Google Analytics para Mobile: comportamento de usuários do celular

Por ,
em

Mobile AnalyticsO Google informou que 3% a 10% das buscas feitas no Brasil vêm de celular e tem uma estimativa de que, até 2013, 10% a 25% do tráfego dos sites venha de dispositivos móveis. E você, analisa o comportamento dos usuários mobile em seu site?

O segmento Mobile

Google também revelou que 200 milhões de vídeos no YouTube são assistidos diariamente por celular. Inclusive, o Brasil é o quinto país com mais usuários de internet pelo celular, 76 milhões de usuários, segundo informações da International Telecommunications Union, Informa WCIS. Então temos um mercado com um potencial incrível para explorar!

Só em 2011 as buscas feitas por celular cresceram 600% no buscador Google e para os profissionais de SEO e PPC, um estudo da iCrossing de 2010 é muito importante: as posições 1 e 2 na SERP (página de resultados de busca) recebem 90% dos cliques.

Ok, todos esses números são impressionantes, mas como analisar o comportamento das pessoas depois que elas acessam o seu site? É sobre isso que vamos tratar agora.

Mobile Analytics

Mobile Analytics é o termo utilizado para descrever o trabalho de análise dos dados de navegação das pessoas em um site feito através de um dispositivo portátil, como o celular, smartphone, tablet e outros dispositivos portáteis que você acessa internet como o iPod.

A Google disponibilizou esse ano diversos recursos para quem quer fazer Mobile Analytics no Mobile App Analytics, um Google Analytics para quem possui aplicativos para celular. Porém, para a maioria das pessoas que tem um site e não comercializa aplicativos mobile, as informações que o Google Analytics fornece já permitirão  descobrir muito sobre o comportamento das pessoas no site.

Clique aqui para adicionar o Relatório do Mobile Analytics na sua conta do Google Analytics – você não vai compartilhar dados da sua conta, apenas vai adicionar um formato de relatório customizado, criado por mim e compartilhado para os leitores da Conversion.

Relatório do Mobile Analytics

Na primeira página você visualiza os números do tráfego vindo de dispositivos móveis, com informações sobre a marca, o aparelho, visitas, média das páginas acessadas por visita, média da duração da visita, percentual de novas visitas, taxa de rejeição (pessoas que saíram do site sem ter clicado em nenhum lugar) e quantidade de metas concluídas. Esses dados ajudam a identificar a facilidade ou dificuldade que as pessoas encontram no site, bem como o perfil de cliente que converte mais.

Quando você clica no Grupo de Métrica M-commerce (mobile commerce) você visualiza as vendas e a receita gerada por usuários com cada tipo de aparelho. Essas informações são muito boas pois se você vende mais para pessoas com iPad e iPhone, você pode criar anúncios que serão exibidos somente para eles, diminuindo assim o gasto das campanhas e aumentando a taxa de conversão.

Métrica M-commerce

Na aba Palavra-chave você descobre quais são as palavras que geraram conversão e receita através de celulares e outros dispositivos móveis. Ao clicar na palavra-chave você sabe quais são as Landing pages que tiveram mais resultados. Ainda é possível clicar na Landing Page e ver quais aparelhos as pessoas usavam.

Palavra-chave

Na aba Landing Page você tem as mesmas informações que a anterior, com a diferença que você visualiza as páginas que geram mais conversões e receitas. Uma estratégia de Mobile SEO é se concentrar nessas páginas que geram mais vendas, ao invés que querer fazer que todas as páginas do site sejam perfeitas para mobile, esse trabalho segmentado economiza esforços e garante bons resultados.

Mobile SEO

Ao clicar na Landing Page você descobre as palavras-chave que levaram para ela e depois clicando na palavra você descobre os dispositivos.

Com esse Relatório você consegue dar os primeiros passos de Mobile Analytics e pode visualizar as informações por diferentes ângulos. Para quem quer começar a medir o trabalho de Mobile SEO pode utilizar outro relatório clicando aqui para ver o comportamento dos usuários que vieram somente de tráfego orgânico.

Boa diversão para todos!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento