Google Maps Indoors: uma nova forma de se relacionar com os espaços

Por ,
em

Google Maps IndoorsEm novembro de 2011, o Google lançou o Google Maps Indoors, aplicativo disponível apenas para Androids com a mesma funcionalidade do Google Maps tradicional, mas com uma grande inovação, a possibilidade de acesso a mapas de locais fechados.

Agora a grande novidade do Google, lançada em Novembro desse ano, é a disponibilidade desse serviço também para computadores, de forma integrada com o Google Maps.

A princípio o aplicativo para Android permitia o acesso somente a mapas de locais públicos, como museus e bibliotecas. A ideia foi implementada e agora é possível se localizar em locais como metrôs, aeroportos, shoppings, hospitais e universidades.

Isso se torna possível através do compartilhamento da planta do local no sistema de mapas do Google, o que pode ser feito por qualquer um de forma simples e rápida. O Google disponibiliza um tutorial de como executar o compartilhamento:Adicionar Plantas ao Google MapsEm plataformas móveis, o Google Maps Indoors possibilita o acesso à exata localização do usuário apresentando de forma simples tudo que há ao redor. O interior das instalações aparece segmentado por andares e setores, permitindo que o usuário tenha uma visão geral e detalhada do ambiente, se oriente e trace trajetos, exatamente como nas ruas no  Google Maps.

Em computadores, basta dar zoom no exato ponto do mapa no qual está sediado o espaço fechado e a planta completa se revela. No caso de shoppings, por exemplo, o mapa apresenta detalhes das lojas, praça de alimentação, banheiros e outros pontos de interesse do usuário.Mail of America Google Maps Indoors

 

Todavia, o serviço disponibilizado para desktops ainda não possibilita a transição entre andares muito dinâmica, como acontece nos Androids.

 

Andares no Google Maps Indoors para Android

O sistema ainda está na sua versão Beta e o Google não tem estimativa de quanto tempo irá levar até que haja a integração completa do Indoors com o Google Maps. O Google também não tem expectativa de como a versão estará no futuro.

O Google diz que muitas vezes o serviço já disponível do Google Maps era eficiente até certo ponto, mas ainda deixava a desejar por direcionar o usuário até o local desejado mas deixa-lo perdido dentro da instalação.
Segundo Steve Lee, gestor de produção do Google Maps, a versão Indoors veio para solucionar esse problema:

“Se você usar o Google Maps e pedir por orientações para o aeroporto, o sistema realiza um trabalho muito bom, mas quando você chega ao aeroporto há uma lacuna em branco. Esse lançamento se propõe a mudar isso.”

Aos que comumente se perdem em shoppings e ficam horas circulando sem achar a loja que procuram, ou aos que sempre vão parar no portão de embarque errado nos aeroportos, agora é possível ter acesso aos mapas antes de sair de casa.

Segundo o Google, o Indoor Maps já conta com mais de 10,000 locais em nove países diferentes. O serviço ainda não está disponível no Brasil, mas com a grande aceitação da novidade, a tendência é de que não demore muito até que também possamos contar com esse recurso.

Aos que estão ansiosos para o lançamento do aplicativo no Brasil, confiram a lista disponibilizada pelo Google com os locais em outros países que já possuem o sistema e procure-os no Google Maps para entender melhor a usabilidade do sistema Indoors.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento