Google Disavow Links permite rejeitar backlinks negativos

Por ,
em

Disavow LinksO Google é realmente uma máquina que não pára de lançar novas ferramentas ou otimizar ainda mais antigas ferramentas. Tudo com uma única intenção, tornar a internet um lugar ainda mais seguro e confiável para as pessoas que usam frequentemente a web.

Prova disso aconteceu na última terça-feira. Já eram quase 2 horas da manha e os engenheiros da área de desenvolvimento de ferramentas do Google ainda estavam de pé tramando algo grande. Foi então que, justamente às 01:43 da manhã do dia 16 de outubro, foi ao ar uma nova ferramenta Google, o Disavow Links.

A extensão promete ser uma nova arma ainda mais eficiente contra back links que podem ser prejudiciais à relevância de um site. O Disavow links oferece ao proprietário do site a opção de rejeitar ou banir backlinks não naturais para os domínios que estiverem adicionados ao Google Webmaster Tools. Assim, você pode mostrar ao buscador que tal link não é natural não foi criado pelo proprietário do site e assim evitar um possível prejuízo no “rankeamento” do site nas SERPs.

Por que usar o Google Link Disavow Tool?

Basicamente, a ferramenta é uma nova segurança à integridade de um site. Mas segundo alguns especialistas na área, o Disavow possui duas principais utilidades que devem ser consideradas por todos os usuários da internet.

A primeira está na prevenção. A ferramenta oferece a possibilidade de bloqueio para diretórios, blogs de baixa qualidade ou com conteúdo suspeito, perfis falsos e até mesmo ligações suspeitas no “footer” de outros sites. Todos esses links são as principais formas de ataque a integridade de um site, o chamado SEO Black Hat.

Já a segunda razão que levará você a usar o Disavow links está na reparação de erros. Essa oportunidade é ideal para quem sofreu com ataques repentinos que prejudicaram o SEO de uma página e, consequentemente, perdeu posição nos principais buscadores da web.

Pode ocorrer também de você ter contratado anteriormente uma consultoria de SEO que fazia black hat e você recebeu punições pelo trabalho errado que fizeram no seu site. Então o Disavow pode ser utilizado pela nova agência de SEO que deve fazer somente SEO White Hat.

Você pode escolher por 3 diferentes maneiras para filtrar seus backlinks. Através do filtro algoritmos que é feito com auxílio das novas atualizações do Google, o Panda e o Penguim. A filtragem também pode ser feita em ação manual, onde é possível escolher entre vários graus de gravidade. E por último banir um domínio de backlinks.

É importante ressaltar essa ferramenta só deve ser usada por quem fez SEO Black Hat ou fizeram seu site. Então não é todo mundo que vai usar essa ferramenta. Outro razão é que a pessoa que for utilizar essa ferramenta deve saber exatamente o que está fazendo pois usá-la de maneira inadequada pode prejudicar o seu site ao invés de beneficiá-lo.

Passo-a-passo Disavow Links

Nova ferramenta GooglePara começar a usar a ferramentas e se livrar de vez de todos os backlinks indesejados que podem prejudicar o seu site é muito simples. Comece acessando a página Google Link Disavow Tool e selecionando o site para o qual você quer bloquear links.

Vale lembrar novamente que o site deve estar adicionado antes ao Google Webmaster Tools.

Após selecionar o site, uma caixa de diálogo vai se abrir e solicitar que faça upload do arquivo contento os links que você deseja bloquear. O formato do arquivo é bem comum e deve necessariamente conter uma URL por linha.

Um arquivo base para você usar pode ser como o exemplo a baixo:

# Tentei entrar em contato com o dono do site www.sitedespam.com no dia 7/1/2012 to

# pedir a remoção dos links, mas ele não respondeu

domínio: www.sitedespam.com

# O do site  www.sitedespam2.com removeu a maioria dos links, mas faltou estes

http:// www.sitedespam2.com/pagina2309.html

http:// www.sitedespam2.com/pagina95826.html

http:// www.sitedespam2.com/pagina892034.html

Todas as linhas que possuem o jogo da velha (#) serão consideradas pelo Google como linhas de comentários. Nelas você deve explicar o motivo pelo qual você está pedindo o bloqueio dos seguintes links. Mas cuidado, não conte uma história triste porque não vai colar. O ideal é você escrever comentários rápidos como “Pedi a remoção do link, mas não obtive resposta”.

As linhas que possuem a palavra “Domínio” são aquelas onde você adicionará a URL que deseja bloquear. Felizmente também é possível excluir links de páginas específicas de um site, no caso do exemplo são os 3 últimos links adicionados.

O Google aceita arquivos de no máximo 2MB e em casos onde é necessário realizar a atualização da pasta, o proprietário terá que fazer o download do arquivo, modificá-lo e fazer o upload novamente. Se quiser, arquivos em .csv também podem ser usados para fazer upload das URLs.

Para explicar ainda melhor todas as vantagens e objetivos que o Google Link Disavow Tool possui, a empresa lançou um vídeo de aproximadamente 10 minutos. Nele é possível ver e ouvir Matt Cutts, um dos responsáveis pela ferramenta, apresentando os novos recursos que ela oferece aos usuários.

E aí? Depois de ler todas essas informações sobre a nova ferramenta Google, quais sãos seus comentários?

Até o próximo post.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento