Link Building: como aumentar as chances de publicação de um press release

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Link Building: como aumentar as chances de publicação de um press releaseBacklinks em sites de jornais, revistas e outros veículos de comunicação são cobiçados pelo impacto no posicionamento em mecanismos de busca, atração de tráfego e repercussão em mídias sociais. Já falamos aqui no Blog da Conversion como Link Building e Assessoria de Imprensa são grandes aliados. Agora é o momento de aprofundar em um tópico que é central para este tipo de estratégia: como aumentar as chances de publicação de um press release com backlinks.

Reúno abaixo alguns ensinamentos aprendidos durante minha experiência com Assessoria de Imprensa Digital.

1.      Conte uma boa história

O primeiro passo para emplacar um release é ter um conteúdo interessante para atrair a atenção da imprensa. O erro mais comum é contarmos histórias que são importantes apenas para nós mesmos, ao invés de algo com relevância para uma audiência ampla. Temas para boas histórias são infinitos, mas consolidei na lista abaixo alguns que têm apelo universal e com conotação positiva e, portanto, servem como guia para brainstorm:

Brainstorm para identificar temas para bons releases

2.      Crie ganchos

Quanto mais perecível for o conteúdo do release, maior a chance de publicação. Parece paradoxal, mas se o jornalista entender que o conteúdo oferecido pode ser publicado daqui a 1 a 2 meses, estará sob o risco de ficar esquecido na pilha de “bons” releases. É importante que seu texto tenha ganchos, ou seja, alguma conexão com um assunto que esteja sendo amplamente debatido ou algum tipo de dado que seja inédito e que se não for publicado rapidamente, será feito por outro veículo ou perderá o sentido. Jornalistas adoram “furos”, isto é, querem ser os primeiros a trazer uma nova informação ao público.

Para entender quais são os assuntos do momento, leia jornais e blogs e assista TV. Consultar os trending topics do Twitter também ajuda. Para trazer ineditismo ao seu conteúdo, pergunte-se “que história pode ser contada com exclusividade pelo meu negócio?”

3.      Pense e repense num bom título

Um jornalista de um grande veículo recebe dezenas de sugestões de pauta por dia. A função do título é convencer o jornalista que seu release merece ser lido. O título tem que ser curto, instigante e resumir o texto que vem a seguir. Use uma palavra-chave relacionada ao assunto que você esteja tratando para começar o título. Se for Educação, use “Ensino”, “Universidade”, “Aluno”, por exemplo; se for Tecnologia, use “Aplicativo”, “Gadget”, “Plataforma, e assim por diante. Mostre logo de cara que o tópico de que você está tratando é relevante para seu interlocutor.

4.      Insira seu hyperlink

Inclua 2 a 4 hyperlinks por release. Um número maior pode ser mal visto e levar a desconsideração de todos. Alterne links em anchor texts e por extenso (no formato www.linkabc.com.br). Transforme seu link em parte integrante e indissociável do seu conteúdo ao fazer referência a conteúdos que complementam o texto, como por exemplo infográficos, tabelas ou imagens.

Lembre-se de pedir a inclusão do hyperlink em todas as interações com o jornalista. Se uma matéria for publicada sem o backlink, peça a inclusão a posteriori. Alguns veículos tem restrição editorial para a publicação de URLs, mas caso a omissão tenha sido por esquecimento, você ainda tem alguma chance de reverter o quadro.

5.      Relacionamento com a mídia deve ser constante e amplo

Os resultados de um press release não podem ser inteiramente medidos com apenas uma divulgação. A cada novo conteúdo distribuído, você estará construindo sua marca e presença junto à mídia. Tenha como referência uma cadência mínima de um release por mês ou a cada dois meses.

Para selecionar os veículos alvo, primeiramente identifique para quais editorias seu negócio tem vocação de gerar conteúdo. Editorias são os “núcleos por assunto” em que um veículo de comunicação é dividido, como Economia, Negócios, Saúde, Esportes, Tecnologia, Cultura, etc. (veja uma lista completa de editorias). Quantas mais editorias puder identificar, melhor – pois permitirá que sua empresa possa abordar uma gama ampliada de veículos. Segmente seu conteúdo para a editoria selecionada. Repita o processo alternando editorias.

Abaixo estão exemplos de como um mesmo negócio pode gerar conteúdo segmentado por editoria:

Editoria

Conclusão

A cada publicação, você terá colecionado um contato no meio jornalístico que reconhecerá a sua capacidade de geração de conteúdo relevante e que estará mais propenso a considerar novos releases de sua autoria. O melhor indicador de um relacionamento maduro com a imprensa é a sua inclusão em pautas propostas por terceiros e/ou seu reconhecimento como especialista para determinados assuntos. Tal estágio exige disciplina e tempo, mas uma vez alcançado será um trunfo difícil de ser copiado pela concorrência.

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