Mais de 50% das agências afirmam que o SEO e o marketing de conteúdo estão altamente interligados

Por ,
em

SEO e Marketing Conteúdo

O marketing de conteúdo tornou-se uma espécie de guarda-chuva, amplo e espaçoso, que abrange muitas outras áreas do marketing e está altamente interligado ao SEO, e, consequentemente, ao sucesso de um site. Essa foi a conclusão apresentada no estudo “State of Search Marketing Report”, feito pela empresa de consultoria em marketing Econsultancy no mês de novembro de 2013.

Segundo os dados coletados para o estudo, 45% das equipes de marketing das empresas e 51% das agências de marketing acreditam que existe uma imensa e importante integração entre SEO e o marketing de conteúdo.

Integração entre conteúdo e SEO cresce cada vez mais

O conteúdo da pesquisa revela também que cresce a integração de SEO com outros esforços, e 24% dos pesquisados utilizam a otimização integrada aos links patrocinados, 23% às mídias sociais, 16% ao mobile e 13% ao e-mail marketing. Também ficou constatado que um terço dos clientes de SEO dessas empresas fazem a integração com outros canais.

Em relação ao budget, as agências e equipes de marketing envolvidas na pesquisa indicaram que a propensão do valor reservado ao SEO ser compartilhado com o marketing de conteúdo é muito maior do que com os outros tipos de esforços. Porém, 55% dos pesquisados responderam que, geralmente, os budgets para marketing de conteúdo e SEO são tarabalhados separadamente.

Enquanto os orçamentos de e-mail marketing e SEO são considerados mais rígidos, 4 em cada 10 pesquisados afirmam que a flexibilidade para a alteração de budget é mais presente em links patrocinados, display digital e mídias sociais, baseando-se no ROI.

A pesquisa apresentou ainda uma considerável queda no uso do ROI como mensuração de resultados. Apenas 28% dos entrevistados afirmam que se sentem confiantes com a medição do índice. Isso se deve, basicamente, à evolução e às mudanças do mercado digital nos últimos anos.

Os dados foram coletados em mais de 400 empresas, agências e consultores, e 53% dos entrevistados são pessoas que gerenciam estratégias, budgets, e a direção de marketing. 73% da base pesquisada é dos Estados Unidos.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento