Google Search Console: O Novo Google Webmaster Tools

Por ,
em

Profissionais e iniciantes da área do marketing digital com certeza já usaram, usam ou pelo menos já ouviram falar em Google Webmaster Tools, uma das ferramentas mais populares da internet para aumentar a visibilidade de conteúdo nas buscas do Google.

Há quase dez anos no mercado, quando, lá no início, a ferramenta permitia apenas a indexação de arquivos de sitemap, o Google Webmaster Tools tem agora um novo nome: Google Search Console.

Este é o resultado de uma série de pesquisas realizadas ao longo do ano passado que, segundo o Google, envolveu “os mais fiéis usuários do Google Webmaster Tools” e teve como objetivo “entender os papéis e objetivos dos usuários para tornar a ferramenta mais útil”.

O post publicado dia 20 de maio no Blog do Google para Webmasters diz o seguinte:

“Acontece que a ideia tradicional de ‘webmaster’ reflete somente em alguns de vocês. Para torná-la mais inclusiva e não desencorajar aqueles que não são webmaster, o Google decidiu mudar o nome da ferramenta.”

A mudança faz sentido, pois realmente o serviço não é utilizado só por webmasters. Estes representam apenas um dos vários segmentos de sua base de usuários. Ainda segundo o post:

“Temos vários perfis de usuários da ferramenta: curiosos, donos de pequenos negócios, especialistas em SEO, profissionais de marketing, programadores, designers, desenvolvedores de aplicativos e, obviamente, webmasters. Portanto, para termos certeza de que nosso produto inclui qualquer pessoa que se preocupa com Search, decidimos atualizar o Google Webmaster Tools para Google Search Console.” Abaixo, o novo logo:

Google Search Console

É importante lembrar que, recentemente, o Google também anunciou seu novo Search Analytics dentro do Search Console. E deverão ocorrer mais novidades.

O endereço de acesso é o mesmo, mas existe também uma short URL alternativa:  g.co/SearchConsole.

Com essa mudança estratégica, o Google espera atrair novos usuários que, por algum motivo, nunca tenham experimentado a ferramenta.

Para os iniciados, apesar de não haver nenhuma mudança substancial, é preciso estar atento a possíveis novidades. Por enquanto, vá se acostumando a usar a sigla GSC em vez do já clássico GWT.

Em breve, falaremos de outras novidades no GSC!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento