#GerenteSEO: gestão avançada, planejamento, formação de equipes e resultados

Por ,
em

Sobre a 2ª edição do #GerenteSEO, curso de gestão avançada de SEO, ministrado pela Conversion no primeiro trimestre de 2014

estudo-de -caso

No último final semana de março, tivemos a segunda edição do #GerenteSEO, o único curso de SEO focado em formação de profissionais de nível gerencial. Com o avanço dos algoritmos de busca e da própria Internet, o trabalho de SEO exige cada vez mais uma equipe multidisciplinar e preparada para lidar com desafios, bem como fazer planejamento e ter agilidade para focar nos pontos mais cruciais de acordo com a expectativa do cliente, seja o cliente interno, caso de uma empresa que faz SEO in-house, ou cliente externo, no caso das agências.

O #GerenteSEO contou com profissionais de SEO, gerentes de e-commerce e diretores de empresas interessados em focar numa gestão mais global das estratégias de SEO que estão sendo desenvolvidas, ou que poderiam ser otimizadas. O ponto alto do curso foi, sem dúvida, a hora de colocar a mão na massa e construir planejamentos que contemplam o curto, o médio e o longo prazo. Além disso, deu-se grande destaque à construção de equipes e gestão de pessoas.

Atualizado com as melhores práticas do mercado

diego-slide3

O #GerenteSEO contou com apresentações teóricas que visavam expor as melhores práticas do mercado e, principalmente, uma maneira de entender, de forma geral, o algoritmo de busca e sua relação com o usuário, visando colocar em prática o melhor trabalho. Do ponto de vista da análise, foram apresentados relatórios do Google Analytics que devem ter a atenção do profissional de SEO, para sempre buscar resultados de acordo com os principais KPIs. O trabalho de SEO em grandes sites também foi abordado, apresentando-se um planejamento e o foco das ações, bem como da integração da equipe de uma agência com o lado do cliente.

Método de Estudo de Caso

A metodologia de ensino utilizada foi o Método de Estudo de Caso, muito popular em cursos de escolas de negócios, porque coloca os participantes dentro de problemas que se encontram no mundo real. O formato em “U” da sala possibilita a interação e discussão de pontos de vistas diferentes, tirando do aluno respostas que ele tem para os problemas abordados. “Essa é uma metodologia que procura colocar a pessoa no meio do problema, para ela refletir conforme a situação e assim pensar em soluções práticas e inovadoras”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion e professor da turma.

Planejamento

Na hora do planejamento, a turma foi dividida em três times, cada um focando em um case diferente. Os cases traziam problemas muito específicos; e mesmo os que pareciam mais ‘fáceis’ contavam com desafios que deveriam ser contemplados na construção do cronograma. Todos os cases, entretanto, tinham de trabalhar com uma projeção de resultados e cronograma das principais ações do site a serem abordadas.

gerente2

A projeção de resultados e a definição de metas ajuda os alunos a desenvolver e aprofundar suas habilidades de enxergar em longo prazo. “O planejamento é um dos pontos mais críticos dentro do trabalho de marketing digital e de SEO especificamente”, observa Ivo, que se diz satisfeito com o crescimento da turma e também da mútua colaboração na construção dos projetos.

Formação de Equipes

Pessoas são fundamentais em qualquer organização, por isso, geri-las se torna um dos pontos mais críticos para garantir o máximo de resultados e um ambiente com pessoas qualificadas e compromissadas. Um dos desafios na gestão é a contratação de pessoas jovens que, embora mais familiarizadas com o ambiente digital, precisam ter foco e evitar problemas comuns causados pela falta de experiência. Os cases abordados traziam problemas típicos da gestão de pessoas e os alunos tinham de chegar a uma solução em conjunto, a fim de resolver os desafios propostos.

Ainda quanto à formação de equipes, foi abordada a questão do budget, incluindo impostos e funções necessárias para desenvolver os aspectos abordados no planejamento e no uso da metodologia Ciclos de SEO, que foi ensinada no curso e também é utilizada pela Conversion.

Metodologia Ciclo de SEO

ciclo-de-seo

Um dos grandes fatores de sucesso nos trabalhos da Conversion é a sua metodologia exclusiva, o Ciclo de SEO, que procura contemplar tanto um planejamento completo do trabalho e das estratégias, quanto lidar com os desafios do dia a dia e as mudanças que surgem, sejam pelas oportunidades, sejam pelas mudanças do mercado ou de fatores técnicos. Os alunos conheceram o Ciclo de SEO teoricamente e, no planejamento, puderam colocá-lo mais em prática, passando por todas as suas etapas cíclicas, a saber: 1) Planejamento Estratégico; 2) On-Page; 3) Gestão de Conteúdo; 4) Gestão de Autoridade e 5) Análise.

Consolidação do aprendizado

Em vários momentos do curso, os alunos participaram de exercícios onde tiveram de sair de sua zona de conforto para assim desenvolver habilidades essenciais para um gerente de SEO, como falar em público, tomar decisões no tempo correto, análise crítica, espírito empreendedor e visão global das variáveis envolvidas em uma conta, sejam aspectos de pessoas ou métricas de desempenho.

apresentacao2

Ao final do #GerenteSEO houve um projeto de conclusão desenvolvido pelos alunos, que, apresentado para toda a turma, foi avaliado em pontos específicos por Diego Ivo. Tratou-se do planejamento de um grande projeto que, focado em pontos gerais, abordou uma apresentação em forma de overview ao cliente, bem como estruturação de uma nova equipe apta a atender uma grande conta. Depois, houve a entrega do elegante certificado feito em aço escovado.  Assim, toda experiência adquirida no curso foi simbolicamente representada com um certificado a altura do curso e dos alunos.

certificado

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento