Links Patrocinados interferem na busca orgânica?

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Google AdWordsHey!

Hoje vamos responder a uma das perguntas mais frequentes de pessoas que iniciam o trabalho em Otimização de Sites: os links patrocinados interferem ou não no posicionamento de um site na busca orgânica?

Por um lado, não

Os links patrocinados não interferem diretamente no resultado de busca orgânica.

Os resultados de busca orgânica se dão através de um algoritmo que procura ser o mais criterioso possível e, por isso, tem filtros que visam a dificultar que sites lá apareçam, para que apenas os melhores sites apareçam nos resultados orgânicos. Isso o torna um buscador tão utilizado.

Aliás, o Google tem uma política muito rígida contra a compra e venda de links em estratégias de link building, pois ela torna o seu algoritmo menos eficaz, uma vez que os links têm um peso muito grande em resultados. Por isso, não seria a própria Google a atrapalhar seu próprio algoritmo, não é mesmo?!

Ainda não está convencido? Do ponto de vista financeiro, quantas não são as empresas que desenvolvem estratégias de Links Patrocinados (PPC) simplesmente por que não estão bem posicionadas na busca orgânica? Caso os links patrocinados interferissem nos seus resultados orgânicos (embora haja boas evidências de que ambos funcionem melhor juntos), o Google poderia amargar um forte prejuízo.

Sem contar que a reputação do Google viria por água abaixo caso alguém provasse essa “falha”.

Por outro, sim

Pasmem, caros leitores!

Os links patrocinados podem interferir no trabalho de SEO. Mas, como?

Os links patrocinados podem, sim, ajudar numa estratégia de SEO –  mas de maneira indireta. Diretamente, como vimos acima, não influencia. Ou seja, não é por que você faz links patrocinados que suas posições na busca orgânica subiriam.

Por outro lado, suas posições na busca orgânica podem ser melhores por 3 fatores, como:

1. Seu site receber mais links naturais.

2. Seu site ser mais procurado na busca orgânica.

3. Seu site ter uma menor taxa de rejeição.

Ou seja, ao fazer estratégias de links patrocinados pode ser que seu site receba links porque pessoas o encontraram nos links patrocinados. Por isso, uma boa estratégia de link bait pode sem dúvida estar ancorada em conseguir tráfego de PPC.

Outro caso bastante óbvio é sua marca ser ativada por causa de links patrocinados e, depois disso, pessoas procurarem por sua marca e a encontrar através de resultados orgânicos. Isso aumentaria a sua relevância.

O terceiro caso é mais polêmico e improvável, e eu não vi provas concretas embora não ache impossível. Caso o Google consiga relacionar o fato de que seu site é relevante para aquele termo buscado (pegando a palavra-chave de pesquisa) e, relacionando com dados do Google Analytics de uma excelente taxa de retenção daqueles usuários, poderia ser possível – indiretamente – o tráfego de PPC servir para boas estratégias de SEO.

Até o próximo post!

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