Google Keyword Tool, uma mão na roda para SEO

Por ,
em

Google Keyword Tool, uma mão na roda para SEOE aí galera, tudo bem?

Fiquei novamente muito satisfeito ao ver que várias pessoas curtiram o post sobre o uso da TAG Title na otimização on-page. Espero que minhas matérias sejam sempre de grande ajuda para todos os leitores do blog da Conversion. Este novo texto é sobre um dos maiores aliados de todos os SEOs: Google Keyword Tool.

O que é Google Keyword Tool

O Google Keyword Tool ou ferramenta de palavras-chave do Google é a mais conhecida forma de pesquisa de palavras-chave. É uma ferramenta desenvolvida pelo Google que oferece dados valiosos para a estratégia de SEO, como o número de buscas por palavras relevantes. Através dela é possível descobrir informações como CPC aproximado, a tendência de pesquisa pelas palavras ao longo do ano, número de buscas mensais e anuais de qualquer palavra.

Em resumo, essa ferramenta de palavra-chave pode e deve ser usada para alcançar e selecionar as melhores palavras-chave para se usar na otimização on-page e off-page. Só através dos dados fornecidos por ela é possível sair do “achismo” e obter valores reais da vantagens de qualquer termo e oferecer insights de como estruturar a informação no site.

Filtros da ferramenta de palavra-chave

Agora que você já sabe o que é e para que serve essa incrível ferramenta do Google, chegou a hora de saber a forma certa de configurar seus filtros de pesquisa para assim atingir de formar completa seus objetivos de SEO.

Se assim como eu, você é bem curioso e já deu aquela “fuçada” nas várias funções da ferramenta, provavelmente percebeu as avançadas opções de filtro disponíveis para configuração. É possível escolher alguns filtros que facilitarão sua vida na hora da pesquisa como escolher o tipo de dispositivo (PC, laptop, celular), o idioma e principalmente a região geográfica utilizados nas buscas do Google. Cada um dos filtros otimiza ainda mais a qualidade dos dados demonstrados.

Filtros da ferramenta de palavra-chave

A ferramenta de palavras-chave pode ser usadas para muitas coisas importantes na otimização. Você pode selecionar todas ou algumas informações adicionais para serem exibidas em sua página a partir do botão “colunas”  presente na lateral esquerda da página. Podemos, por exemplo, analisar a quantidade de buscas mensais e a tendência de buscas por palavras-chave, identificando palavras que são sazonais (exemplo “bronzeador”) e palavras que têm volume de busca constante (exemplo “cuidar da pele”). Esses dados são valiosíssimos na elaboração da estratégia de SEO, se estamos focados em algo que terá muita busca no próximo verão ou se trabalhamos focados em algo com um volume contínuo de buscas.

Configurando itens

Tipos de Correspondências de palavra-chave

Pronto, agora que já sabemos como configurar os filtros de pesquisas e também como selecionar as informações mais importantes para seu relatório de keywords, podemos passar para o último passo antes de concluir sua pesquisa: a escolha dos tipos de correspondência.

A última coisa a ser observada é também a que pode mudar mais drasticamente o conteúdo de suas informações. O Google disponibiliza em sua ferramenta três tipos de correspondência:

1 – Exata – buscas pelo termo exato diferenciando [casa] de [casas]

2 – Ampla – busca por termos relacionados, sinônimos, variações e também erros de ortografia. Ex.: casa, caas, casas

3 – Frase – busca por 2 ou mais termos juntos, incluindo a palavra-chave. Ex.: “alugar casa”, “como decorar minha casa”,  “casa para temporada”

Os resultados de palavras-chave exatas são exibidos dentro de colchetes [] para diferenciar dos outros tipos de correspondência.

Os resultados de palavras-chave ampla são exibidos sem nenhuma marcação.

Os resultados de palavras-chave frase são exibidos dentro de aspas “” para diferenciar dos outros tipos de correspondência.

Então para interpretar corretamente o Keyword Tool temos:

[casa] – quantidade de buscas na exata
casa – quantidade de buscas na ampla
“casa” – quantidade de buscas na frase

Tipo de Correspondência Exata

 

O termo quando pesquisado em sua forma exata ou completa, como é chamada por alguns dos SEOs do mercado, apresenta os resultados mais reais. Isso porque a palavra é buscada em sua forma concreta, sem erros ortográficos e associações com outros termos. Assim, conseguimos ótimas palavras para otimizar alguns importantes elementos On-page como a Arquitetura da Informação, o title e o H1 – elementos onde a palavra usada não pode conter erros nem variações em sua forma escrita. Para entender essa importância, a  palavra “carros” tem 450.000 consultas no Google, ao passo que “carro” (no singular) tem 110.000 buscas. Então é melhor usar no site a palavra “carros” do que “carro” porque é a forma mais procurada pelas pessoas.

Tipo de Correspondência Ampla

 

Já a busca com correspondência ampla exibe números surpreendentes, mas nem sempre são os melhores para o SEO. A correspondência ampla exibe a soma de buscas por palavras relacionadas, sinônimos, diferentes formas gramaticais e erros de ortografia. Por exemplo, a palavra óculos, quando pesquisada na forma exata possui cerca de 20 mil pesquisas mensais. Mas quando escolhido a forma ampla, o termo apresenta 100 vezes mais buscas, número resultante da soma de pesquisas por palavras como oculos, óculo, ócuol, oculso, etc. Acredite, essas nem são as piores formas buscadas.

Tipo de Correspondência Frase

 

O tipo de correspondências por “frase” exibe o volume de buscas por frases (2 ou mais termos) que contém a palavra-chave que você digitou. Continuando com óculos, alguns exemplos de frase são: óculos armani exchange, óculos oakley, óculos escuros masculinos.

Na maioria das vezes usar correspondência exata é mais útil e eficaz para os objetivos de SEO.

Espero que tenham gostado e que essas dicas ajudem a otimizar sua página na web. A última dica é aproveitar o Google Keyword Tool com o Keyword Planner que o Diego Ivo divulgou essa semana, assim você pode analisar melhor os dados e acompanhar o seu projeto de SEO.

Não esqueça de curtir esse post e tirar qualquer dúvida resultante em nosso fórum de SEO do #OpenSEO.

Um grande abraço a todos e até o próximo post.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento