Saiba tudo sobre o primeiro #GerenteSEO

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Capa - #GerenteSEO

No último final de semana, aconteceu a primeira edição do #GerenteSEO, o único curso de formação executiva de SEO no Brasil, que contou com a presença de profissionais de destaque de agências e grandes e-commerces, bem como diversos empreendedores.

Utilizamos o Método de Caso, que eu conheci através do contato com escolas de negócios e profissionais que o utilizavam em suas exposições, e foi excelente para criar um ambiente de troca de conhecimento real. O feedback dos participantes foi muito gratificante!

O pressuposto do Método de Caso é que, em vez de exposições teóricas, às quais os profissionais estão acostumados, se utilizem problemas reais, para que a turma crie soluções inteligentes e os resolva. O ser humano conhece mais pela experiência do que pela teoria, explica Louis Barnes, autor do livro Teaching and the Case Method: Text, Cases, and Readings (Harvard Business Review Press), obra que serviu de referência no #GerenteSEO.

Parceria entre professor e alunos

Parceria Professor Alunos

O aprendizado só é possível a partir do momento em que o aluno quer aprender; e para que surja esse desejo de aprendizado, o professor, por sua vez, também precisa querer aprender com o aluno.

A educação deve existir para resolver problemas reais, não problemas teóricos e distantes da nossa realidade.

Desse modo, a verdadeira educação não está numa relação pura e simples de o professor ensinar e o aluno aprender. Principalmente, quando o objetivo não é desenvolver uma teoria, mas antes gerar condições e criar a experiência que tem um profissional com responsabilidades gerenciais.

SEO Avançado: técnicas e estratégias

SEO Avançado: teoria e prática

Ao longo das discussões, tivemos módulos de técnicas avançadas, sempre tendo em vista um uso estratégico desse conhecimento. Na imagem acima, apresentei alguns caminhos para extrair muito do Google Analytics, que é uma verdadeira “caixa preta” de segredos valiosos, informações de extrema importância.

Não deixamos de passar pelo Google Hummingbird, para entender o que o Google muda, e o que não muda. Dessa forma, os alunos estão preparados para construir estratégias de SEO que trazem resultados no curto, médio e longo prazos.

Além disso, houve toda uma revisão desde o SEO mais básico, até chegar ao mais avançado, segundo um percurso lógico único, o que unifica os conhecimentos da turma através de um conceito geral.

A importância de pensar e agir em equipe

Para criação do Planejamento Estratégico, dividimos a turma em equipes, que deviam construir isoladamente seus respectivos trabalhos. Para isso, tivemos salas exclusivas para ter o ambiente dedicado a cada equipe.

Equipe SEO

Reunião de Equipe de SEO

Em minha vida, houve alguns poucos professores com os quais aprendi muito e nem todos eles me explicaram teorias mirabolantes, mas antes me colocaram para pensar. Portanto, um dos objetivos principais do #GerenteSEO não foi o de transmitir a teoria do SEO, visto que isso era um pressuposto que os alunos tivessem, mas sim desenvolver o pensamento crítico para resolver problemas reais.

Estudamos o caso de um profissional que, muito jovem, assumia responsabilidades gerenciais, como ser responsável por gerenciar equipes, liderar  projetos complexos e demandas diversas em um cliente, como é o caso da TI, que é indispensável para a implantação do projeto de SEO e possui tarefas de todas as áreas da empresa.

Assim, foi explorado nos participantes a capacidade de tomar decisões complexas, algo tão exigido no mercado corporativo e fundamental também para um bom líder.

Outro ponto abordado foi a questão da Gestão de Autoridade e link building, que costuma ser uma dificuldade muito grande em profissionais de SEO, principalmente porque eles costumam ter um perfil técnico. A turma refletiu, discutiu e chegou a propostas interessantes para se desenvolver a prospecção de links qualificados.

Acelerando o ganho de experiência

Apresentando Projeto de SEO

A partir do momento em que se lida com problemas próximos do que acontece no dia a dia do trabalho de SEO, a turma precisou criar soluções para situações extremamente críticas e as apresentou ao restante da turma.

O interessante é que, em determinados momentos, parecia que o problema não tinha solução, até que surge uma sugestão quase silenciosa de determinado aluno. Essa sugestão foi a raiz da solução e a turma toda se envolveu, de modo que o professor apenas foi guiando a discussão.

É precisamente isso o que faz desenvolver e acelerar o processo de aprendizado; também é através de insights que surgem as resoluções dos desafios que temos diante de nós.

Networking e brindes úteis

Além do ambiente de aprendizado, tivemos um feedback muito bom a respeito do ambiente de networking. Um dos alunos, a propósito, comentou comigo que faria um novo investimento se soubesse que haveria pessoas do mesmo nível que o da presente edição. Focamos em brindes úteis e nosso time caprichou no certificado, para ele representar o significado real do curso. Ou seja, o #GerenteSEO é um curso focado em pessoas.

Dentre esses brindes, houve o SEOnote, um caderno no estilo “moleskine” que criamos só para se fazer SEO, que você pode conferir abaixo.

networking-seo

brindes-certificado

SEOnote

Gerentes e a alegria de uma boa apresentação

Próximas turmas

As próximas turmas do #GerenteSEO serão em 2014. Você pode fazer a pré-inscrição através deste link e será notificado antes de seu lançamento oficial.

Obrigado a todos os participantes e até a próxima edição!

PS: Criamos uma lista de e-mails exclusiva para os participantes. A ideia é que a cada edição cheguem novas pessoas, que irão participar desse seleto grupo.

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