulgar um evento ou festa, é importante seguir a mesma linha de pensamento que você segue ao anunciar uma Fan Page. Não dê tanto valor a quantidade, e sim a qualidade, pois gastando muito menos é possível ter um retorno muito maior se é selecionado o público certo.

Ressalto também que um Evento no Facebook com diversas pessoas confirmadas não é garantia de sucesso. Mas com todos esses consumidores em potencial na mão, você pode passar a fazer postagens dentro da página do evento que incentivem a presença real dessas pessoas no dia. Bons exemplos são: vídeos teasers; fotos da arrumação do local; depoimentos; e até mesmo uma contagem regressiva, por que não?

URL Externa 

URL externaObjetivo: gerar leads qualificados ou receita em e-commerce

Ao direcionar o clique em seu anúncio para uma URL Externa, depois de tomar todos os cuidados com a segmentação, que me aprofundarei num post posterior, é essencial analisar profundamente para onde você está levando o usuário. Pense que o clique dele vale ouro, e você precisa pegá-lo pela mão e levá-lo até onde deseja ir sem interrupções (tome sempre o cuidado de tirar a campanha do ar caso o produto ou promoção acabe).

Portanto, pense bem em qual será Landing Page de seu anúncio, pois ela é um fator decisivo na escolha entre conversão e rejeição assim como a segmentação correta. O ideal é que essa página de destino sempre contenha o produto ou serviço que você está anunciando, para que o internauta não caia na sua Home Page e fique com preguiça de procurar o que ele queria.

Conclusão

Esse primeiro passo é fundamental para o sucesso de uma campanha no Facebook. Quando não se tem um objetivo bem definido, não se consegue medir o retorno dos investimentos e a sua estratégia de comunicação acaba ficando desestruturada e sem indicadores reais de eficiência. Porém, ao se definir com clareza, prazo e espectativa de budget, uma campanha de Facebook Ads pode ser muito efetiva e muito mais barata do que ações de branding tradicionais.

Nos próximos posts tratarei sobre os próximos passos para estruturar a sua campanha: a definição do público-alvo, a definição do conteúdo e como análisar os resultados.

Aguardem!

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