Guia de Compra Coletiva para Empresas

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Guia de Compra Coletiva para Empresas

Desde de 2009 a popularidade de sites de compra coletiva aumenta muito no Brasil. A essência do negócio é antiga:  sistema de cupons de desconto. Porém as possibilidades de divulgação da empresa e produto anunciados são incomparavelmente superiores às estratégias de marketing utilizadas anteriormente para cupons. Entenda os benefícios dessa ferramenta comercial, aprenda como criar a sua Estratégia de Marketing para Compra Coletiva e aumente a receita da sua empresa.

Como funciona compra coletiva

Site de compra coletiva foi o termo utilizado para traduzir deal-of-the-day site, o site que oferta o “negócio do dia”, cupons com descontos de até 90% para produtos e serviços.

  • Os cupons geralmente só podem ser comprados em um único dia e têm um prazo maior para ser utilizado.
  • A empresa que anuncia define uma quantidade mínima de venda de cupons e em quantos dias esse número mínimo precisa ser alcançado para que o desconto do cupom passe a valer.
  • Se a quantidade mínima determinada não for vendida os compradores não tem o valor debitado no cartão ou recebem o dinheiro de volta, isso depende do site.

Há muitos sites de compra coletiva no Brasil atualmente, onde são publicadas ofertas de modo geral e também há sites segmentados por cidade, regiões e perfil de consumidor, por exemplo empresários, público feminino, etc.

Benefícios para quem compra

Os usuários se beneficiam de um enorme desconto. Esse desconto é oferecido pela venda de um produto ou serviço em grande quantidade para muitas pessoas, o valor seria muito maior para adquirir individualmente o mesmo produto ou serviço. É possível você comprar cupons para a cidade onde você vai viajar, desse modo também se economiza. Outro benefício são as formas de pagamento seguras, como o Paypal e PagSeguro.

Benefícios para quem vende

O anúncio em sites de compras coletivas tem muitas vantagens para as empresas:

  1. É uma forma de obter uma grande divulgação com custo baixoos sites de compra coletiva têm de milhares a milhões de e-mails cadastrados que recebem novas promoções diariamente, além disso têm milhares de seguidores nas redes sociais como Facebook e Twitter. Um exemplo da quantidade de clientes potenciais que o anúncio consegue chegar diretamente é o Living Social, enquanto se escrevia esse  artigo o número de usuários ativos mensalmente na sua página do Facebook era 2.359.678.
  2. O anunciante paga apenas pelos cupons vendidos – após ter alcançado o número mínimo de vendas definidos pelo anunciante e paga-se uma comissão para o site por cupom vendido.
  3. Explorar ao máximo os consumidores locais – consegue-se atrair muitos novos clientes locais que podem voltar a comprar produtos e serviços.
  4. Os clientes atraem novos clientes – alguns sites de compras coletivas tem um sistema no qual se uma pessoa que compra um cupom e faz com que três amigos comprem o mesmo cupom, a primeira pessoa não paga nada, isso estimula as pessoas a fazerem a divulgação pela empresa.
  5. É um veículo de marketing que pode ser explorado por empresas de todos os tamanhos – desde micro empresas até multinacionais utilizam sites de compra coletiva para anunciar suas promoções.

Todos esses benefícios podem ser mal aproveitados ou até se tornarem problemas se não for elaborada uma estratégia para anunciar em sites de compra coletiva.

Criar a Estratégia de Marketing para Compra ColetivaComo montar a sua estratégia para anunciar em sites de compra coletiva

O grande objetivo dos anúncios em sites de compra coletiva é obter novos clientes e indicações de novos clientes que você precisará fidelizar no primeiro contato, por isso que é necessário planejar bem as ações de fidelização.

Quando usar site de compras coletivas

Algumas situações da sua empresa podem ser melhoradas com o auxílio de anúncios bem planejados em sites de compra coletiva.

  1. Se as vendas da sua empresa estão estacionadas
  2. Se as iniciativas de marketing não estão dando os resultados que você pretende. Veja outras estratégias eficazes como Otimização de Sites, Links Patrocinados e Email marketing.
  3. Se as suas vendas caíram e você precisa de uma ação imediata para aumentar a movimentação.
  4. Se você aumentou a estrutura da sua empresa e quer explorar os segmentos que não opera com capacidade total, ou tem dias da semana que não utiliza toda a infra-estrutura e mão-de-obra.

Como anunciar

Os sites mais famosos e que tem o maior número de contatos e seguidores nas redes sociais são o Groupon.com.br, Livingsocial.com, PeixeUrbano.com.br e ClickOn.com.br, mas muitas vezes um site de compras coletivas para um determinado público pode ter muitos resultados bons. Para anunciar nos sites de compra coletiva é bem fácil, você se cadastra no site e clica na parte de “Seja Parceiro” ou palavras semelhantes (no Groupon você clica em perguntas frequentes e depois clica em”Quero ser parceiro”). Uma vez feito isso você pode simular um anúncio. Veja mais informações nos tópicos abaixo.

1. Análise do mercado

As regras de anúncio podem mudar um pouco de site para site, por isso vale a pena comparar o funcionamento do site onde você quer anunciar e a sua concorrência.

