Google disponibiliza aulas para buscas avançadas

Por ,
em

Google Inside SearchPesquisar usando o Google se tornou um hábito. A ferramenta está tão inserida no nosso cotidiano que ao surgir uma pequena dúvida a respeito de qualquer tema, logo pensamos “vou jogar no Google”.
E para ajudar o usuário a ter resultados mais precisos de acordo com a necessidade, o Google está oferecendo cursos para buscas avançadas http://www.powersearchingwithgoogle.com , que são guias de como usar de maneira mais eficiente todos os recursos do mecanismo de busca Google e entender melhor o seu funcionamento. A versão original em inglês do guia inclui cursos com videoaulas e certificado de conclusão.

Por dentro da pesquisa

O guia possui uma versão em português, que foi traduzida ao pé da letra e se chama “Por dentro da pesquisa”. Infelizmente, essa versão não apresenta as aulas em vídeo, mas nela são apresentadas dicas e truques para melhorar buscas genéricas e também para obter melhores resultados em buscas específicas.
Para buscas genéricas, o Google apresenta de forma bem didática, começando pelo básico a caminho do avançado, soluções para executar buscas, como usar palavras-chave simples, considerar a linguagem e ortografia usada na web, a utilização de aspas para a pesquisa de termos ou frases exatas, até chegar a tipos de buscas mais específicas, como por determinados tipos de arquivo ou em determinado site:

Pesquisa simples Google
Também é ensinado como verificar o clima, ver a programação esportiva, a cotação da bolsa e até mesmo localizar a atividade de terremotos usando somente a busca do Google:
Pesquisa sofisticada Google Inside Search
A apresentação é muito instrutiva para os leigos, possibilitando até mesmo fazer testes, e também é muito interessante para quem já está familiarizado com o mecanismo de buscas, já que o Google também disponibilizou guias para ajudar quem está se programando para alguma atividade ou vai começar uma busca mais específica, indicando passo a passo por onde o usuário deve começar a pesquisar e mostrando buscas relevantes que ele não deve esquecer:

Pesquisa Google Inside Search
Além disso, todos os novos recursos de buscas do Google, que ainda podem não estar claros para todos, também são explicados:

Google Inside Search novos recursos

Cursos do Google de Busca Avançada

Mas o grande destaque está na versão disponível só em inglês. No Inside Search, são disponibilizadas aulas em vídeo para você desenvolver habilidades mais avançadas de pesquisa nos mecanismos de busca do Google. Atualmente, há dois cursos:

Cursos Google Inside Search
Power Searching: você acompanha as aulas no seu próprio tempo, aprendendo passo a passo com os vídeos que podem ser acessados a qualquer momento e respondendo as perguntas dos exercícios.
Advanced Power Searching: é um curso mais completo no qual o usuário tem aulas com uma comunidade de pesquisadores avançados em um nível mais sofisticado de buscas, podendo tirar dúvidas e ainda recebe um certificado de conclusão do curso. O Advanced Power Searching tem duração de duas semanas e começa no dia 23 de janeiro. Você ainda tem tempo para se inscrever no site!

Alguns motivos para o Google oferecer cursos

O Google tem bons motivos para oferecer cursos como esses, abaixo algumas possíveis razões:

– Educar e fidelizar os usuários: ao instruir os usuários para que eles obtenham melhores resultados usando as ferramentas de busca, o Google os fideliza, incentivando-os a usarem ainda mais os produtos Google.

– Descobrir o comportamento dos usuários: através das respostas dadas nas atividades relacionadas as aulas em vídeo, o Google avalia e tem resultados a respeito de como o usuário interage com os mecanismos de pesquisa. Ao responder o questionário abaixo, os alunos estão fornecendo uma informação valiosa para o Google:

Exercícios Google Inside Search

– Obtém informações e dicas privilegiadas: Ao participar de cursos com grupos de alunos que fazem pesquisas avançadas no Google, é provável que esses alunos façam “queixas” de problemas que encontram nos mecanismos de busca e também ofereceçam ou sugiram soluções que os funcionários do Google nunca pensaram antes e dessa forma, mais uma vez a empresa pode ganhar vantagem.

O vídeo a seguir, também disponível com legendas em português, mostra as inúmeras possibilidades de pesquisa no Google, todavia o que mais me chamou a atenção foram as primeiras frases ditas: “A primeira coisa que faço quando acordo é ligar o computador e abrir o Google. É a minha página inicial, é por aqui que eu começo.”.

E o Google continua na sua corrida para tornar acessíveis todas às informações de formas cada vez mais simples e intuitivas, fixando-se de forma irreversível na vida das pessoas, ao mesmo tempo em que obtém informações que se tornam uma vantagem competitiva para a empresa.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento