Gestão de Redes Sociais nas empresas

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Gestão de Redes SociaisAs Redes Sociais fazem parte da vida diária de milhões de pessoas. Dos 10 sites mais acessados no Brasil, três deles são redes sociais (Facebook, Orkut e Youtube).

Diante da oportunidade de estar presente na vida de milhões de pessoas a questão que se apresenta é: Como estabelecer um relacionamento da empresa com clientes e potenciais clientes nas Redes Sociais?

As Redes Sociais mais importantes

Existem mais de 50 redes sociais com pelo menos milhares de usuários cada. Isso significa que você  e a sua empresa precisam estar presente em todas? É claro que não. Como tudo na vida, você precisa de foco. Concentre a sua atuação nas redes sociais mais importantes: Facebook e Twitter, além de ter um blog corporativo.

As pessoas passam em média mais de sete horas por mês no Facebook. É comum muitas pessoas ficarem conectadas no Facebook o dia inteiro, enquanto trabalham ou estão em casa. Isso é fácil de perceber na rapidez com que as pessoas interagem nos comentários e cliques no botão curtir. O valor de mercado do Facebook superou o valor de mercado de empresas grandes e tradicionais como Ford ou Boeing.

O Twitter é muito utilizado no PC e celular, o que faz com que as interações também sejam freqüentes e rápidas. O Twitter tem hoje mais de 300 milhões de usuários.

O Google Plus (+1) parece ser uma rede social promissora, mas ainda não tem páginas empresariais. Um dado surpreendente foi o breve tempo que essa nova rede social alcançou 20 milhões de usuários.

Redes Sociais

 

Para saber mais sobre o Google Plus leia o nosso post Como o Google pretende concorrer com o Facebook.

O valor dos Blogs Corporativos

O Blog Corporativo é outro canal de comunicação importante da sua empresa com as pessoas, apesar de não serem redes sociais. Os espaços para comentários dos textos de blog proporcionam muita interação com clientes e possíveis clientes.

O Blog é um local que você pode mostrar que você de fato entende do seu negócio, ganhando a confiança das pessoas da melhor forma: sem usar ferramentas de marketing. Você pode oferecer conteúdo mais relevante e em maior quantidade do que o conteúdo publicado nas redes sociais, de forma que o cliente sinta que aproveitou bem o tempo ao ler aquele post (artigo do blog).

Além disso, você pode mostrar a opinião da sua empresa e estabelecer vínculos com as pessoas que podem compartilhar a sua empresa com amigos e outras pessoas na internet.

Redes sociais e os seus clientes

A comunicação com o seus clientes atuais e em potencial é um dos bens intangíveis mais valiosos que você pode ter. As redes sociais permitem um relacionamento diferenciado entre as empresas e clientes: um relacionamento pessoal.

O relacionamento que você pode estabelecer diretamente com o cliente é muito mais valioso do que um  comercial de massa no intervalo do Jornal Nacional. Com o relacionamento pessoal você pode cativar diferentes grupos de pessoas com diferentes expectativas e necessidades, algo que um comercial genérico não consegue atingir.

Conseqüentemente, a sua empresa na internet deve desenvolver um tratamento individualizado e pessoal, não respostas padrão ou a simples publicação de ofertas de produtos e serviços.

Estratégia para Redes Sociais

A internet permite que a sua empresa alcance pessoas que não iria alcançar pelos meios tradicionais de publicidade impressa, rádio e TV. A visibilidade da sua empresa na internet é algo fundamental para conseguir novos clientes e aumentar as vendas, portanto o trabalho de SEO para colocar o seu site na primeira página do Google não pode ser desconsiderado.

O trabalho com Redes Sociais fortalece ainda mais a visibilidade da sua empresa na internet. Alguns indicadores para medir a influência da sua empresa na internet é a quantidade de acessos, comentários, seguidores e cliques nos botões “Curtir”, “Tweet” “+1”.

Veja agora as etapas que você precisa cumprir para garantir a influência da sua empresa nas Redes Sociais.

  • Definir o público alvo – faixa etária, sexo, cidade, classe social, interesses.
  • Descobrir a melhor forma de se relacionar com o seu público alvo – quais dias e horários, qual tipo de mensagem .
  • Falar e escutar o seu cliente – isso ajuda a fidelizar o cliente.
  • Publicar conteúdo relevante para as pessoas – não é eficaz somente publicar todos os dias um produto que você vende. É necessário falar com as pessoas de pontos relacionados com a sua empresa e aquilo que eles gostam.
  • O conteúdo deve ser conciso e significativo – não adianta um texto de 20 linhas para publicar no Facebook. Comunique a idéia central em poucas linhas.
  • Colocar o conteúdo dentro da Rede Social – isso vai aumentar as possibilidades de interação e as pessoas vão clicar mais vezes em curtir/tweet/+1.
  • Links do blog institucional nas Redes sociais – também inclua botões curtir/tweet/+1 na página do seu blog.
  • Estar atento às interações – você vai perceber a linguagem e os temas preferidos pelos seus diferentes clientes, permitindo compreender melhor o perfil dos grupos de clientes.
  • Estabeleça uma linha de publicação semestral – defina o que deve ser publicado ao longo do semestre e programe os posts do mês. Revise periodicamente a sua linha editorial.
  • Crie anúncios para públicos específicos – você pode definir quem vai ver o seu anuncio especificando faixa etária, sexo, cidade, interesses.

Redes Sociais e Rotina de trabalho

Quando você vai administrar a presença da sua empresa nas Redes Sociais um dos pontos é a dificuldade de conciliar a carga de trabalho existente e o tempo de trabalho oriundo das Redes Sociais. É exatamente por isso que Agência Conversion presta serviço de Redes Sociais para empresas, tornando o seu negócio uma marca conhecida na internet, sem aumentar a sua carga de trabalho existente.

Para quem quer estar presente nas Redes Sociais por conta própria, segue algumas dicas de rotina de trabalho.

Crie uma página no Facebook (fanpage) ao invés de criar grupos ou perfis – Os grupos tem recursos limitados. A página você gerencia com a sua conta pessoal do Facebook, não é necessário criar outro perfil, aliás ter dois perfis e contra a política do Facebook. Outras pessoas da sua empresa podem administrar a página também.

Coloque todos os dados de contato – não é útil você ser encontrado no mundo virtual e não encontrado no mundo real.

Coloque um layout profissional na página e inclua tabs – um layout bem feito gera uma boa impressão e tabs são eficientes para grupos de produtos e serviços oferecidos.

Acompanhar as interações – acompanhar quando o seu post ou tweet é comentado e se questionado sobre algo para responder prontamente e com um tom positivo, mesmo que seja um crítica recebida, isso é sinal de transparência e fica clara a idéia de que na sua empresa se busca fazer o melhor.

Acompanhar as marcas – acompanhar o que é dito da sua empresa e da concorrência em agregadores de mídias sociais como o Kurrently.com.

Encurte as URLs – ao incluir o link no post sempre utilize encurtadores que evitarão URLs (endereço de sites) enormes. A Conversion tem um encurtador de URL grátis que você pode utilizar.

Use gerenciadores de redes sociais – gerencie suas mensagens em um painel de mídia social como o HootSuite.com para ganhar tempo na navegação e publicação nas Redes Sociais.

 Sua marca na cabeça do consumidor

Uma das grandes vantagens da internet é que você pode atrair centenas, milhares e até milhões de usuários independentemente de ser uma empresa pequena ou grande, o que vai diferenciar é a sua estratégia e a execução dela.

As Redes Sociais são espaços privilegiados para fortalecer a sua marca na cabeça das pessoas, além disso os posts podem definir na imagem o cliente tem da sua empresa.

É importante evitar a ausência e o silêncio da sua empresa nas Redes Sociais. Todavia o mais importante é o auxílio que as Redes Sociais podem oferecer para a sua empresa entender melhor o perfil dos seus clientes. Isso vale ouro porque capacita a sua empresa para oferecer produtos e serviços mais alinhados com as necessidades e expectativas dos seus clientes.

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