  • A cidade que o site atua e se tem segmentação por região ou não.
  • O segmento de mercado que atua – se é geral ou específico, por exemplo compra coletiva de viagens.
  • A quantidade de emails cadastrados no mailing do site e a quantidade de seguidores nas redes sociais.
  • O percentual da taxa cobrada pelo site – é cobrada uma taxa entre 30% e 50% do valor de cada cupom vendido.
  • Os anúncios feitos pelos concorrentes da sua empresa e os preços ofertados.
  • A quantidade de cupons vendidos pela concorrência.

Após analisar os pontos acima e com o conhecimento do seu negócio você já tem uma idéia de quantos possíveis compradores você terá.

2. Definir um orçamento para a campanha

É necessário fazer os cálculos corretamente para que um futuro lucro não se torne um prejuízo. Então contabilize:

  • O preço de venda do cupom.
  • O custo da venda (incluindo gastos adicionais, caso necessário, para mão-de-obra temporária, estoque extra, etc).
  • A taxa paga para o site de compras coletiva.
  • A taxa da operadora de cartão
  • O lucro líquido

Com o orçamento para campanha você irá escolher o melhor site de compras coletivas para anunciar a sua empresa, procure fazer cotações em diferentes sites para ter acesso a mais detalhes de cada site.

Planejar o orçamento é fundamental para definir quanto de lucro você pode ter e quanto de despesa você pode ter, sendo que no mínimo a campanha tenha lucro zero e promova uma boa divulgação.

3. Criando o anúncio perfeito

Para atrair muitos clientes que irão voltar a consumir seus produtos e serviços você precisa:

  • Anunciar algo que você faz ou vende muito bem – como esse vai ser o primeiro contato com muitos novos clientes eles precisam ficar com uma excelente impressão da sua empresa, o que vai motivá-los a voltar a comprar.
  • Para maximizar o retorno da oferta procure anunciar produtos que podem ser vendidos com um desconto expressivo porque você tem uma percentual de lucro alto sobre eles.
  • Faça um anúncio com clareza e objetividade explicando o seu produto.
  • Utilize o Google Analytics e código Adwords para medir a conversão de clientes. Habilite também o Google Remarketing para aumentar as conversões.
  • Ao clicar no link da sua empresa no anúncio a pessoa deve ser levada a uma página específica do seu site com mais informações sobre o produto ou serviço anunciado, não para a página inicial do seu site.  Acrescente um formulário de contato nessa página porque é mais uma oportunidade de fazer prospecção de clientes.
  • No regulamento do anúncio especifique que para fazer uso do cupom é necessário que o comprador indique antes um amigo. Isso irá gerar no mínimo dois prospects de uma única venda.
  • No regulamento especifique os dias e horários que o cupom pode ser utilizado e que é necessário agendar a utilização do cupom. Escolha os dias e horários de menor movimento da sua empresa porque assim você utiliza mão-de-obra ociosa.

4. Planejar o atendimento dos clientes

Além de especificar os dias e horários menos movimentados que o cupom pode ser utilizado e a necessidade de agendar a utilização do cupom outras questões precisam ser previstas:

  1. Quantos clientes a mais a empresa é capaz de atender?
  2. Há funcionários treinados suficientes para atender à demanda extra? É necessário contratar mão-de-obra temporária?
  3. Há linhas de telefone para agendar as reservas?
  4. A quantidade de material em estoque é suficiente?
  5. Qual será o investimento necessário para atender a demanda extra?
  6. Determine o máximo de clientes que você pode atender e o máximo de produtos que você pode vender. Após o lançamento da campanha fique de olho no número de cupons vendidos para suspender a campanha quando o máximo for atingido e você não tenha que oferecer mais do que tem condições.

Muitas empresas não planejam o atendimento e por isso recebem muitas de reclamações de consumidores insatisfeitos, muitos reclamam em sites na internet o que pode prejudicar a imagem da empresa e o que foi feito para atrair clientes acaba afastando. O Planejamento de clientes é um aspecto essencial para o sucesso da campanha.

Fluxo de Caixa futuro

Ao fazer um anúncio em site de compras coletivas você pode ter um aumento na receita imediato, porém os clientes podem consumir os cupons ao longo de meses, vai depender de como você redigir o regulamento e de como a sua empresa vai controlar atendimento de clientes através de agendamento. O que importa é considerar que a alta receita de agora pode estar relacionada com o aumento de gastos ao longo dos próximos meses, ou seja, parte ou toda essa receita adicional está alocada para custos futuros e você não deve gastar esse dinheiro para evitar problemas de caixa.

Provavelmente o aumento da receita estará associado também aos outros produtos vendidos, por exemplo, uma pizzaria faz um anúncio para determinados tipos de pizza e quando os clientes consomem essa pizza eles compram bebidas e sobremesas que não estão no cupom, gerando assim uma receita extra.

Aumente a divulgação da sua empresa

Seguindo todas as etapas desse Guia de Compras Coletiva para Empresas você pode fazer a sua empresa decolar, o importante, como foi dito algumas vezes, é planejar bem e você terá excelentes resultados por um custo baixo.  Há muitos cases de sucesso de empresas como Gerdau, Unimed, Telemar, PlayCenter, Cinemark e o próximo pode ser a sua empresa.

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