Link Farm – Black Hat SEO

Por ,
em

Link FarmVocê deve ter notado que o assunto dessa semana para nós aqui da Conversion é o Black Hat e a sua influência negativa no SEO. Ontem foi ao ar a 8ª aula do #OpenSEO que trata sobre o assunto, também postamos uma matéria muito interessante sobre uma técnica antiética de SEO chamada Doorway Pages.

O assunto de hoje é sobre algo que muitas pessoas já fizeram e nem sabem que é Black Hat, o Link Farming.

Link Farming na tradução livre para o português significa “Fazenda de links”. Então, como é possível de se imaginar, essa técnica consiste em criar sites, na verdade uma rede de sites, que vão trabalhar em uma troca direta de links com o objetivo de aumentar a relevância deles mesmos para os algoritmos do Google.

Estes sites não são desenvolvidos para criar uma boa interação com os internautas e visitantes. Eles existem exclusivamente para gerar um apontamento direto entre os outros sites da rede.

Esquema Link Farm

Por exemplo, existem os sites A, B, C e D.

O site A aponta para o B, C e D.

O site B aponta para o A, C e D.

O site C aponta para o A, B e D.

O site D aponta para o A, B e C.

 

 

As pessoas que fazem isso acreditam que vão aumentar a relevância do site para a internet, quando na verdade só mostra que o site é referenciado dentro de uma rede de sites, muitas vezes hospedado no mesmo servidor e que através do Whois identifica-se que pertencem ao mesmo proprietário. Todos esses dados o Google consegue identificar e registrar. É comum após atualizações como o Panda e o Penguin que as páginas de sites com Link Farm despenquem nos resultados do Google.

Felizmente, o Google não está medindo esforços para criar métodos de identificação ainda mais eficazes.  Segundo o buscador, todos os sites que utilizem métodos programados exclusivamente na tentativa de manipular seus algoritmos estão passivos de punição.

Trocar links é Black Hat?

Vale lembrar que a troca natural de links não é considerada como uma forma de Black Hat. Claro que para se manter nos padrões de credibilidade e qualidade do Google é preciso certa moderação com essa troca. A dica é sempre ter links para sites relevantes para os seus visitantes, porque o Google avalia a qualidade para os seus links e o comportamento dos usuários após clicar nos links.

Comprar links é antiético. É famoso o caso que aconteceu em maio de 2012 quando foi denunciada a empresa iAcquire por compra de links e quando as pessoas digitavam no Google pelo nome da empresa o site simplesmente não aparecia, porque o Google baniu temporariamente o site, agora quando você digita “iAcquire” volta a aparecer o site da empresa e em baixo posts comentando a compra de links.

Usar ou não Link Farming?

Com certeza absoluta a resposta para essa pergunta é não. Não vale a pena correr o risco de ter sua página punida (perder posições) ou até mesmo banida (desaparecer completamente) das páginas de resultado do Google por estar envolvida em esquema de link Farming. Essa técnica de baixo SEO não influência positivamente na relevância do seu site para os inteligentes algoritmos do buscador.

Um bom site é construído através de dedicação e muito esforço, além de todas as horas de trabalho e do estudo constante de formas éticas e eficazes de otimizações. Lembre-se que links são importantes, mas é preciso concentrar-se em ter links de sites relevantes e do mesmo campo semântico apontando para você ao invés de link farm e links de sites que não tem nenhuma relação com o seu campo semântico.

Isto é, prefira sites que possuam conteúdo diretamente ligado com o seu e que aprimorem ainda mais a experiência do visitante com sua página. Estes são os melhores e verdadeiros links que um site pode ter em toda a internet.

Você conhece algum caso de Link Farming? Tem alguma dúvida sobre esse assunto de Black Hat? Deixe seu comentário e para saber mais sobre esse assunto, assista a aula de  Black Hat vs. White Hat.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento