Keyword Planner (KP) – Planejamento de palavras-chave para SEO

Por ,
em

Keyword Planner (KP)Keyword Planner (KP) é uma ferramenta de SEO muito simples que ajuda você a gerenciar e acompanhar suas palavras-chave em um projeto de SEO de maneira objetiva e pode, inclusive, compartilhar com o seu time através do Google Docs. O (KP) é gratuito e conta com duas versões, o (KP) Full, para usuários avançados e intermediários, e o (KP) Lite, focada em iniciantes.

O (KP) é perfeito para acompanhar estratégias de SEO e ter uma visão completa e fazer um diagnóstico de maneira clara. Através do (KP), você poderá definir objetivos, fazer o planejamento das ações (através de anotações) e mensurar os resultados. Seu objetivo é que seja simples e está longe de substituir um gerenciador de projetos completo, como o Basecamp. Na verdade, complementa-o.

No trecho abaixo do vídeo da quarta aula de SEO falo do (KP):

O (KP) é uma planilha do Google Docs e pode ser livremente copiada, alterada e distribuída. O objetivo é que ela ajude a organizar o seu trabalho.

Screenshot do Keyword Planner (KP)

Como usar

Uma vez que é uma planilha do Google Docs, basta você ter algum serviço como Gmail ou Disco ativado, e seu funcionamento é semelhante ao de outras planilhas, sendo organizado por linhas e colunas. Ele trabalha com as seguintes colunas e segue abaixo a explicação sobre recomendação de seu uso:

Head tail

Só disponível na versão (KP) Full

Serve para manter referência da palavra-chave head tail. É especialmente útil para você saber a que palavra aquela se submete. Isso também pode ajudá-lo a fazer a arquitetura da informação de seu site.

Palavra-chave

É a coluna mais importante e diz qual a palavra-chave que você está otimizando.

Posição: de 1 a 100

Muito útil para você fazer a consolidação, mensal ou semanal, de seus rankings no Google.

Objetivo: TOP1, TOP3, TOP5 ou TOP10

Use TOP1, TOP3, TOP5 ou TOP10, de acordo com seus objetivos de posicionamento. Nunca otimize para ficar na segunda página, assim como não convém otimizar todas para ficar na primeira posição no começo. Seja ambicioso, mas seja realista.

Status: Otimizando, Guardando ou Futuro

Parte muito importante da metodologia. Defina o status de trabalho daquela palavra-chave: Otimizando, Guardando ou Futuro. “Otimizando” serve para as palavras-chave nas quais você está trabalhando; “Guardando” para aquelas que você já atingiu o objetivo, mas tem de acompanhar para ver se não há alteração ou exige novos trabalhos (se voltar a trabalhar em alguma, mude o seu status); e “Futuro” serve para palavras-chave que você tem em seu site e pretende otimizar em algum tempo no futuro.

Concorrência: A, B ou C

Classifique a concorrência, de acordo com uma relação entre volume de buscas e dificuldade em A, B ou C.

Prioridade: 1, 2 ou 3

Defina a prioridade de suas palavras-chave: tenha poucas palavras-chave nível 1, algumas palavras-chave nível 2 e várias palavras-chave nível 3.

Página: /diretorio/pagina.html

Tenha de maneira acessível a página à qual aquela palavra-chave se refere.

Volume de busca Exata

Saiba o potencial de buscas mensais de suas palavras-chave, de acordo com o Google Keyword Tool.

Volume de buscas Ampla

Só disponível na versão (KP) Full

Mesma função do recurso anterior, porém é apenas outra métrica.

Download / instalação

Escolha a sua versão abaixo. Abrirá uma página no Google Docs, basta ir em Arquivo > Fazer uma Cópia e salvar em sua conta Google.

(KP) Full – fazer cópia

(KP) Lite – fazer cópia

Preço: grátis
Licença: open
Garantias: não oferecemos garantias
Suporte: somente através do Fórum de SEO.

 

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento